fbpx
Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

ALCEST – São Paulo (SP)

Texto e fotos: Rafael Andrade

Em sua quarta passagem pelo país, os franceses do Alcest se apresentaram no Carioca Club no último dia 2 de abril (domingo) e, de acordo com os presentes, este foi o melhor de todos até o momento. O evento estava previsto para se iniciar às 19h, mas 10 minutos antes a introdução Miserere já pôde ser ouvida, o que garantiu a presença da banda no palco no horário marcado.

O Alcest é uma banda francesa formada em 2000 pelo multi-instrumentista Neige. Ao longo dos anos, a formação mudou, mas ele permaneceu como o membro principal e responsável pelo som único do grupo. A formação atual conta com Winterhalter na bateria, Zero no baixo e Indria na guitarra. Juntos, os membros do Alcest criam uma música que mistura elementos do black metal, shoegaze e post-rock, criando um som etéreo e atmosférico que cativa os fãs em todo o mundo. A primeira parte do set foi mais focada nas músicas de peso, onde as influências do black metal sobrepõem as demais, com Les Jardins de Minuit e Protection, ambas do mais recente álbum, Spiritual Instinct (2019).

Ao longo das músicas, é possível notar como as guitarras distorcidas e os vocais guturais do black metal são suavizados pela presença de texturas sonoras mais etéreas e pela melodia envolvente do shoegaze e do post-rock. O resultado é uma música complexa e emocional, que transmite um sentimento de melancolia e introspecção. Tal introspecção podia ser notada pelo silêncio do público durante a execução de cada uma das músicas. Não um silêncio ruim ou desanimador, muito pelo contrário, pois era possível perceber como os fãs se concentravam e ouviam com atenção cada nuance, muitos até de olhos fechados, deixando-se envolver pela atmosfera criada de Ecailles de Lune, pt 2, Sapphire e Percées de Lumière.

Com uma produção calculada nos mínimos detalhes, desde o som até o jogo de luz, que variava entre as músicas emanando as cores de cada álbum, o vocalista Neige mencionou que este era o último show da turnê latino-americana, e que este foi o melhor de todos.

O encore contou com faixas que já levam mais para o som atmosférico, deixando o peso do black metal em plano de fundo. Ao final do set, os membros da banda se despediam um a um, deixando Neige por último, em uma espécie de transe com os acordes finais de Délivrance. Por um tempo, parecia que ele não queria ir embora, e muito menos o púbico.

Setlist:

Miserere (Gregorio Allegri song) [INTRO]

  1. Les Jardins de Minuit
  2. Protection
  3. Écailles de lune – Part 2
  4. Sapphire
  5. Percées de Lumière
  6. Sur l’océan couleur de fer
  7. Souvenirs d’un autre monde
  8. Oiseaux de proie
  9. Autre Temps

Encore:

  1. Kodama
  2. Délivrance

A ROADIE CREW agora tem um canal no Telegram!

Participe para receber e debater as principais notícias do mundo do metal

https://t.me/roadiecrew 

Compartilhe:
Follow by Email
Facebook
Twitter
Youtube
Youtube
Instagram
Whatsapp
LinkedIn
Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS

EXCLUSIVAS

ROADIE CREW #279
Março/Abril

SIGA-NOS

45k

57k

17,3k

989

22,6k

Escute todos os PodCats no

PODCAST

ROADIE SHOP

SIGA-NOS

Cadastre-se em nossa NewsLetter

Receba nossas novidades e promoções no seu e-mail

Copyright 2024 © All rights Reserved. Design by Diego Lopes

plugins premium WordPress