O que a princípio não passava de rumores, agora foi oficializado: o Rolling Stones irá lançar, via Universal Music Group, um novo álbum de estúdio. Intitulado Hackney Diamonds, o novo trabalho do grupo britânico põe fim a um hiato de longos 18 anos desde A Bigger Bang, que havia sido o último álbum de inéditas – em 2016, o grupo lançou o álbum de covers Blue & Lonesome.
O novo álbum dos Rolling Stones será o primeiro desde a morte do baterista Charlie Watts, que fez sua passagem no dia 24 de agosto de 2021, aos 80 anos, após perder a luta para o câncer. Hackney Diamonds foi produzido por Don Was e Andrew Watt e gravado em três estúdios: Electric Lady Studios e Henson Recording Studios, ambos em Los Angeles, e Sanctuary Studios, localizado em Nasaau, Bahamas.
Mais detalhes do disco serão revelados nesta quarta-feira (06) no site oficial da banda, que no momento encontra-se em contagem regressiva. Na mesma data, os Stones concederão entrevista no talk show do apresentador e comediante americano Jimmy Fallon.
Confira o suposto tracklist do disco, baseado em novas canções registradas na American Society of Composers, Authors and Publishers, sob os nomes de Jagger/Richards, porém com algumas faixas coescritas por Andrew Watt:
- “Angry”
- “Bite My Head Off”
- “Depending On You”
- “Dreamy Skies”
- “Driving Me Too Hard”
- “Get Close”
- “Live by the Sword”
- “Mess It Up”
- “Morning Joe Cues”
- “Sweet Sounds of Heaven”
- “Tell Me Straight”
- “Whole Wide World”
Em meados de agosto passado, o jornal britânico Hackney Gazette e o Islington Gazette publicaram um artigo mostrando o suspense dos Stones que publicaram um anúncio de jornal de uma loja fictícia de conserto de vidro. O mencionado anúncio oferecia os serviços da tal “Hackney Diamonds”, incluía referências às músicas dos Stones e além de tudo o nome da empresa vinha escrito com a mesma fonte do título do álbum Some Girls, de 1978. Isso foi o suficiente para muita gente suspeitar de que, na verdade, Hackney Diamonds era o título do então possível novo disco da veterana banda de rock and roll.
Alguns ‘easter eggs’ no referido anúncio são bem claros para os fãs da banda:
A letra ‘i’ em ‘Diamonds’ é acentuada com o famoso logotipo da boca/língua dos Rolling Stones; na parte inferior do anúncio, o serviço de reparo de vidro destaca ter sido criado em 1962, ano em que a banda nasceu; o texto principal do aviso diz: “Nossa amigável equipe promete satisfação” – clara referência à música (I Can’t Get No) Satisfaction; e ainda, “Quando você disser gimme shelter (N.R.: Gimme Shelter, outro clássico dos Stones), nós consertaremos suas janelas quebradas”.
No edital, a Hackney Diamonds afirma abrir uma nova loja na Mare Street em setembro.
Ao ligar para o número de telefone incluído, ouve-se a seguinte mensagem: “Bem-vindo à Hackney Diamonds, especialistas em reparo de vidro: não fique com raiva, conserte. Abertura no início de setembro, Rua Mare, E8. Inscreva-se para uma chamada em hackneydiamonds.com. Vamos lá!”.
Em 2022, Keith Richards revelou que a banda estava trabalhando em novas músicas. “Será interessante descobrir a dinâmica agora que o (baterista) Steve (Jordan) está na banda”, disse o guitarrista na ocasião. “É uma espécie de metamorfose em outra coisa. Eu estava trabalhando com Mick (Jagger) na semana passada, e Steve, e chegamos a oito ou nove novos pedaços de material – o que é avassalador para os nossos padrões”, admitiu.
Já no início de 2023, foi confirmado que Paul McCartney tocou baixo em uma das músicas do disco.