Há pessoas que parecem já nascer sob uma multiface de talentos. Alírio Netto, conhecido por seu excelente trabalho como vocalista do Age of Artemis, Khallice e HeavyPop, também é um prolífico ator, tendo participado de diversas peças e musicais importantes, como “Jesus Christ Superstar”. Agora, ele é o protagonista do musical “We Will Rock You”, idealizado pelo comediante inglês Ben Elton em parceria com Brian May e Roger Taylor, do Queen. Alírio Netto, que interpreta Galileo, personagem inspirado na música “Bohemian Rhapsody” e tema central do musical, falou com a ROADIE CREW sobre esse importante momento de sua carreira.
Primeiramente, de onde surgiu o convite para participar do musical “We Will Rock You”, que estreou em 2002 em Londres e já foi visto por mais de três milhões de pessoas?
Alírio Netto: Ano passado, um pouco antes do show do Queen, a produtora do musical entrou em contato, perguntando se tinha interesse em participar e aí eu participei do processo de seleção como todos os outros.
Você saberia nos dizer como se deu o processo de liberação do musical para ser exibido no Brasil?
Alírio: Esse tipo de musical que vêm de fora é como franquia e aí o produtor brasileiro compra o direito de executá-lo aqui. Para isso, ele tem um tempo hábil para colocar tudo em prática. Além disso, há toda uma estrutura que vem junto, fazendo com que a apresentação dele seja aqui, Londres ou Estados Unidos seja bem parecida.
O Queen foi de grande importância para você entrar no ramo musical, visto que se tornou cantor por causa da sua admiração que tenho por Freddie Mercury, certo?
Alírio: É verdade, pois o primeiro disco que tive foi o ‘A Night at the Opera’, que foi minha mãe que me deu. Eu tinha cerca de 8 anos de idade, e vi a apresentação do Queen no primeiro ‘Rock in Rio’ e eu entrei no mundo do Rock por conta desse show, pois me apaixonei pelo Queen. Com 15 anos, comecei a cantar por causa do Freddie, pois queria fazer o que ele fazia.
Os integrantes da banda que acompanha as apresentações foram escolhidos por Brian May e Roger Taylor. Como foi feita essa seleção? Quais foram os critérios dos líderes do Queen para tal?
Alírio: Não sei exatamente os critérios, mas imagina você receber um carimbo de aceitação do cara que compôs a música. Acho que não existe honra maior.
Qual a importância para você de encenar o papel do personagem principal da peça, Galileo, que faz referência à música ‘Bohemian Rhapsody’?
Alírio: É uma honra, um sonho. Imagina, você está fazendo o protagonista que os caras escolheram no musical Queen, referente a mais conhecida música da banda. Toda vez que vou para o teatro e coloco o figurino e começamos a fazer os ensaios, a sensação que tenho é que ganhei na loteria e zerei a vida.
Como é estar encabeçado no dia a dia de um musical com passagens tão emocionantes como no ritmo forte de ‘Under Pressure’ e na belíssima ‘Love of my Life’? Imagino que seja algo que o envolva inteiramente no papel.
Alírio: O bacana de você está fazendo algo desse nível é que você tem a oportunidade de apresentar essas músicas de uma forma diferente. Então, mesmo que você tenha escutado-as milhões de vezes, vale a pena você ir ao show e ver como elas dão suporte a vários personagens e uma história. Há também algumas coisas específicas do Brasil para o show que valem a pena ir conferir.
O musical está sendo apresentado no Brasil pela primeira vez no novíssimo no Teatro Santander, em São Paulo. Quais são as expectativas de público e do espetáculo em si?
Alírio: É incrível, pois é um musical novo e um elenco novo num teatro novo. Mas, o que eu acho bacana é que isso pode aproximar o público brasileiro de grandes espetáculos, que até pouco atrás não era acessível.
Qual o paralelo você consegue traçar com o enredo do musical, calcado num futuro onde a globalização é suprema e individualismo é um tabu, com o mundo atual?
Alírio: Cara, chega a ser engraçado, pois realmente parece ser aquilo que nós estamos vivendo: uma ditadura musical, pois houve-se muito aquilo que só toca na TV ou rádio, e isso para nós que somos do Rock é pior ainda, pois ajuda a gerar um pré-conceito e aquela ideia de que o Rock está morto, como também pré-conceitos nossos com relação a outros estilos. Contudo, eu acho que nós estamos caminhando para um equilíbrio e espero que isso não demore a acontecer, pois eu também sou público e gosto de ter várias opções disponíveis.
Como grande fã do Queen o que você acha dessa continuação e grandes recentes turnês da banda com o jovem vocalista Adam Lambert?
Alírio: Esse é cara é um gênio. Eu respeito muito Paul Rodgers, mas Adam imprimiu muito a sua digital na banda, respeitando as músicas como elas são. Eu vi o show do Queen com ele aqui e dá para ver o que cara está grato e emocionado de estar ali. Afinal, quem não iria querer estar de estar em tal posição?
* “We Will Rock You” estreou na última quinta-feira (24/3)
Serviço:
Sessões: Quintas e Sextas, às 21h, Sábados, às 17h e 21h, e Domingos, às 16h e 20h
Onde: Teatro Santander Complexo JK. Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041, Itaim Bibi – São Paulo/SP
Quanto:
QUINTAS E DOMINGOS À NOITE
Plateia Vip Central: R$ 130 (meia) e 260 (inteira)
Plateia Central: R$ 115 (meia) e R$ 230 (inteira)
Plateia Lateral: R$ 90 (meia) e R$ 180 (inteira)
Plateia Superior: R$ 75 (meia) e R$ 150 (inteira)
Balcão: R$60 (meia) e R$ 120 (inteira)
Frisa: R$ 40 (meia) e R$ 80 (inteira)
SEXTAS, SÁBADOS E DOMINGO À TARDE
Plateia Vip Central: R$ 150 (meia) e 300 (inteira)
Plateia Central: R$ 135 (meia) e R$ 270 (inteira)
Plateia Lateral: R$ 125 (meia) e R$ 250 (inteira)
Plateia Superior: R$ 100 (meia) e R$ 200 (inteira)
Balcão: R$ 80 (meia) e R$ 160 (inteira)
Frisa: R$ 50 (meia) e R$ 100 (inteira)
– Internet: www.ingressorapido.com.br ou www.entretix.com.br
– Telefone: 4003 1022
– Bilheteria Teatro Santander Complexo JK – Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041. Funcionamento: Domingo a Quinta: 12h às 20h ou até inicio do espetáculo. Sexta e Sábado: 12h às 22h
Formas de Pagamento: Amex, Aura, Diners, Dinheiro, Hipercard, Mastercard, Redeshop, Visa e Visa Electron
Capacidade: 1100 lugares
Assentos: O teatro conta com 16 assentos para deficientes físicos e 10 para pessoas obesas.
Classificação: livre
Duração do musical: 2h15