Live Evil
NEUROSIS - Carioca Club (SP)
Live Evil
GORGOROTH - Hangar 110 (SP)
Live Evil
HAMMERFALL – Fortaleza/CE
Live Evil
HAMMERFALL - Carioca Club (SP)
Live Evil
DARK DIMENSIONS FOLK FESTIVAL
Live Evil
DELAIN - Manifesto Bar (SP)
Live Evil
ZAKK SABBATH - Carioca Club (SP)
Live Evil
ZAKK SABBATH - Circo Voador (RJ)
Live Evil
SATYRICON - Fabrique (SP)
Live Evil
ACCEPT - Teatro Rival (RJ)
Próxima
Qual o seu álbum preferido do AC/DC?
High Voltage (Austrália)
T.N.T. (Austrália)
High Voltage (Internacional)
Dirty Deeds Done Dirt Cheap
Let There Be Rock
Powerage
Highway to Hell
Back in Black
For Those About to Rock We Salute You
Flick of the Switch
Fly on the Wall
Blow Up Your Video
The Razors Edge
Ballbreaker
Stiff Upper Lip
Black Ice
Rock or Bust
17 de Dezembro 2017
RSS

17/07/2017
08:56 NOTURNALL



NOTURNALL: PIONEIRISMO À SERVIÇO DA MÚSICA E DOS FÃS
 
Por Leandro Nogueira Coppi / Fotos: Leandro Almeida
 
Quando o Noturnall está em pauta, uma coisa é certa: há novidades pintando na área. Atualmente, a maior delas é o lançamento de “9”, terceiro álbum de inéditas do grupo paulistano. E para promovê-lo, Thiago Bianchi (vocal), Léo Mancini (guitarra), Fernando Quesada (baixo), Junior Carelli (teclado) e Aquiles Priester (bateria) prepararam algo especial para os fãs, que foi a “Semana Cultural de Lançamento”. Trata-se de uma ação de marketing, realizada entre 10 a 16 de julho, em que foram englobados palestras e vídeo-aulas (gratuitas e online), ‘lives’, sorteios, apresentação da capa e da arte gráfica do novo material para download, e lançamento da loja virtual da banda e de algumas composições do disco. Além disso, no dia 13, em meio às comemorações do Dia Mundial do Rock, o Noturnall, de maneira exclusiva, lançou uma campanha beneficente através do videoclipe de uma de suas novas músicas, “Heart As One”.


 
Já na manhã do dia 14, os cinco músicos receberam a imprensa no auditório do EM&T (Escola de Música e Tecnologia), para uma longa coletiva, onde foi falado sobre todas as boas novas do Noturnall. O início foi dado com a exibição do mencionado videoclipe, que, conforme foi explicado pela banda, enquanto o You Tube existir gerará fundos – de acordo com o número de visualizações – que serão revertidos, integralmente, ao GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer). Na sequência, falaram, com muita naturalidade e bom humor, sobre assuntos como o relacionamento muitas vezes difícil entre eles, o retorno de Mancini após um tempo afastado, a saúde de Bianchi e o período conturbado e preocupante em que o vocalista esteve internado devido á uma pancreatite por conta do consumo de álcool, e também sobre o conceito de “9”.


 
Mas o tópico principal nesta coletiva girou em torno de tudo o que envolve o lançamento de “9”. O disco está chegando ao mercado através de um formato interessante e exclusivo, que é o DLP - sigla para Digital Long Play -, ou seja, um pendrive de 8Gb, estilizado em forma de moeda romana, que pode ser utilizado como chaveiro ou como cordão de pescoço. O produto vem encartado em embalagem de vinil e inclui não apenas o novo álbum, como também pôster e todo o material anteriormente lançado pelo Noturnall: DVD, clipes, os dois álbuns – “Noturnall” (2014) e “Back to Fuck You Up” (2015) – e muito mais. Essa ideia pioneira do grupo resultou em um produto bastante prático e compacto, que pôde ser concretizado graças à parceria com a empresa Edifier, que cuidará também da produção de fones de ouvido personalizados com a marca Noturnall (confira os produtos na loja virtual: http://www.lojaedifier.com.br/noturnall-band.html). E em meio aos novos lançamentos, haverá também um videogame retrô e um aplicativo para streaming contendo todas as músicas do Noturnall.


 
Outro ponto importante que a banda fez questão de falar foi sobre a aproximação que tem tido com seus fãs. E para que o relacionamento entre ambas as partes seja ainda mais estreito, foi criado um grupo no Facebook em que tudo é debatido, perguntado e esclarecido com seus seguidores, que podem até sugerir à banda o que ela pode fazer para melhorar em seus produtos, ideias e ações. Inclusive, quem ingressou no grupo durante a “Semana Cultural de Lançamento” recebeu por e-mail link para download de “9”, podendo conferi-lo em primeira mão.
 
A aplicação desse ‘Inbound Marketing’ na música, o qual o produto é fornecido gratuitamente aos fãs, possibilitando-os a, possivelmente, espalhá-lo para outras pessoas que, consequentemente, poderão igualmente se interessar em adquirir o material físico, gerando retorno lucrativo ao artista, já havia sido praticado por Carelli e por Quesada no projeto A.N.I.E., quando do lançamento do álbum de estreia, “Acoustic Natural Intense Experience”. Assim sendo, os dois foram os que mais comentaram com propriedade a respeito. Ambos também apresentaram números, dados e estatísticas importantes e precisos acerca de como a música é consumida hoje em dia pelo público que utiliza das plataformas que conhecemos.

]
 
Priester, que já atuou em empresa como gestor de marketing e há muitos anos vem pondo em prática todo o seu conhecimento a favor de sua carreira como músico, que tem se expandido além do Brasil - ainda mais agora morando nos Estados Unidos -, ilustrou: “É assim que uma grande empresa trabalha: com conceito, entendendo o seu mercado, criando estratégias pra chegar até seu público e fidelizando-o”, afirmou. “É assim que a gente vê a música. É assim que imaginamos desde o início como a banda deveria se mostrar”, revelou. “O que estamos fazendo com o lançamento desse disco é algo que ficará na história do metal nacional pra sempre, pois nunca ninguém fez isso. É importante pro mercado, pra cena, para as novas bandas e principalmente pro que vai acontecer na mídia e na música no Brasil a partir deste lançamento”, carimbou.
 
Uma coisa é certa, em tempos em que a música virtual assumiu o topo da montanha na indústria fonográfica, com as plataformas digitais tomando o lugar das prensagens, e muitos artistas procurando formas de monetizar a sua música e tentando fazê-la chegar aos fãs da forma mais instigante possível, o Noturnall mostra seu empreendedorismo ao buscar soluções que andam lado a lado com os novos tempos, mas sem esquecer-se daqueles que ainda curtem ter algum tipo de material físico em sua coleção. Ponto para a banda e gol do Brasil!

Roadie Crew copyrights © 2011 - All Rights Reserved - Todos os Direitos Reservados - Melhor visualizado em 1024x768