Uma das turnês mais emocionantes da história do heavy metal foi, sem dúvida, a The Big 4. Esse evento marcou um momento histórico, graças à ideia do baterista do Metallica Lars Ulrich. Metallica, Megadeth, Slayer e Anthrax realizaram o sonho dos headbangers, proporcionando-lhes a oportunidade de ver esses quatro gigantes do thrash metal reunidos ao vivo. Além disso, a turnê ofereceu a chance de Dave Mustaine, líder do Megadeth, finalmente dividir o palco com seus antigos companheiros do Metallica (Lars e James Hetfield) pela primeira vez desde sua expulsão da banda em 1983. No entanto, como nem só de bons momentos vive o homem, uma das lembranças marcantes de Mustaine sobre o The Big 4 foi o sofrimento físico que enfrentou durante a apresentação do Megadeth no último show da turnê, realizado no Yankee Stadium, em Nova York, em setembro de 2011. Em entrevista ao Ultimate Classic Rock, o vocalista e guitarrista falou sobre as dificuldades que enfrentou enquanto estava no palco, diante de 41.000 pessoas.
Mustaine começou falando da inclusão da música Kick the Chair na atual turnê do Megadeth, “Destroy All Enemies”, após 15 sem tocá-la ao vivo. “É uma das músicas mais pesadas de The System Has Failed (álbum de 2004). Alguém mencionou isso e com James (LoMenzo), Dirk (Verbeuren) e Teemu (Mäntysaari) tocando agora… Você sabe que (anteriormente) tínhamos limitações nas músicas que poderíamos colocar em nosso set, por causa do uso de vídeo e da relutância de qualquer um de nós em aprender novas músicas – e, também, minhas limitações na minha voz depois que eu tive meu pescoço fundido e um prato colocado na minha área da caixa vocal”.
O músico complementou, compartilhando sua apreensão vivida no show de encerramento do The Big 4 ao responder sobre como as coisas mudaram para ele quando se trata de escrever novas músicas e fazer shows: “Isso mudou muitas coisas, porque minha voz foi limitada por tentar salva minha capacidade de andar. Eles fundiram meu pescoço, porque eu tinha ido a um quiroprático e ele me ajustou enquanto estava com raiva de alguma coisa e quebrou um osso no meu pescoço. Então, o cara quebrou meu pescoço e eu vivi com isso por alguns anos com uma dor agonizante. Eu finalmente fiz um raio-X e eles disseram: “Você precisa consertar o pescoço agora”. Isso foi logo antes do show do Big 4 no Yankee Stadium. Um dia antes do show, eu estava no hospital. No dia do show, eu tinha voado logo antes e estava tomando tanto remédio anti-inflamatório esteróide para poder andar. Porque meu pescoço estava se preparando para parar de funcionar. (Mas) Eu saí e toquei e tínhamos todos os tipos de fita (demarcatória) por todo o palco (que diziam): “Não bangueie!”.
Veja vídeo do Megadeth tocando Trust, hit do álbum Cryptic Writings, no último show da The Big 4 Tour:
Cirurgia no pesçoco
Em 2011, Dave Mustaine foi submetido a uma cirurgia no pescoço, para corrigir um problema que ele tinha em sua coluna vertebral, causado, segundo ele, por “anos bangueando”. Após a cirurgia, no dia 5 de outubro Mustaine tuitou: “Foram duas semanas de tratamento. Parece que está tudo bem agora. Vou começar a fisioterapia na segunda-feira. Passarei por uma máquina de exercício cardiovascular semelhante a uma escada rolante”.
Na época, em uma entrevista ao Metal Obsession, o então baterista do Megadeth (hoje ex) Shawn Drover falou da recuperação de Dave. “Ele está se recuperando muito bem. Tudo correu muito bem e a cirurgia foi um sucesso completo. Agora ele só precisa de tempo para cicatrizar. É preciso um tempo para curar”. Disse ainda: “Ele realmente precisava fazer esta cirurgia. Ele estava sentindo muita dor nestes últimos shows, no Rockstar Energy Drink e nos shows com o Big Four, no Yankee Stadium em Nova York também. Era chato vê-lo se queixando da dor, mas ele é um guerreiro. Logo depois das apresentações no Yankee Stadium, ele voou direto de volta para casa e foi procurar um médico. Agora estamos muito felizes que ele tenha se livrado dessa dor”.
- Clique aqui para seguir o canal ROADIE CREW no WhatsApp.