Dave Mustaine participou de recente episódio do programa Vinyl Obsession, produzido pela AXS TV. Na ocasião, o vocalista e guitarrista do Megadeth abordou discos de outras bandas que o inspiraram de alguma maneira.
Um dos trabalhos escolhidos foi Lightning to the Nations (1980), que marca a estreia dos britânicos do Diamond Head. Ao explicar a escolha, o músico citou o nome do quarteto que integrou antes de formar sua própria banda.
Ele declarou (via Blabbermouth):
“Qualquer fã de metal que se preze e que saiba alguma coisa sobre Dave Mustaine, Megadeth ou Metallica, sabe como o Diamond Head foi importante. Eles foram considerados os sucessores naturais do Led Zeppelin na NME (tradicional publicação sobre música do Reino Unido). Isso, para mim, é um grande elogio.”
Ainda na ocasião, Mustaine apontou uma característica que lhe fez gostar das músicas do Diamond Head: o trabalho de guitarras. O artista explicou:
“Eu adorava a música porque eram riffs e não acordes. Os compositores americanos estavam escrevendo muitos acordes e os europeus, principalmente os do Reino Unido, estavam criando os riffs. E um riff é simplesmente uma melodia que é tocada repetidamente. Portanto, tem que ser muito bom, ou [o riff] se tornará um zumbido monótono.”
Metallica tocava covers do Diamond Head, mas não revelava
Em seus primeiros shows, o Metallica costumava tocar músicas de Lightning to the Nations. No entanto, de acordo com Dave Mustaine, tais músicas eram apresentadas ao público como se fossem composições próprias.
“Há cinco músicas desse disco que tocávamos no Metallica e muitas pessoas achavam que eram músicas originais, porque não explicávamos: ‘Ei, essas músicas são ótimas, vocês provavelmente vão pensar que são nossas e não vamos dizer isso a vocês. Vamos dar o crédito a quem o crédito é devido’. Não, não. Vamos ficar quietos e fazer com que vocês pensem que somos realmente ótimos.”
O momento atual do Megadeth
A atual formação do Megadeth conta com Dave Mustaine (voz/guitarra), Teemu Mäntysaari (guitarra), James LoMenzo (baixo) e Dirk Verbeuren (bateria). O trabalho mais recente da banda é The Sick, the Dying… and the Dead!, que foi lançado em setembro de 2022 e foi o último gravado pelo guitarrista Kiko Loureiro. O grupo tem compilado ideias para um próximo álbum.
- Clique aqui para receber notícias da ROADIE CREW no WhatsApp.