fbpx
Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

Devido a procedimento médico, sentença de JON SCHAFFER (ICED EARTH) está adiada

Conforme relatado pelo The Republic, um juiz federal concordou em adiar a audiência de sentença de Jon Schaffer para o dia 5 de abril devido a razões médicas. Isso porque o guitarrista e líder do Iced Earth deverá passar por um procedimento médico não revelado, exigindo posterior período de recuperação.

Apesar do pedido do advogado de Schaffer para adiamento da audiência, originalmente marcada para 20 de fevereiro, o juiz Amit Mehta, do Tribunal Distrital dos EUA, recusou a solicitação. O motivo foi a espera pelos resultados do caso Joseph W. Fischer v. United States, que a Suprema Corte concordou em ouvir em dezembro. Este caso questiona se promotores e o Departamento de Justiça utilizaram inadequadamente uma lei de 2002, originalmente destinada a crimes financeiros, para processar um réu chamado Joseph Fischer em relação aos eventos de 6 de janeiro. Se o tribunal favorecer Fischer, isso também levantaria dúvidas sobre o uso da lei contra outros réus do incidente, incluindo Schaffer.

Mehta afirmou no despacho: “A audiência de sentença marcada para 20 de fevereiro de 2024 está desmarcada devido a considerações de saúde descritas na moção do réu. O tribunal não adiará a sentença até a resolução de United States v. Fischer. Existem outros mecanismos processuais pelos quais o réu pode buscar adiar qualquer prazo de reclusão, se aplicável… E o interesse público favorece não adiar a sentença até a conclusão de Fischer.”

Em janeiro de 2022, Mehta concedeu permissão para compartilhar materiais sigilosos do caso de Schaffer, relacionados ao seu papel no motim do Capitólio dos Estados Unidos, como parte dos principais casos envolvendo os Oath Keepers. Em maio de 2023, Mehta sentenciou Stewart Rhodes, líder dos Oath Keepers, a 18 anos de prisão por seus esforços para derrubar a eleição de 2020, que culminou no violento ataque ao Capitólio.

Jon Schaffer, como parte de seu acordo de delação premiada em abril de 2021, colaborou com o governo. Os promotores e advogados concordaram em recomendar uma sentença entre três anos e meio e quatro anos e meio de prisão, dependendo da eficácia de sua cooperação. O governo concordou em não se opor à libertação de Schaffer durante a fase de sentença. Apesar das seis acusações iniciais, incluindo envolvimento em violência física e agressão à polícia com spray de urso, Schaffer se declarou culpado de apenas duas acusações: obstrução de um processo oficial do Congresso e invasão em terrenos restritos do Capitólio enquanto armado com uma arma mortal ou perigosa. As penas máximas para essas acusações são, respectivamente, 20 e 10 anos de prisão.

No acordo de delação, Schaffer admitiu sua presença no comício “Stop The Steal” em Washington, D.C., em 6 de janeiro de 2021, protestando contra supostas fraudes na eleição presidencial. Vestindo um colete tático e carregando spray de urso, ele se uniu a uma multidão que marchou do Ellipse até o Capitólio. Lá, forçou a entrada, interrompendo a sessão conjunta do Congresso. Admitiu ter ultrapassado barreiras e liderado a entrada forçada, enfrentando a polícia. Schaffer concordou em cooperar com investigações e testemunhar em casos relacionados em troca de possível leniência na sentença. O Departamento de Justiça ofereceu patrocínio para o programa de proteção a testemunhas. Ele foi o primeiro réu do motim a fazer tal acordo. O capítulo de Indiana dos Oath Keepers se distanciou dele, enquanto a organização nacional não comentou sobre sua alegada filiação ao grupo.

Siga o canal “Roadie Crew” no WhatsApp:

https://whatsapp.com/channel/0029VaDAMivHQbSBJR6hmy45

Compartilhe:
Follow by Email
Facebook
Twitter
Youtube
Youtube
Instagram
Whatsapp
LinkedIn
Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS

EXCLUSIVAS

ROADIE CREW #279
Março/Abril

SIGA-NOS

44,2k

57k

17,3k

1k

22,5k

Escute todos os PodCats no

PODCAST

ROADIE SHOP

SIGA-NOS

Cadastre-se em nossa NewsLetter

Receba nossas novidades e promoções no seu e-mail

Copyright 2024 © All rights Reserved. Design by Diego Lopes