No último sábado, 30, aconteceu um evento histórico na base do Cabo Canaveral, do Centro Espacial Kennedy da NASA na Flórida: o primeiro lançamento tripulado dos Estados Unidos em nove anos, e também o primeiro de uma empresa privada do país. Inicialmente previsto para acontecer na última quarta-feira, a viagem foi adiada devido ao mau tempo. E as condições meteorológicas poderiam novamente ter atrapalhado a missão, em sua segunda tentativa, porém, momentos antes da partida, o lançamento foi confirmado, segundo informou o dono da SpaceX, Elon Musk. O foguete da SpaceX partiu com dois astronautas da Nasa a bordo, os veteranos Doug Hurley, 53, e Bob Behnken, 49. Às 16h35 (horário de Brasília), a espaçonave Dragon Crew se desacoplou do foguete para seguir viagem com os tripulantes da Nasa rumo a Estação Espacial Internacional (ISS). Veja o vídeo abaixo.
Um fato curioso, é que Hurley e Behnken teriam escutado o hino Back in Black do AC/DC antes de embarcarem em missão. “Disseram-nos que os astronautas ouviam Back in Black do AC/DC a caminho do foguete”, relatou John Berman, da rede de notícias CNN. “Nesse sentido, digamos, para aqueles que estão prestes a serem lançados, nós os saudamos”, brincou Berman, fazendo trocadinho com outro álbum histórico do AC/DC, For Those About to Rock (We Salute You).
No domingo pela manhã, 15 minutos antes do previsto, a cápsula com os dois astronautas atracou e eles entraram na Estação Espacial Internacional. Após uma espera por verificações de vazamento, pressão e temperatura, ambos desembarcaram para se juntarem à tripulação russa e americana já na ISS.
Ainda na manhã do último domingo, Behnken e Hurley disseram em uma transmissão ao vivo que a viagem foi tranquila e que eles dormiram boas horas de sono. E como se não bastasse os dois ouvirem AC/DC instantes antes de decolarem, a dupla acordou no domingo ao som da lisérgica Planet Caravan do Black Sabbath, que tem letra com trecho que diz: “Navegamos por céus sem fim, estrelas brilham como olhos”. A propósito, é costume da NASA acordar seus astronautas com música. E de bom gosto!
Doug Hurley e Bob Behnken, são astronautas da NASA desde 2000 e casados com mulheres que também seguem essa mesma profissão Ambos já haviam ido ao espaço duas vezes em ônibus espaciais. Hurley já havia passado 28 dias e 11 horas no espaço, enquanto Behnken, acumulava 29 dias e 12 horas, incluindo 37 horas de caminhada espacial (fora do veículo ou da estação). Os dois astronautas estão entre os membros mais experientes da equipe da agência, segundo a BBC, e foram treinados como pilotos de testes.
Se tudo correr bem com o voo de teste tripulado, chamado Demo-2, a SpaceX começará em breve a lançar astronautas na Estação Espacial Internacional da NASA, bem como em outras agências espaciais e empresas privadas.