Após o turbilhão histórico do primeiro single, Twisting The Knife, o grupo dinamarquês Vanir lança agora uma nova música de seu próximo álbum de estúdio, tanto como single digital quanto como lyric video.
“One Man Army é uma canção de honra e valor”, declara a banda. “A canção é uma homenagem àqueles que lutam com vigor pela liberdade e para defender a sua própria. Ao longo da história, milhões de jovens e idosos caíram nos campos de batalha do que é hoje a Europa. E para todos os que ainda precisam lutar para defender a liberdade das nações, espada alta, teimosa, sobreviva e seja um exército de um homem só!”
Assista:
Vanir é uma das bandas de death metal melódico mais proeminentes da Dinamarca e, desde o início dela lançou seis álbuns completos. E agora, eles estão prontos para liberar sua sétima fera, intitulada Epitome.
O tema desta nova obra é a idade média dinamarquesa, com duas canções que se ramificam no Renascimento (Wood Iron And Will e o início da idade-média, Blood Eagle). O núcleo do tema do álbum é o trono e as batalhas travadas para mantê-lo ou cimentar o seu poder.
O primeiro single do álbum, Twisting The Knife, foi escrito sobre The Stockholm Bloodbath, que foi um julgamento que levou a uma série de execuções em Estocolmo entre 7 e 9 de novembro de 1520. O cerco de Arkona em 1169, liderado pelas forças dinamarquesas e da Pomerânia sob o comando de Valdemar I são o ponto de partida para a “Queda de Arkona”. Por fim, uma música sobre força, valor e coragem (One Man Army) completa a trilogia de singles do disco.
A capa do álbum Epitome é uma representação da rainha dinamarquesa Sorte Grethe (Black Greta). Em sua época, Margaret tinha a reputação de regente competente e esclarecida. A regente Margaret enfrentou o conflito não resolvido entre a coroa e o arcebispo. A música Sorte Grethe, do álbum, é sobre uma batalha sangrenta onde 12.000 homens foram mortos para proteger o direito de seus filhos à coroa.
O Vanir existe há mais de 10 anos e evoluiu muito desde o início da banda. Com os últimos três discos, e agora com Epitome, Vanir mostra seu hard edge e death metal melódico cativante.
Das antigas sagas aos salões dos reis e aos sangrentos campos de batalha, a música do Vanir foi montada, sem compromissos, com um fascínio pelas origens comuns escandinavas e pelo sangue derramado ao longo da história.
Epitome será lançado em CD, LP (vinil preto, limitado a 300 unidades) e formatos digitais pela Mighty Music em 16 de fevereiro de 2024.
Digital single:
Webshop:
Web:
https://www.facebook.com/vanirband
https://www.instagram.com/vanirdenmark/
https://open.spotify.com/artist/6DCYYeX3Iqic6GnQTXM3n4
https://music.apple.com/us/artist/vanir/427022932
Live dates 2024:
17/18.02 – Cernunnos Pagan Fest, Paris (FR)
01.03 – Kulturfabrikken Nykobing (DK)
23.03 – Gimle, Roskilde (DK)
09.05 – Dark Troll Festival (DE)
10.05 – Heathen Gathering (AT)
23.08 – Von Hatten, Randers (DK)
28.09 – Fredagsmangle, Stockholm (SE)
Graphic files:
Lineup:
Martin Rubini – vocal
Kirk Backarach – guitarra
Michael Lundquist – guitarra
Mikael Christensen – baixo
Jon Elmquist Schmidt – bateria
Stefan Dujardin – teclado