fbpx
Roadie News
Tendência

Aos 87 anos, morre o inigualável JERRY LEE LEWIS

De acordo com um anúncio feito na manhã desta sexta-feira (28) por seu representante, faleceu, aos 87 anos, o inovador cantor, compositor e pianista do rock and roll, Jerry Lee LewisLewis se tornou uma lenda do rock a partir de hits imortais como Great Balls of Fire Whole Lot of Shakin’ Going On. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Considerado não só uma lenda, como um bad boy do rock and roll, Lewis chocou a sociedade inúmeras vezes com atitudes tempestivas. Nascido em uma comunidade cristã, em Ferriday, Lousiana, Lewis considerou a hipótese de se tornar um pregador, inclusive quando já era um profissional da música. Fato é que no meio da sessão de gravação de Great Balls of Fire ele decidiu que a canção era “obra do diabo”. Sam Phillips, o produtor, precisou de muita lábia para contornar a situação e fazê-lo seguir em frente com a gravação. “O conflito detro de Jerry Lee não era uma coisa de livros e roteiros de filmes, mas um lance real de ferida”, revelou seu biógrafo Rick Bragg.

Entre suas polêmicas, talvez a maior delas tenha sido a descoberta da imprensa britânica sobre seu casamento com sua prima Myra Gail, de apenas 13 anos de idade. Foi um verdadeiro escândalo, que na época ofuscou o brilho do sucesso alcançado com Whole Lot of Shakin’ Goin’ On, que havia alcançado a terceira posição na Billboard, e com Great Balls of Fire, que liderou as paradas britânicas. Com Elvis Presley prestes a entrar para o exército, o trono de Rei do Rock estava acenando para Lewis, porém, conforme recordou Sam Phillips sobre o escândalo, “eles o escalpelaram”. “De fato, quando Buddy HollyRichie Valens e tal foram mortos no ano seguinte – também conhecido como “o dia em que a música morreu” -, parecia que o ‘establishment’ do entretenimento e as forças do conservadorismo podiam ter vencido, que o rock and roll em si podia ter acabado”.

Porém Lee se reergueu na carreira. Se enveredou por outras fórmulas a até trocou o piano para um cravo em seu álbum de 1965, Rockin’ Pneumonia and the Boogie Woogie Flu. Já nos anos 70, no entanto, sua conexão com as drogas, sendo um viciado em anfetaminas desde o final da década de 50 e o comportamento destemperado progrediu. Em 1977, por exemplo, atirou acidentalmente em seu baixista. A partir dali, suas finanças despencaram e a Receita Federal apreendeu a maioria de suas propriedades e bens em 1979. Porém, com sua típica arrogância, tirou onda da situação: “Eu não acho que eles nunca trarão minhas coisas de volta. E não me importo se não trouxerem”, disse a um repórter da United Press International.

No fim das contas, ele conseguiu resolver essas questões graças ao lançamento em 1989 da cinebiografia Great Balls of Fire, para a qual gravou a trilha sonora.

A ROADIE CREW agora tem um canal no Telegram!

Participe para receber e debater as principais notícias do mundo do metal

https://t.me/roadiecrew 

Fechar
Fechar