fbpx
Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

CHRISTOFER JOHNSSON: “fui inteligente ao comprar a parte de todos no THERION”

O THERION está na ativa há mais de três décadas. Naturalmente, qualquer músico chega a um ponto da carreira em que não aguenta mais o ritmo de turnês dos jovens e o processo precisa ser revisto. No caso de CHRISTOFER JOHNSSON, uma decisão feita no passado lhe colocou em uma posição favorável para escolher seu caminho hoje em dia.

Em entrevista a Daniel Dutra para a edição 281 da revista ROADIE CREW (clique aqui para comprar), o músico discutiu a realidade atual de sua banda, uma das pioneiras do chamado symphonic metal. Segundo ele, a decisão de comprar a parte dos outros integrantes do grupo lhe proporcionou maior flexibilidade na hora de planejar o futuro.

O artista sueco declarou:

“Vou lhe contar algo que não costumo ficar falando: tenho um bom salário apenas para ficar sentado, porque fui inteligente ao comprar a parte de todo mundo no THERION.”

Em 2008, foi anunciado que todos os integrantes até então do grupo estavam de saída. JOHNSSON decidiu continuar com uma nova formação. Durante a entrevista, ele contou sobre a oferta feita aos novos membros, na qual puderam escolher entre sociedade ou salário.

“Quando tivemos novos integrantes, ofereci parcerias: ‘Olha, você pode ser sócio, e isso significa que você não vai receber nada quando gravarmos o álbum, porque temos que esperar os royalties chegarem mais tarde. Ou posso dar esse valor agora, mas então você não terá direito aos royalties. É como se você fosse contratado’. Ofereci boas quantias, e todos aceitaram receber na frente. Eles ficam tipo ‘bem, você não sabe o que vai conseguir, mas sabe o que tem agora’, então seguem o princípio da recompensa instantânea.”

Havia, claro, o risco inerente ligado à responsabilidade financeira. Porém, deu tudo certo. Os ganhos ao longo dos anos com royalties compensaram os gastos.

JOHNSSON explicou:

“Isso fez com que, dez anos depois, eu esteja no azul. Depois de todo esse tempo, ganhei tanto dinheiro que repus o que gastei quando paguei adiantado aos músicos. Ou seja, sempre fui dono de todos os royalties.”

THERION e os contratos de gravadora

Outro aspecto que ele apontou para sua saúde financeira foi sua gerência dos contratos de gravadora. CHRISTOFER JOHNSSON não renovou um dos acordos de catálogo do THERION por não ver sentido em trabalhar com um selo para esse aspecto da carreira na era de streaming.

“Em 2020, eu não estendi um dos contratos com a Nuclear Blast, porque eram dois diferentes. Havia um para o catálogo anterior, e eu falei: ‘É tudo digital agora, e a gravadora nem está relançando nada fisicamente, porque estava sendo comprada pela Believe. Por que deveríamos fazer reedições? F#da-se isso. É tudo uma questão de streaming’. Por que preciso de uma gravadora se agora se trata apenas de streaming? Eu mesmo posso colocar os discos antigos nas plataformas, e nem é preciso promovê-los. A Nuclear Blast tira, eu coloco novamente, e pronto: as pessoas que quiserem ouvir o Vovin (1998) vão procurá-lo nas plataformas.”

A manobra proporcionou ao músico uma nova fonte direta de renda. Junto a outros investimentos, o artista sueco se diz capaz de sobreviver até a uma decadência do grupo. Ele afirmou:

“Assim, tenho todos os meses um salário muito bom apenas com o streaming, sendo que também fiz outros investimentos, como em imóveis. Portanto, mesmo que todos passem a odiar o THERION a partir de amanhã, deixando de ouvir os discos até mesmo no streaming, eu ainda assim viveria bem com outra fonte de renda que não seja a banda.”

CHRISTOFER JOHNSSON e as turnês

A liberdade financeira serviu também para ressignificar a relação de CHRISTOFER JOHNSSON com sua música. Enquanto muitos artistas precisam constantemente estar em turnê para pagar contas, ele pode fazer o THERION por prazer. Isso inclui um show no Brasil dia 11 de setembro, no Carioca Club, em São Paulo.

Ele comentou:

“Isso foi muito bom porque realmente me colocou em outra perspectiva. Nunca mais precisei dizer ‘precisamos fazer uma turnê agora para que eu possa pagar minhas contas; ou tudo que precisamos fazer agora é gravar um disco para que eu possa pagar minhas contas’. Eu gravo um disco se estou inspirado, e fazemos uma turnê porque sentimos que, sim, será legal.”

O resultado disso é que JOHNSSON se sente hoje em dia tão inspirado quanto nos primeiros dias do THERION. Ele retornou à posição de fazer música pela paixão.

“Na verdade, é assim que deveria ser, então é o mesmo entusiasmo e a mesma paixão de quando comecei a banda, de quando eu tinha 15 anos. Fiz as coisas por diversão naquela época, e faço por diversão agora.”

A entrevista completa de CHRISTOFER JOHNSSON (THERION) pode ser lida na nova edição da ROADIE CREW, #281. Para adquirir a revista e recebê-la em casa, acesse nossa loja oficial ou entre em contato pelo fone (11) 96380-2917 (WhatsApp).

Compre Aqui

Roadie Crew: Dream Theater em destaque na edição #281 

A edição #281 da ROADIE CREW traz como destaque de capa entrevista com James LaBrie, vocalista do Dream Theater, que fala sobre o retorno do baterista Mike Portnoy, além da forte ligação da banda com o Brasil. A capa também destaca Powerwolf, uma das maiores bandas de power metal do mundo na atualidade e que acaba de lançar seu novo álbum, Wake up the Wicked.

Entrevistas:
Dream Theater
Cavalera
Powerwolf
Dragonforce
My Dying Bride
Evergrey
Rage
Therion
Six Feet Under
Daath
Zakk Sabbath
Tuatha de Danann
 
Seções:

Cenário: Gloria Perpetua, Lethal Charge, Royal Rage, Vartroy, Infirmun, Betty Says Damn, Kaledonia e Innocence Lost
Blind Ear: Ben Hur (Electric Mob)
Eternal Idols: James Kottak (Scorpions, Kingdom Come)
Front Cover (Marcelo Vasco): Cavalera – Schizophrenia
Collection: Killswitch Engage
Playlist: João Gordo (Ratos de Porão)
Background: Patrulha do Espaço (Parte 1)
Hidden Tracks: L’Esprit du Clan
ClassiCrew: Deep Purple (1974), W.A.S.P. (1984), Savatage (1994), Edguy (2004)
Profile: Luiz Cardim (Hammerhead Blues)
Pôsteres: Arch Enemy e Mastodon

 

 Para adquirir a revista e recebê-la em casa, acesse o site https://roadie-crew.lojaintegrada.com.br/ ou entre em contato pelo fone (11) 96380-2917 (whatsapp).

 

Siga o canal “Roadie Crew” no WhatsApp:
https://whatsapp.com/channel/0029VaDAMivHQbSBJR

Compartilhe:
Follow by Email
Facebook
Twitter
Youtube
Youtube
Instagram
Whatsapp
LinkedIn
Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS

EXCLUSIVAS

ROADIE CREW #283
Novembro/Dezembro

SIGA-NOS

48,8k

57k

17,2k

978

23,2k

Escute todos os PodCats no

PODCAST

Cadastre-se em nossa NewsLetter

Receba nossas novidades e promoções no seu e-mail

Copyright 2024 © All rights Reserved. Design by Diego Lopes

plugins premium WordPress