fbpx
Roadie News
Tendência

DIO: anunciado para julho Super Edição Deluxe do álbum “Holy Diver”

No próximo dia 10 de julho, o saudoso Ronnie James Dio iria completar 80 anos. Considerado um maiores cantores de heavy metal de todos os tempos, a Dio seguiu carreira por cinco décadas, tocou milhões de fãs e, para muitos, é considerado o pai do ‘horns up’ (ou, segundo sua avó, “mano cornuta”), um dos gestos de mão mais populares do mundo. Dio também forneceu vocais e letras para alguns dos álbuns mais icônicos do rock e do heavy metal de todos os tempos, como frontman do Black Sabbath e do Rainbow, antes de estabelecer sua própria banda DIO como uma grande força no metal, desde sua estreia com o poderoso Holy Diver, de 1983.

Holy Diver foi um sucesso certificado por Plantina, além de uma das conquistas mais inovadoras do falecido cantor e compositor. Agora o selo Rhino revisita esse épico do metal com uma edição Super Deluxe, que estará disponível no dia 8 de julho, como um conjunto de quatro caixas de CDs (US$ 59,98) e digitalmente.

A coleção vem com duas versões de Holy Diver. A primeira confere uma nova mixagem do álbum, feita por Joe Barresi (Tool, Queens of the Stone Age, Slipknot). Ele usou as fitas analógicas originais para remixar todas as nove faixas do álbum. A segunda é uma versão recém-masterizada da mixagem original de 1983. A Super Deluxe Edition também conta com performances e ‘outtakes’ ao vivo inéditos, juntamente com uma seleção de raridades da época.

A nova mixagem de Holy Diver de Barresi está disponível digitalmente nesta sexta-feira (20) como uma préveia da nova mixagem de álbuns. Clique aqui para ouvir agora.

Além disso, a nova mixagem de Holy Diver de Barresi será lançada no mesmo dia que um conjunto de LP duplo em vinil de 180 gramas (US$ 34,98). Inclui as nove faixas originais, além da versão b-side de 1983 de Evil Eyes como uma faixa bônus. O lado quatro é decorado com uma gravura do lendário demônio Murry, que agracia a icônica capa do álbum. O vinil está embalado em formato Gatefold, que mostra obras recém-encomendadas pelo artista de longa data de Dio, Marc Sasso. A mesma arte também é usara para a Super Deluxe Edition com quatro CDs.

Aclamado pela crítica e sucesso comercial, Holy Diver contribui com dois clássicos atemporais para o cânone do heavy metal – Rainbow in the Dark e sua faixa-título. O álbum também ocupa o 16° lugar na lista atual da Rolling Stone entre os “100 Melhores Álbuns de Metal de Todos os Tempos”.

Após deixar o Black Sabbath no início de 1982, Dio começou a compor músicas que eventualmente apareceriam no álbum. Depois de escrever Holy Diver e Don’t Talk to Strangers, ele reuniu um grupo incrível de músicos, dois rostos familiares, Vinny Appice (baterista e companheiro Ronnie no DIO e no Black Sabbath) e Jimmy Bain (parceiro de Ronnie no Rainbow) e um novo recrutado, o guitarrista Vivian Campbell, que se juntaram ao baixinho para gravar o debut Holy Diver.

Nas notas ilustradas que acompanham a Super Deluxe Edition, o jornalista musical Mick Wall compartilha a história de criação do álbum, incluindo a confecção de sua joia da coroa, Rainbow in the Dark.

Ele escreve: “Liricamente, foi Ronnie James Dio em seu melhor poético… Musicalmente, Rainbow in the Dark também foi o primeiro trabalho verdadeiramente colaborativo da banda. A inspiração para o riff de guitarra veio de algo que Viv havia composto quando tinha 16 anos. Vinny adicionou sua batida distinta de grito de batalha, e Jimmy adicionou o toque final com o motivo de teclado infecciosamente simples”. “A música foi concluída em 10 minutos”, acrescenta.

Holy Diver: Super Deluxe Edition vai além do álbum original com uma gravação inédita do quarteto se apresentando ao vivo em 1983, na Selland Arena, em Fresno, Califórnia, durante a Holy Diver Tour. Wyn Davis mixou a gravação do show, que destaca versões ao vivo de canções de Holy Diver (Stand Up and Shout e Rainbow in the Dark), clássicos do Rainbow (Man on the Silver Mountain e Startruck) e também do Black Sabbath (Children of the Sea e Heaven and Hell).

A Super Deluxe Edition também revisita s sessões de gravação de Holy Diver, para descobrir outtakes inéditas para vários cortes do álbum, incluindo tomadas inéditas para Invisible, Straight Through the Heart e uma versão de Rainbow in the Dark, que possui um solo alternativo de guitarra. Há também uma versão inicial de Evil Eyes, uma canção que ressurgiria no álbum seguinte de Dio, The Last in Line, de 1984. Uma seleção de raridades completa a nova coleção com edições individuais e estéreo de 7” para Rainbow in the Dark e uma versão de Evil Eyes, que foi lançada em 1983 como lado B de Holy Diver.

HOLY DIVER: SUPER DELUXE EDITION
CD Track Listing

CD1: Holy Diver (2022 Joe Barresi Mix) *
CD2: Holy Diver (2022 Remaster)
1.     “Stand Up And Shout”
2.     “Holy Diver”
3.     “Gypsy”
4.     “Caught In The Middle”
5.     “Don’t Talk To Strangers”
6.     “Straight Through The Heart”
7.     “Invisible”
8.     “Rainbow In The Dark”
9.     “Shame On The Night”

CD3: Live at Selland Arena, Fresno, CA, 1983
1.     Intro *
2.     “Stand Up And Shout” *
3.     “Straight Through The Heart” *
4.     “Shame On The Night” *
5.     “Children Of The Sea” *
6.     “Holy Diver” *
7.     “Heaven And Hell” – including guitar solo *
8.     “Rainbow In The Dark” *
9.     “Man On The Silver Mountain” *
10.  “Starstuck” *
11.  “Man On The Silver Mountain” – reprise *
12.  “Don’t Talk To Strangers” *

CD4: Outtakes, Singles & B-Sides
Tracks 1-7 unreleased
1.     “Evil Eyes” – Wyn Davis remix *
2.     “Don’t Talk To Strangers” – Take 1 (Joe Barresi mix) *
3.     “Invisible” – Take 1 (Joe Barresi mix) *
4.     “Invisible” – Take 3 (Joe Barresi mix) *
5.     “Rainbow In The Dark” – Alternative Guitar Solo Version (Joe Barresi mix) *
6.     “Straight Through The Heart” – Take 2 (Joe Barresi mix) *
7.     “Straight Through The Heart” – Take 3 (Joe Barresi mix)*
8.     “Rainbow In The Dark” – 7″ Mono Edit
9.     “Evil Eyes” – 1983 Version. B-Side of “Holy Diver”
10.  “Rainbow In The Dark” – 7″ Stereo Edit

* previously unreleased

HOLY DIVER: 2022 Joe Barresi Mix
2-LP Clear Vinyl Track Listing

LP1: Side One
1.     “Stand Up And Shout”
2.     “Holy Diver”
3.     “Gypsy”
4.     “Caught In The Middle”

LP1: Side Two
1.     “Don’t Talk To Strangers”
2.     “Straight Through The Heart”
3.     “Invisible”

LP2: Side One
1.     “Rainbow In The Dark”
2.     “Shame On The Night”
Bonus Track
3.     “Evil Eyes” – 1983 Version. B-Side of “Holy Diver”

LP2: Side Two
Etching

ROADIE CREW agora tem um canal no Telegram!

Participe para receber e debater as principais notícias do mundo do metal

https://t.me/roadiecrew

Recomendamos Para Você

Fechar
Fechar