Já está disponível o clipe de Toys in the Attic, primeiro a ser lançado pelo BPMD, recém formado projeto de Bobby “Blitz” Ellsworth (vocal, Overkill), Mike Portnoy (bateria, Sons of Apollo/The Winery Dogs, ex-Dream Theater), Phil Demmel (guitarra, ex-Machine Head) e Mark Menghi (baixo, Metal Allegiance). Assista abaixo.
O álbum de estreia do BPMD, intitulado American Made, será lançado no dia 12 de junho, via Napalm Records. O material é composto de 10 covers, sendo que a versão de Toys in the Attic do Aerosmith foi escolhida como o primeiro single. Blitz comenta: “Lembro-me de quando o Overkill foi formado, estávamos concentrados em fazer covers, enquanto eu tentava me encontrar como vocalista. Os covers do Aerosmith eram minha especialidade, então, quando Mike (Portnoy) escolheu Toys… para coverizar, pensei: ‘é isso aí!”

Phil Demmel comentou sobre como foi gravar as guitarras em Toys in the Attic: “Foi complicado, porque o Aerosmith tem dois guitarristas, Joe Perry e Brad Whitford, tocando coisas diferentes. Então, como guitarrista, tive que escolher um meio termo entre os dois que soasse bem. “Estraguei” tudo um pouco, adicionando um monte de ‘down picking’ e algumas (palhetadas) cavalgadas e ‘triplets’ – técnicas de guitarra”.
Os integrantes do BPMD se reuniram no verão de 2019 com o objetivo de se divertirem, prestando homenagem a alguns de seus clássicos favoritos do rock, dando-lhes um toque mais pesado. Menghi comenta: “Estamos super empolgados com o nosso primeiro álbum. No verão passado, eu estava inspirado, tive essa ideia maluca e aqui estamos nós, menos de um ano depois, e o álbum verá a luz do dia em meio a estes tempos difíceis. O planeta precisa de algo para se sentir bem, e eu acredito, de todo o coração, que essas músicas serão suficientes. Aperte o cinto e abra caminho para o BPMD”.
Blitz acrescenta: “As sessões do BPMD foram muito divertidas. Elas nos levaram de volta às nossas raízes e até pré-raízes. À medida que se desenvolvia, todos percebíamos que era algo especial, o mesmo aconteceu com a Napalm Records, com (apenas) uma audição”.
No último mês de janeiro, Phil Demmel detalhou ao “The Blairing Out with Eric Blair Show” como será o álbum de estréia do BPMD : “Todas as músicas são covers de bandas americanas dos anos 70. Chama-se American Made, e tem músicas do ZZ Top, Lynyrd Skynyrd, James Gang, Aerosmith, Grand Funk Railroad… Modernizamos todas essas músicas, não necessariamente como thrash metal, mas fizemos um tipo de versões metal delas.”.
Perguntado sobre quem deu a ideia de fazer um álbum de covers de rock dos anos 70, Demmel contou: “Mark Menghi. Ele disse que estava perto de sua lareira ouvindo uma música do Skynyrd, e pensou: ‘Ei, eu quero gravar isso e juntar alguns caras’. E ele nos ligou. Voei para a casa do Portnoy e tínhamos as músicas que escolhemos. Cada um de nós escolheu duas, então, tínhamos músicas que eram do tipo de bandas que precisávamos fazer. Voamos pra casa do Portnoy na Pensilvânia. Eu voei em um dia, fiz pistas (de música), voei no dia seguinte para casa e gravei pistas de guitarra e solos em um dia. E os caras fizeram suas outras trilhas rapidamente.”
Siga o BPMD: