fbpx
Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

‘BOA VIZINHANÇA’: documentário revive o rock da cidade de Botucatu

Dirigido por Daniel Kojak, filme foca no punk, hardcore e metal, com mais de 45 depoimentos de músicos e figuras-chave do cenário de Botucatu

A cidade de Botucatu, assim como muitas outras pelo interior de São Paulo e no Brasil inteiro, viu surgir o movimento punk rock, além de abrigar uma cena diversificada de heavy metal e outras vertentes do rock. O documentário “Boa Vizinhança“, dirigido por Daniel Kojak, visa não apenas reviver as glórias do passado, mas também destacar a importância do movimento punk na formação pessoal e cultural de Botucatu. O Festival da Boa Vizinhança, que se tornou o epicentro do movimento punk rock local, serviu de inspiração para o documentário, que traz mais de 45 depoimentos de músicos e figuras-chave que moldaram o cenário da cidade nos anos 90 e 2000.

“Naquela época, a cada duas ou quatro semanas, sabíamos que haveria um novo festival. Era um ponto de encontro onde encontrávamos amigos e nos conectávamos através da música. O Festival da Boa Vizinhança foi o ápice desse espírito comunitário”, relembra Daniel Kojak, que vivenciou de perto essa efervescência cultural de Botucatu e produziu o documentário com Douglas Iglesias e Pedro Barroca.

Botucatu foi berço da primeira banda de grindcore feminina da América Latina, Purulence. O documentário ainda apresenta uma ampla gama de bandas da cidade, desde os estabelecidos nos anos 80, como Podridão, até os mais recentes, como D.I.E. e Sem Ofensas. Bandas como Carbono Road, Purulence, Agon e Death Faces dos anos 90, e Clawn, Hand Gun/Inferius e Poluição Sonora dos anos 2000, também são destacadas.

Além de preservar a história, “Boa Vizinhança” pretende servir como um testemunho vivo da riqueza cultural de Botucatu. “Para aqueles que viveram aquela época, esse movimento foi mais do que apenas uma cena musical. Foi uma parte essencial de nossas vidas, moldando quem éramos e quem nos tornamos”, revela Daniel, que viabilizou a produção através de uma campanha de financiamento coletivo no site Benfeitoria.

“Boa Vizinhança” soma-se a outras obras memoráveis, como “Botinada – A Origem do Punk no Brasil”, “Guidable: A Verdadeira História do Ratos de Porão”, “Asfalto”, “Brasil Heavy Metal”, “Ruído das Minas”, “Cabeça Metal”, “Curitiba In Peso – A História do Metal Coré-Etuba”, “Califórnia Brasileira”, “Subversão em Movimento – A História do Punk em SP” e “Pesado – Que Som é Esse que Vem de Pernambuco?”, contribuindo para o registro e reconhecimento da história das vertentes do rock no Brasil.

Veja o documentário “Boa Vizinhança” no YouTube em https://youtu.be/8HPa64Z1X6Y


Compartilhe:
Follow by Email
Facebook
Twitter
Youtube
Youtube
Instagram
Whatsapp
LinkedIn
Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS

EXCLUSIVAS

ROADIE CREW #279
Março/Abril

SIGA-NOS

44,2k

57k

17,3k

1k

22,5k

Escute todos os PodCats no

PODCAST

ROADIE SHOP

SIGA-NOS

Cadastre-se em nossa NewsLetter

Receba nossas novidades e promoções no seu e-mail

Copyright 2024 © All rights Reserved. Design by Diego Lopes