Lendas cult do heavy metal, o Cirith Ungol anunciou sua aposentadoria das apresentações ao vivo a partir do final de 2024.
Em um comunicado coletivo, a banda anunciou:
“Após uma cuidadosa deliberação, decidimos que 2024 será o último ano em que o Cirith Ungol se apresentará ao vivo. Tendo cumprido um hiato de vinte e cinco anos, nunca poderíamos imaginar a onda de amor e apoio que viria de todos vocês em nosso retorno. Do fundo de nossa alma, gostaríamos de agradecer a cada um de vocês por assistir aos nossos shows e apoiar a nossa música. Estamos imensamente orgulhosos do trabalho que criamos nos últimos anos, e estamos muito animados com nosso último álbum épico, Dark Parade.
Legiões, este é a sua convocação. Se você nunca teve a oportunidade de ver a banda ao vivo, ou se você quer nos ver se apresentar mais uma vez, 2024 será a sua última chance. Anunciaremos shows em todo o mundo nas próximas semanas, então fique atento às novidades. Se você é um promotor interessado em reservar a banda, entre em contato diretamente com nossos agentes de reservas:
Estados Unidos – nanotear@gmail.com
Europa – schroerg@dragon-productions.com
América do Sul/América Latina – edu.lane13@gmail.com
O fim se aproxima, mas ainda não chegamos lá. Estamos ansiosos para vê-los todos na estrada, uma última vez. Com nosso amor e gratidão eternos.
You never lost hope, you never have strayed,
Arise now my children, arise from the grave,
We lead not the weak, they won’t answer the call,
As chaos descends, false metal will fall…– Legions Arise”
Além da notícia de sua aposentadoria dos palcos, o Cirith Ungol lançou um novo lyric video, para a música Looking Glass. Poucas bandas na história do heavy metal underground têm uma história tão notável, improvável ou edificante como a do Cirith Ungol. Formado em Ventura, Califórnia, no início da década de 1970, o Cirith Ungol criou um som que o mundo nunca havia experimentado antes. Em vez de canalizar passivamente suas influências, a banda foi levada a forjar um som mais pesado, sombrio e apocalíptico. Era obscuro e arcano, misterioso e excêntrico, épico e expansivo, mas acima de tudo, infalivelmente, esmagadoramente pesado, sombrio e cheio de desgraças. Up-tempo, mas ainda mal-humorado, o mais recente single Looking Glass começa com um espelho estilhaçado e ganha força com riffs incisivos que deslizam entre uma infinidade de ‘chugs’ silenciosos. Durante a discreta seção intermediária, o tom fica escuro à medida em que a melodia atinge seu ápice, com longas pistas baseadas em blues. A bateria de Rob Garven combina com a mudança de ritmo. “Tem a seção intermediária por excelência, como Join the Legion [de Paradise Lost, de 1991] e War Eternal [de One Foot in Hell, de 1986]”, diz Garven. “Passei muito até deixar o ‘fill’ da bateria no início simplesmente perfeito.”
Assista o lyric video de Looking Glass:
O Cirith Ungol lançará seu sexto álbum, Dark Parade, no dia 20 de outubro pela Metal Blade Records. Sem perder tempo para pegar a onda que eles começaram com seu álbum de retorno de estúdio lançado em 2020, Forever Black, o Cirith Ungol começou a compor músicas para Dark Parade assim que seu antecessor foi lançado. Depois, como todas as outras bandas, ficou paralisado pela pandemia global, lutando contra doenças, reclusão, tristeza e depressão na busca para criar uma arte sombria e vibrante. Mas como os maiores guerreiros, eles perseveraram. Com todas as oito demos concluídas – que estão incluídas na edição expandida do álbum – o Cirith Ungol começou a gravar Dark Parade em outubro de 2022. O resultado final é um triunfo implacável de pessimismo e dor; uma queda ‘Lovecraftiana’ de ponta-cabeça em um abismo de horror e desespero e, sem dúvida, a expedição mais mordaz que o Cirith Ungol empreendeu até hoje. Apesar da arte inspirada na fantasia nos últins da banda do nome derivado de Tolkien, a banda parou de explorar temas relacionados a espadas e feitiçaria em meados dos anos 80. A maioria dos assuntos que abordaram desde então têm sido muito mais reais e assustadores do que qualquer criatura faminta de faz-de-conta lutando contra guerreiros empunhando espadas.
Anteriormente, o Cirith Ungol havia lançado um vídeo visualizer para o single Velocity (S.E.P.). Confira:
Dark Parade track listing:
01. Velocity (S.E.P.)
02. Relentless
03. Sailor on the Seas of Fate
04. Sacrifice
05. Looking Glass
06. Dark Parade
07. Distant Shadows
08. Down Below
Dark Parade estará disponível em CD digipak, digital e LP nas seguintes variantes de cores:
- LP de edição especial (case com gravação em hot-foil, LP duplo incluindo demos de álbum inteiro, encarte de 12 páginas, 2 pôsteres, impressão de art, sacola) – limitado em 1000 cópias;
- Vinil preto de 180g (exclusivo para União Europeia);
- Vinil marmorizado verde oliva (exclusivo para União Europeia – limitado em 500 cópias);
- Vinil marmorizado a carvão (exclusivo para União Europeia – limitado em 500 cópias);
- Vinil cinza claro esfumaçado em preto (exclusivo para União Europeia – limitado em 500 cópias);
- Vinil dourado “Black Dust” (Metal Blade Store – exclusivo para União Europeia – limitado em 300 cópias);
- Vinil nevoeiro marmorizado (exclusivo para os Estados Unidos);
- Vinil marmorizado cinza/preto (exclusivo para os Estados Unidos).
Pré-encomenda aqui.
O Cirith Ungol fará um show especial de lançamento do disco no dia 20 de outubro no The Roxy em West Hollywood, marcando a primeira aparição ao vivo da banda em Los Angeles em 35 anos. A apresentação comemorará o 50° aniversário do The Roxy e a banda tocará Dark Parade na íntegra, seguida por um set completo de material clássico. Além disso, o set será filmado e gravado para um futuro lançamento ao vivo.
CIRITH UNGOL:
Tim Baker – vocal
Jimmy Barraza – guitarra
Greg Lindstrom – guitarra
Rob Garven – bateria
Jarvis Leatherby – baixo
https://www.facebook.com/cirithungolofficial
https://www.instagram.com/cirithungolband
Foto: Peter Beste