DON AIREY recorda a “reputação terrível” que tinha o BLACK SABBATH quando trabalhou com a banda

Segundo o tecladista, banda era mal vista: "Tony Iommi por bater nas pessoas; Ozzy por ser maluco"

Durante sua participação no podcast Music Buzzz, o tecladista Don Airey, conhecido por seu trabalho com bandas icônicas como Black Sabbath, Judas Priest, Deep Purple, Rainbow e Whitesnake, falou sobre como foi integrar grupos com reputações já consolidadas. Ao recordar sua entrada nos estúdios do Black Sabbath, Airey comentou sobre os rumores que cercavam a banda na época.

“Entrar nas sessões do Black Sabbath, eles tinham uma reputação terrível — Tony Iommi por bater nas pessoas, Ozzy por ser maluco. E então entrei com meus teclados, montei tudo e eles chegaram. E a primeira coisa que o Ozzy disse foi: ‘Você quer uma xícara de chá?’. ‘Adoraria uma, por favor, Ozzy.’ Então sentamos, tomamos chá. Era como estar na sala de estar de alguém, com a família, que é o que eles eram — eles eram uma família… Eles eram simplesmente maravilhosos. O mesmo com o Judas Priest. O mesmo com todas essas bandas. O mesmo com o Purple.”

Don teve uma breve passagem pelo Black Sabbath no fim dos anos 1970, quando gravou teclados para o álbum Never Say Die!. Pouco depois, atendeu ao chamado do baterista Cozy Powell para integrar o Rainbow. Em 1980, durante um intervalo, contribuiu para o disco de estreia solo de Ozzy Osbourne, Blizzard Of Ozz. Após o fim da turnê do Rainbow, mudou-se para Los Angeles e permaneceu com Ozzy por mais três anos, participando também da gravação de Bark at the Moon.

Ao falar sobre sua entrada no Deep Purple em 2002, Don relembrou com bom humor:

Jon (Lord, ex-tecladista do Deep Purple) ficou doente. E eles tinham algumas sessões, alguns festivais (agendados), e o (baixista do Deep Purple) Roger (Glover) me ligou. Ele disse: ‘O que você está fazendo amanhã?’. E eu: ‘Estou regendo uma orquestra em um festival galês.’ Ele disse: ‘E depois de amanhã?’ Eu disse: ‘Nada demais.’ Ele disse: ‘Bem, o Deep Purple precisa de você. Vamos fazer (um festival em) Skanderborg (Dinamarca). Jon está doente. Você pode substituí-lo? Só três shows.’ Eu disse: ‘Tudo bem.’ Você pode me mandar o setlist, Rog? Ele disse: ‘Ah, setlist?’ Disse: ‘O que você quiser tocar.’ Ensaiamos à tarde com o (então guitarrista do Deep Purple) Steve Morse. Ele tinha uma música chamada The Well-Dressed Guitar que o Jon nunca quis aprender. Com a minha chegada, ele viu a chance de incluí-la no set. Então ele me ensinou The Well-Dressed Guitar. E a música entrou no repertório também. Subi ao palco e tive que improvisar. Ou você consegue, ou não… Fiz 20 shows substituindo o Jon e não pensei mais nisso, além de como tinha sido maravilhoso. Aí me ligaram e disseram: ‘Jon saiu. Temos quatro nomes na lista — todos os seus. Você aceita?’ Eu disse: ‘Preciso pensar. Sim.’”

Recentemente, Don Airey lançou seu novo álbum de estúdio, Pushed to the Edge, no dia 28 de março, via earMUSIC. O trabalho reúne nomes como Carl Sentance (Nazareth), Mitchell Emms (do The Voice UK), o guitarrista do Deep Purple, Simon McBride, o baterista Jon Finnigan e o baixista Dave Marks.

Clique aqui para receber notícias da ROADIE CREW no WhatsApp.

 

Foto: Roberto Sant’Anna (Roadie Crew)
Compartilhe:
Follow by Email
Facebook
Twitter
Youtube
Youtube
Instagram
Whatsapp
LinkedIn
Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS

DESTAQUES

ROADIE CREW #285
Março/Abril

SIGA-NOS

51,7k

57k

17,1k

983

23,8k

Escute todos os PodCats no

PODCAST

Cadastre-se em nossa NewsLetter

Receba nossas novidades e promoções no seu e-mail

Copyright 2025 © All rights Reserved. Design by Diego Lopes

plugins premium WordPress