O início dos anos 1990 é um período divisivo na história da música pesada. Bandas mais alternativas conquistaram espaço no mainstream, enquanto alguns segmentos do heavy metal perderam força. Havia um grande problema inerente à comunidade de música pesada, segundo ALEX SKOLNICK.
Em entrevista ao canal This Day in Metal (transcrição via Ultimate Guitar), o guitarrista do TESTAMENT criticou a mentalidade geral do metal na época. Segundo ele, não havia espaço para nada além do gênero na mente dos ouvintes.
Inicialmente, SKOLNICK declarou:
“A cena metaleira era bem insular. Não havia muitas referências fora de metal.”
Em sua visão, pessoas corriam o risco de serem “excomungadas” se demonstrassem interesse por sons diferentes. Isso pode até ajudar a explicar por que muitos grupos sofreram na época: não conseguiram se reinventar.
Ele afirma:
“Era bem estranho. Digo, havia um elemento de ‘coisa de jovem’ também. Mas as pessoas crescem além disso.”
Esse foi o caso do próprio SKOLNICK, que deixou o TESTAMENT nessa época – 1992, para ser exato. O guitarrista alegou que sua saída ocorreu por estar cansado de fazer thrash metal e desejar novos desafios em meio às tensões internas da banda.
O músico retornou ao grupo permanentemente em 2005, após ter tocado com o SAVATAGE, montado um projeto jazz e quase entrado para a banda de OZZY OSBOURNE. ALEX admite que o tempo separado fez bem a todos.
“Acho que eu teria saído de qualquer jeito, porque precisava de espaço para me desenvolver como músico. Acho que teria rolado menos confusão se a gente fosse mais funcional, mas as coisas não eram assim na época. Agora é bem diferente. A versão antiga do TESTAMENT é quase outra banda.”
ALEX SKOLNICK além do heavy metal
Um dos fatores para esse retorno de SKOLNICK ter funcionado é que os integrantes agora aceitam mais seu trabalho fora do metal. Para além do ALEX SKOLNICK TRIO, o músico chegou a estudar jazz em conservatório no fim dos anos 1990.
“Quando eu retornei, ficou bem claro que poderia fazer o TESTAMENT e manter meu lado instrumental. Deixei bem claro que continuaria a fazer outros projetos. Continuaria a fazer música instrumental. Queria continuar a melhorar, trabalhar com artistas completamente fora da cena metal. E funcionou. Acho que se tornou mais aceitável.”
Novo álbum do TESTAMENT
O TESTAMENT está no meio das gravações de seu novo álbum, o sucessor de Titans of Creation (2020), e CHUCK BILLY ofereceu uma ideia de como o trabalho vai soar. O vocalista deu uma entrevista durante a qual discutiu o processo da banda e o que diferencia esse disco do seu antecessor.
O cantor apareceu no canal de YouTube The Metal Voice (transcrição via BraveWords). Em meio ao bate-papo, contou que os trabalhos foram iniciados em novembro. Nem mesmo o intervalo para festas de fim de ano afetou o planejamento.
“Nós começamos em novembro. Estamos trabalhando desde novembro, passamos as festas trabalhando, CHRIS (DOVAS, baterista) vindo e trabalhando bastante com ERIC (PETERSON, guitarrista). No que o ano virou, ele veio várias vezes e isso motivou ERIC a escrever umas coisas bem agressivas, bem desafiadoras pro padrão dele. CHRIS é um cara jovem, 25 anos, um baterista muito bom, bem rápido. Então está injetando vida nova na banda e nas composições, o que é muito empolgante. Sempre escrevemos coisas diferentes para cada lançamento, e esse é mais um álbum do TESTAMENT com algumas coisas novas que exploramos.”
Quando perguntado pelo entrevistador se considerava o novo álbum uma progressão do anterior, BILLY disse que sim. O cantor explicou suas razões para pensar dessa maneira, sob o ponto de vista da voz:
“Acho que no álbum anterior eu me mantive num timbre e alcance específicos, enquanto nesse estou fazendo um pouco de tudo – vocais de death metal e estilo clássico do TESTAMENT. E a gente até tem – não quero chamar de balada, mas temos uma canção mais lenta e emocionante. Então tem um pouco de tudo, sem abrir mão do que faz a banda ser especial.”
Quanto às letras, o cantor falou sobre sua parceria com DEL JAMES, que dura há mais de 20 anos. Sobre o compositor, BILLY não poupou elogios:
“Sempre trabalho com ele porque tenho ideias e elaboro conceitos, mas ele sabe interpretá-los e encontra as palavras certas para dizer o que estou pensando. E trabalhamos rápido. Quando nos juntamos, finalizamos quase duas canções por dia. A gente não brinca em serviço. Chegamos, nos cumprimentamos, sentamos juntos e começamos a trabalhar. Esse é o foco.”
Na estrada com o KREATOR
O TESTAMENT participará de uma nova série de shows do Klash of the Titans, na qual serão headliners junto com o KREATOR. Ao todo serão 33 datas pela América do Norte, que começam em 12 de setembro em Reno e terminam dia 27 de outubro em San Francisco.
Datas Klash of the Titans:
Setembro
12 – Reno, NV – Grand Sierra Resort
13 – Las Vegas, NV – House of Blues
14 – Salt Lake City, UT – The Union Event Centre
16 – Seattle, WA – Showbox SoDo
17 – Portland, OR – Roseland Theatre
18 – Vancouver, BC Canada – Vogue
20 – Calgary, AB Canada – MacEwan Hall
21 – Enoch, AB Canada – River Cree Casino
22 – Saskatoon, SK Canada – Coors Event Centre
24 – Winnipeg, MB Canada – Burton Cummings Theatre
26 – Maplewood, MN – Myth Live
27 – Chicago, IL – Radius
28 – Huber Heights, OH – Rose Music Center
29 – Detroit, MI – Royal Oak Music Theatre
Outubro
1 – Cleveland, OH – The Agora
3 – Toronto, ON Canada – History
4 – Montreal, QC Canada – MTelus
5 – New Haven, CT – College Street
6 – Boston, MA – House of Blues
8 – Silver Spring, MD – The Fillmore
10 – Montclair, NJ – The Wellmont Theatre
11 – Bethlehem, PA – Wind Creek Casino
12 – Raleigh, NC – The Ritz
13 – Atlanta, GA – Tabernacle
15 – Orlando, FL – Hard Rock Live
16 – St. Petersburg, FL – Jannus Live
18 – Houston, TX – White Oak Music Hall (Lawn)
19 – San Antonio, TX – The Aztec
20 – Dallas, TX – The Factory
22 – Denver, CO – Fillmore Auditorium
23 – Albuquerque, NM – Albuquerque Convention Center
24 – Phoenix, AZ – The Van Buren
26 – Los Angeles, CA – Palladium
27 – San Francisco, CA – The Warfield
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