fbpx
Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

A melhor performance de DAVID GILMOUR segundo STEVE ROTHERY (MARILLION)

David Gilmour é um dos maiores guitarristas de todos os tempos. Seu trabalho no Pink Floyd serve como referência no que diz respeito a explorar as possibilidades do instrumento e sua capacidade de expressar emoção através de solos. Mas qual seria a melhor performance dele? Ao fazer sua escolha, Steve Rothery destacou um dos momentos mais icônicos do músico.

Em entrevista à Prog num especial celebrando a carreira de Gilmour, o guitarrista do Marillion foi um de 30 nomes escolhidos para opinar sobre as melhores performances do ídolo. Rothery selecionou “Shine on You Crazy Diamond”, do Pink Floyd.

Ele escreveu:

“Ouvi essa música pela primeira vez à noite, numa praia em Whitby, num toca-fitas portátil. Aquilo me fez querer ser um guitarrista profissional. É o mais perto da perfeição que dá pra chegar. Eu adoro os sons dos sintetizadores de Rick Wright e o estilo épico do Gilmour, como aquele fraseado de quatro notas ressoa de maneira tão linda.”

Steve destaca que tal performance “cria um filme na sua cabeça”. Ele complementa:

“É tão incrivelmente visual. É um exemplo perfeito dos quatro músicos [Gilmour, Wright, Roger Waters e Nick Mason] criando algo que só poderia vir daquelas personalidades.”

O momento de destaque de David Gilmour

“Shine on You Crazy Diamond” é, na realidade, uma suíte dividida em partes que abrem e fecham o álbum Wish You Were Here (1975). Tanto a música quanto o disco em geral são uma homenagem do Pink Floyd ao seu frontman original, Syd Barrett.

A faixa surgiu a partir da frase de quatro notas citada por Steve Rothery, composta por David Gilmour. O tema fez Roger Waters pensar na figura de Barrett, que havia se afastado dos holofotes após um colapso mental — descobriu-se posteriormente que ele tinha esquizofrenia e que o uso de drogas potencializou a situação. A figura do amigo virou um símbolo para os efeitos nocivos da fama em músicos.

A composição foi trabalhada pela banda ao longo de uma turnê francesa em 1974 e se tornou a espinha dorsal do álbum. Originalmente, era para a música ocupar um lado inteiro do vinil, tal qual “Echoes”, presente em Meddle (1971). Entretanto, os integrantes acharam melhor separar em duas metades para melhor introduzir e concluir os temas de Wish You Were Here.

Após o sucesso internacional de The Dark Side of the Moon, o grupo passou por um período de bloqueio criativo e desilusão com a indústria musical. E o novo álbum explorava todas as facetas disso, seja relações com executivos da gravadora, a sensação de fazer parte de uma engrenagem capitalista ou os arrependimentos relacionados aos amigos que ficaram pelo caminho.

Wish You Were Here veio a ser um sucesso estrondoso de vendas, com mais de 20 milhões de cópias vendidas, e gerou algumas das canções mais famosas do Pink Floyd. Entre elas, a faixa-título e, sim, “Shine on You Crazy Diamond”.

  • Clique aqui para receber notícias da ROADIE CREW no WhatsApp.
Compartilhe:
Follow by Email
Facebook
Twitter
Youtube
Youtube
Instagram
Whatsapp
LinkedIn
Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS

EXCLUSIVAS

ROADIE CREW #282
Setembro/Outubro

SIGA-NOS

48,4k

57k

17,3k

977

23,1k

Escute todos os PodCats no

PODCAST

Cadastre-se em nossa NewsLetter

Receba nossas novidades e promoções no seu e-mail

Copyright 2024 © All rights Reserved. Design by Diego Lopes

plugins premium WordPress