O eterno figurão Lemmy Kilmister continua sendo homenageado em festivais europeus. Se em 2022 parte das cinzas do vocalista e baixista do Motörhead foi consagrada no festival francês Hellfest – precisamente dentro de uma estátua gigante de Lemmy -, na próxima quarta-feira (02) o mesmo acontecerá na 32° edição do Wacken Open Air, na Alemanha. A cerimônia faz parte da “Lemmy Forever”, celebração de fim de semana da vida de Kilmister. O últimos membros do Motörhead, o guitarrista Phil Campbell (líder do Phil Campbell and the Bastards Sons) e o baterista Mikkey Dee (hoje no Scorpions), comandarão as festividades.
“Lemmy voltar a Wacken é uma enorme honra para nós – as palavras dificilmente podem expressar o quão enorme (é isso)”, diz Thomas Jensen, organizador do festival alemão. “Vamos criar um lugar de lembrança para ele, que faça justiça ao seu significado para todo um gênero e além”, explica Holger Hübner, co-organizador do Wacken, que acrescenta: “Sempre houve uma conexão especial entre o Motörhead e o Wacken Open Air; Quase nenhuma banda tocou aqui com mais frequência. O fato de sua jornada também terminar aqui, terá para sempre um significado especial”.
Todd Singerman, empresário do Motörhead comenta: “O Wacken era uma das casas mais queridas de Lemmy estamos muito satisfeitos por ele ter um lugar aqui para sempre. Ele era um homem do povo e, como tal, ‘viveu’ em muitos lugares do mundo. É nosso objetivo permitir que ele descanse permanentemente em todas as suas ‘casas’ globalmente e permitir que seus fãs em todo o mundo tenham um lugar perto deles, onde possam prestar homenagens e celebrar seu enorme legado e influência contínuos”.
O restante das cinzas de Lemmy Kilmister está em exposição permanente no Forest Lawn Cemetery, em Hollywood, Califórnia. Lemmy nos deixou em 28 de dezembro de 2015, aos 70 anos, em decorrência de um câncer.