fbpx
Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

DAN SPITZ (ex-ANTHRAX) explica por que passou adiante suas 63 guitarras

Embora esteja longe dos holofotes há alguns anos, Dan Spitz é um personagem importante do universo do thrash metal. O americano de Nova York foi guitarrista do Anthrax entre 1983 e 1995, período em que o quinteto liderado pelo colega de instrumento Scott Ian lançou alguns dos seus álbuns mais populares. 

Spitz retornou ao Anthrax em 2005, quando a formação clássica da banda se reuniu por um período de tempo relativamente curto. Em 2007, deixou o grupo e passou a atuar como relojoeiro, seu ofício até os dias atuais.

Afastado do mundo da música pesada há quase duas décadas, Dan concedeu entrevista a Dean Delray, apresentador do programa Let There Be Talk (via Ultimate Guitar). Na ocasião, contou que se aposentou da guitarra e também revelou o destino de seus instrumentos. 

Todas elas estão penduradas no Hard Rock Cafe. 63 das minhas guitarras. Depois da última [guitarra], decidi, de certa forma, me aposentar. Liguei para o Hard Rock Cafe e, por motivos de segurança, dei a eles todas as minhas guitarras. Todo mundo sempre pergunta: ‘Onde está a sua Turtles Guitar [guitarra customizada com desenhos das Tartarugas Ninjas], cara?’ Todo mundo sempre quer saber onde ela está. Essa última foi vista no Hard Rock do Japão. Eles as armazenam. Eles as guardam.”

O prejuízo de Dan Spitz e Anthrax após incêndio

Se as guitarras de Dan Spitz tiveram um destino tranquilo, o mesmo não pode ser dito sobre os seus amplificadores. Boa parte dos equipamentos (e de seus parceiros de banda) foi destruída por um incêndio que atingiu o estúdio onde o Anthrax gravava o álbum Persistence of Time (1990).

“Perdi meus bons amplificadores naquele incêndio. Todos os nossos equipamentos foram queimados. Nosso local de gravação/ensaios foi incendiado há muitos anos, e esses eram os meus [amplificadores] principais. Meu som foi queimado naquele dia. Acho que podemos esclarecer algumas coisas aqui: todos sempre perguntam: ‘As guitarras queimaram naquele incêndio?’. Porque não viram as minhas guitarras. Nenhuma guitarra foi destruída naquele incêndio, nem as minhas, nem as do Scott, nem as do Frankie [Frank Bello, baixista]. Estavam no lado oposto de onde o prédio pegou fogo, graças a Deus, todas empilhadas. Mas perdemos todos os nossos amplificadores, todos os nossos equipamentos, tudo.”

Segundo entrevista de Bello ao Loudwire em 2014, o incêndio mencionado nos parágrafos anteriores causou um prejuízo de cerca de US$ 100 mil ao Anthrax. De acordo com o baixista, algumas pessoas entraram no local (contra a vontade dos membros da banda), pegaram os equipamentos, restauraram e colocaram à venda no eBay.

Ao longo de sua passagem pelo grupo, Dan Spitz gravou os álbuns Fistful of Metal (1984), Spreading the Disease (1985), Among the Living (1987), State of Euphoria (1988), Persistence of Time e Sound of White Noise (1993). Também participou dos EPs I’m the Man (1987) e o single Bring the Noise (1991), este último gravado em conjunto com o Public Enemy.

  • Clique aqui para receber notícias da ROADIE CREW no WhatsApp.
Compartilhe:
Follow by Email
Facebook
Twitter
Youtube
Youtube
Instagram
Whatsapp
LinkedIn
Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS

EXCLUSIVAS

ROADIE CREW #282
Setembro/Outubro

SIGA-NOS

47,8k

57k

17,3k

983

23k

Escute todos os PodCats no

PODCAST

Cadastre-se em nossa NewsLetter

Receba nossas novidades e promoções no seu e-mail

Copyright 2024 © All rights Reserved. Design by Diego Lopes

plugins premium WordPress