Durante a pandemia, o baterista (e multi-instrumentista) do Anthrax, Charlie Benante, tem sido um dos músicos que mais deu as caras no YouTube fazendo ‘collabs’, tocando músicas de diversas bandas de vários estilos. Dessas collabs surgiu a ideia de lançar no próximo dia 14 de maio, via Megaforce Records, o álbum de covers Silver Linings. O material reúne 14 músicas da série de Benante de vídeos “Quarantine Jam”, além de participações de várias estrelas do thrash metal e do rock and roll. Parte da receita de Silver Linings será destinada à Neal Casal Music Foudation, organização que fornece instrumentos musicais e aulas para estudantes e que também faz doações para organizações de saúde mental que apoiam músicos necessitados.
“Em fevereiro do ano passado, com o COVID e todas as outras merdas que estavam acontecendo, eu estava colado 24 horas ao ciclo de notícias na TV e no meu telefone, e comecei a ficar bastante deprimido. Minha namorada disse que eu precisava me desligar das notícias e sugeriu que eu fizesse algo criativo, fosse arte, bateria ou compor novas músicas, e ela estava certa”, explicou.
Benante pôs a sugestão de sua namorada em prática e voltou a se animar tocando com sua bateria eletrônica músicas que ouvia na infância e outras mais atuais. “Eu sabia que muitos dos meus amigos músicos estavam passando pela mesma coisa que eu, então comecei a perguntar se eles queriam se envolver, tocar algumas músicas comigo, talvez fazer um vídeo… Foi assim que tudo começou”, relembrou.
Ao longo da série “Quarentine Jam”, Benante realizou ‘collabs’ com seus parceiros de Anthrax – Scott Ian, Joey Belladonna, Jon Donais e Frank Bello -, com sua namorada Carla Harvey (Butcher Babies) e também com Corey Taylor (Slipknot/StoneSour), Ra Diaz (Suicidal Tendencies), Mark Osegueda (Death Angel), Alex Skolnick (Testament), Dave “Snake” Sabo (Skid Row), John 5 (Rob Zombie), PJ Farley (Trixter) e Corey Glover (Living Colour), entre outros.
Algumas das músicas executadas por Benante e seus amigos eram de bandas e artistas como Rush, Iron Maiden, Living Colour, RUN-DMC, S.O.D., Massive Attack, Tom Petty, Beastie Boys, U2 e vários outros.
Confira o tracklist completo de Silver Linings e a respectiva lista de convidados:
1 City of Blinding Lights (U2): Benante, Frank Bello, Mark Osegueda
2 Chloe Dancer / Crown of Horns (Mother Love Bone): Benante, Mark Osegueda, Mark Menghi (Metal Allegiance)
3 Teardrop (Massive Attack): Benante, Carla Harvey, Ra Diaz
4 Run DMC (Run-DMC): Benante, Darryl “DMC” McDaniel, Rob Caggiano (Volbeat), Ra Diaz
5 Rhiannon (Fleetwood Mac): Benante, Mark Menghi, Jennifer Cella, Randy McStine
6 Yer So Bad (Tom Petty): Benante, Carla Harvey, Ra Diaz
7 Transylvania (Iron Maiden): Benante, Dave “Snake” Sabo, Frank Bello, Jon Donais
8 Presto Vivace (U.K.): Benante, Ra Diaz, Jordan Rudess, Alex Skolnick
9 Bad Guy (Billie Eilish): Benante, Ra Diaz
10 Jimmy James (Beastie Boys): Benante, Ra Diaz
11 All the Way (Kiss): Benante, PJ Farley, Joe McGinness, John 5
12 Mr. Speed (Kiss): Benante, PJ Farley, Joe McGinness,
13 Public Image (Public Image): Benante, Hank Von Hell, Dave Brownsound, Jason “Cone” McCaslin
14 Funny Vibe (Living Colour): Benante, Ra Diaz, Corey Glover, Henry Flury
A capa de Silver Linings foi criada por um amigo de Benante, o artista Brian Ewing, cuja arte ele sempre amou. “Acho que ele fez um ótimo trabalho”, elogiou o baterista. “E a arte da embalagem liga-se ao meu fascínio pelo horror”, completou.
Apesar de levar seu nome, o álbum não é encarado por Charlie Benante como um trabalho solo. “Este não é um álbum solo”, afirmou. “Este é um álbum das minhas canções favoritas feitas com alguns de meus amigos durante um período muito obscuro. Encontramos uma luz brilhante e este é o resultado dessa luz. Eu estava e estou muito feliz que meus amigos músicos tenham vindo a bordo e ajudado a tornar este álbum o que é. Eu agradeço à todos eles, e todos eles fizeram um trabalho fantástico. Apesar de toda a escuridão que experimentamos no ano passado, há ‘lados positivos’ (tradução para a expressão ‘silver linings’), e é por isso que escolhi esse título para o álbum”, concluiu.
Edições avulsas, assinatura física e digital.
Conheça a nossa Roadie Crew Shop – acesse www.roadiecrew.com/roadie-shop
Apoie nosso jornalismo com uma contribuição de qualquer tamanho.
Seu apoio ajuda a continuarmos melhorando o conteúdo do site com entrevistas exclusivas, resenhas de shows, notícias e artigos. Toda contribuição, por maior ou menor que seja, é muito valiosa para nós. Clique em Doações