O lendário produtor Bob Rock vendeu seus direitos do aclamado álbum Metallica (1991) para a empresa de investimentos Hipgnosis Songs Fund.
O canadense cedeu seus royalties do quinto álbum do Metallica, que é mais conhecido como “Black Album”, e também seus direitos sobre canções que produziu para o conterrâneo crooner Michael Bublé, para a empresa fundada em 2018 por Merck Mercuriadis.
O empresário Mercuriadis, que já trabalhou ao lado de Rod Smallwood na administração da Sanctuary e administrou os negócios de Guns N’ Roses, The Almighty, Kerbdog, Elton John e Beyoncé, anunciou recentemente também que a Hipgnosis negocia com Neil Young e a pop star colombiana Shakira.
“Coloco meu coração e alma nessas gravações”, diz Bob Rock, comentando sobre o acordo. “Sei o quanto Merck ama música, então foi um negócio fácil de esquematizar”.
Mercuriadis diz: “A amplitude dos enormes sucessos de Bob Rock é quase impossível de igualar por qualquer criador na história da música. Do mais famoso, “Black Album”, do Metallica, a Christmas (2011) de Michael Bublé, ele produziu alguns dos maiores álbuns de todos os tempos, que continuam a ser perenes, anos após ano”.
O Metallica sempre resguardou ferozmente seus próprios direitos de publicação, e eles são uma das poucas bandas de rock moderno, ao lado do U2 e do Foo Fighters, com total propriedade e controle de seus álbuns originais. “Black Album” já vendeu mais de 30 milhões de cópias em todo o mundo, com o produtor Bob Rock recebendo pagamentos de royalties em cada venda.
Edições avulsas, assinatura física e digital.
Conheça a nossa Roadie Crew Shop – acesse www.roadiecrew.com/roadie-shop
Apoie nosso jornalismo com uma contribuição de qualquer tamanho.
Seu apoio ajuda a continuarmos melhorando o conteúdo do site com entrevistas exclusivas, resenhas de shows, notícias e artigos. Toda contribuição, por maior ou menor que seja, é muito valiosa para nós. Clique em Doações