Nesta última quarta-feira (18), o lendário guitarrista Bob “Slim” Dunlap, conhecido por sua atuação na banda americana The Replacements, faleceu aos 73 anos. A notícia foi compartilhada na página oficial do músico no Facebook, gerida por sua esposa.
“Nosso querido Slimbob faleceu hoje, cercado por sua família,” dizia a publicação. “Amado por todos. Ele viverá em todas as nossas memórias. Haverá mais palavras, mas não as tenho agora, além de obrigado, Bob! Te amo, sempre.”
Nascido em Plainview, Minnesota, Dunlap começou a tocar guitarra ainda na infância. Nos anos 1970, integrou diversas bandas, incluindo projetos ao lado do músico e artista visual Curtiss Almsted. Foi em 1987, enquanto trabalhava com Almsted na banda Spooks, que chamou a atenção de Paul Westerberg, vocalista do The Replacements, que buscava um novo guitarrista após a saída de Bob Stinson. Apesar de inicialmente recusar o convite, Dunlap acabou se juntando à banda.
Naquele momento, o The Replacements já havia lançado cinco álbuns de estúdio e conquistado espaço como uma banda cult do underground, além de ter assinado com a gravadora Sire, subsidiária da Warner Bros., em 1985. Dunlap participou dos álbuns Don’t Tell a Soul (1989) e All Shook Down (1990), incluindo o maior hit comercial da banda, I’ll Be You, que alcançou a 51ª posição na Billboard Hot 100 em maio de 1989.
Após o fim do The Replacements, em 1991, Dunlap trabalhou com o ex-vocalista do Georgia Satellites, Dan Baird, e lançou material solo, permanecendo ativo na cena musical de Minneapolis. Em 2012, ele sofreu um grave derrame que o deixou severamente debilitado. Em apoio, os membros remanescentes do The Replacements gravaram o EP Songs for Slim, com o objetivo de arrecadar fundos para o músico.
Apesar de nunca terem alcançado grande sucesso comercial, o The Replacements é considerado um dos pioneiros do rock alternativo. A banda foi indicada ao Rock & Roll Hall of Fame em 2014, mas não chegou a ser aceita.
- Clique aqui para receber notícias da ROADIE CREW no WhatsApp.