Nem mesmo em meio a quarentena obrigatória por conta da pandemia de Coronavírus o incansável baixista do Megadeth David Ellefson para de trabalhar. Preparando seu próximo álbum solo, sucessor do debut Sleeping Giants, de 201 – compilação de músicas compostas por Ellefson ao longo de sua carreira -, o baixista vencedor do Grammy anuncia que irá lançar um cover para a música Over Now, do rapper americano Post Malone (co-escrita por Tommy Lee, baterista do Mötley Crüe). A música estará disponível no Bandcamp no próximo dia 9 de maio e em todas as outras plataformas digitais no dia 15. Over Now estará presente no próximo álbum solo de Ellefson, que embora ainda não tenha título definido, deverá ser lançado em outubro.
Ouça abaixo o teaser da versão de David Ellefson para Over Now
A versão de Ellefson para Over Now foi produzida por ele, junto ao vocalista Thom Hazaert (seu parceiro de negócios) e pelo guitarrista Andy Martongelli, com engenharia e mixagem de Allessio Garavello, e vocais gravados sob a responsabilidade de Richard Easterling e Matt LaPlant (Nonpoint, Skindred). A capa do single de Over Now, que será lançado pela Combat Records (de propriedade de David Ellefson), ficou por conta da artista Melody Myers, que fez as artes também para trabalhos das bandas Escape the Fate e Altitudes and Attitudes, projeto paralelo de Ellefson com Frank Bello, baixista do Anthrax.
Em comunicado à imprensa, a versão de Over Now, é descrita como uma “reimaginação pesada de Post, porém com sabor de R & B”. A versão de Over Now, traz o baterista Paolo Caridi e backing vocals do amigo de Ellefson, o ex-guitarrista do Guns N’ Roses e atual Sons of Apollo Ron “Bumblefoot” Thal.
Esse flerte de Ellefson com o rap não é nenhuma novidade. Em Sleeping Giants, ele contou com a participação do lendário Darryl “DMC” McDaniels, conhecido por seu trabalho com o Run-DMC, dividindo vocais com Hazaert na faixa título.
Engajado em ajudar a angariar fundos para as equipes que estão trabalhando na linha de frente no combate ao temido Coronavírus, David Ellefson lançou recentemente também o single Simple Truth, com receitas doadas à Cruz Vermelha Italiana. Simple Truth foi disponibilizada no Bandcamp, como parte de um EP exclusivo, que conta também com um remix de Vultures (música presente em Sleeping Giants), feito por Max Norman, produtor que trabalhou com o Megadeth nos álbuns Countdown to Extinction (1992), Youthanasia (1994) e Hidden Treasures (1995 – compilação), e versões ao vivo para a própria Vultures e para If You Were God, gravadas em Milão, na Itália, durante a turnê “More Live with Deth”, que o baixista fez por lá no ano passado.
Hazaert comentou: “Posty se tornou um bom amigo nosso. David e eu fomos a shows, saímos e passamos algum tempo com ele, e, definitivamente, passamos algumas noites trocando mensagens de texto e zombando do metal clássico e nossa devoção de ‘fanboy’ de Metallica, Megadeth e etc… Enquanto isso, sinceramente sou um grande fã das coisas dele, das letras dele, posso dizer honestamente, e falo sobre isso o tempo todo, há muito tempo não há um artista que impressionou ou influenciou o que eu faço mais do que Post Malone. Como eu disse a ele, algumas das minhas coisas em Sleeping Giants foram fortemente influenciadas pelo (segundo álbum de Post Malone) Beerbongs & Bentleys (2018), que passei dois meses em turnê no ano passado dirigindo pelo país ouvindo repetidamente, que foi realmente de onde veio o ímpeto para o cover. Então, foi uma grande honra colocar nosso selo nessa música e prestar meus respeitos ao que ele faz e ao quanto eu aprecio isso. Acho que as emoções e a dinâmica da música realmente se prestam ao arranjo mais pesado. Posty é um cara de rock e metal no coração, e acho que Over Now é, definitivamente, uma música de metal no coração”, concluiu.
David Ellefson também comentou a respeito de Over Now: Somos todos fãs de Posty, e ele também é um grande fã do Megadeth e de todas as coisas do metal. Além de ser uma ótima música para qualquer gênero, nosso cover de Over Now é nossa maneira de mostrar nossa admiração e homenagem ao nosso amigo”, explicou. “O velho ditado costumava ser que, se você pudesse reduzir uma música a apenas um violão e um vocal, provavelmente teria uma ótima música. Mas os tempos mudaram agora, e você poder usar uma música de outro gênero e transformá-la perfeitamente em um gênero completamente diferente apenas prova que a música é realmente boa. E é uma dinâmica legal, já que ele é um cara pop, R&B e hip-hop, que mergulha no rock e metal, e nós somos caras de rock e metal que mergulharam no pop, R&B e hip-hop, colaborando com o DMC em Sleeping Giants, etc. Então, acho que isso realmente apenas impulsiona toda essa ideia de pensar à frente”, continuou.
Ellefson também disse: “Com tudo o que temos feito com a David Ellefson Youth Music Foundation (fundação sem fins lucrativos) e a Grammy Music Education Coalition, tivemos a sorte de permanecermos produtivos e de continuar a inspirar as pessoas a crescer e criar diante de uma situação sem precedentes. Só porque estamos trancados, não significa que estamos presos”, concluiu.
Vale ressaltar que Post Malone atuou como convidado de Ozzy Osbourne em seu novo álbum, Ordinary Man, que foi lançado no último dia 21 de fevereiro. Malone cantou e co-escreveu as músicas It’s a Raid e Take What You Want, que não agradaram a maioria dos fãs do príncipe da escuridão.