O Black Sabbath é uma pedra fundamental no desenvolvimento do hard rock e estabelecimento do heavy metal. A obra da banda passou por uma evolução ao longo de seu auge, a ponto de várias pessoas terem um álbum preferido diferente deles. E não é de se surpreender que Al Jourgensen aprecie o período mais chapado.
Em entrevista à Metal Hammer para um especial que celebra a entrada de Ozzy Osbourne no Rock and Roll Hall of Fame, o líder do Ministry elegeu “Supernaut” como sua música preferida do cantor. O artista foi além e declarou o álbum do qual ela saiu, Vol. 4 (1972) como seu preferido.
Ele disse:
“Pra mim, Vol. 4 é até hoje o melhor álbum do Black Sabbath.”
A escolha do pioneiro do metal industrial é apropriada. O Ministry sempre foi chegado em excessos químicos e Vol. 4 capturou o Black Sabbath no auge de seu consumo de cocaína. Originalmente, o álbum seria chamado Snowblind, como a canção que faz parte da tracklist, mas a gravadora se recusou por ser uma apologia aberta a drogas.
Curiosamente, o disco também contém a primeira balada gravada pelo grupo, “Changes”. A faixa se tornou uma das mais populares da carreira de Ozzy e foi até gravada por artistas de outros gêneros, como o cantor soul Charles Bradley em 2013.
A admiração de Jourgensen por “Supernaut” é tamanha a ponto de ele ter feito um cover em 1990, com um projeto paralelo do Ministry chamado 1000 Homo DJs. A única mudança foi tornar a canção ainda mais pesada.
Ele contou:
“Decidimos fazer uma cover de ‘Supernaut’ há uns anos. Acho que fizemos mais pesada, porque era pesada pra começo de conversa, mas era um peso mais hipnótico. A gente meio que empurrou na cara do ouvinte mais um pouco.”
Ozzy Osbourne aprova
A abordagem, pelo visto, teve a aprovação do Príncipe das Trevas. De acordo com Jourgensen, Billy Morrison – guitarrista da banda de Billy Idol e um dos melhores amigos de Ozzy – lhe contou que o cantor adorou a versão, para a felicidade do frontman do Ministry.
“Billy Morrison, com quem trabalhamos no Hopeiumforthemass e no Moral Hygiene, é como o melhor amigo do Ozzy. Ele almoça com ele uma vez por semana. Ele nos disse que Ozzy ficou nas nuvens com isso — o que é incrível! Ele é um gênio do car#lho, assim como o Lemmy, sabe. Eles eram verdadeiros.”
- Clique aqui para receber notícias da ROADIE CREW no WhatsApp.