O crescimento da popularidade do heavy metal nas últimas décadas é algo que deixa DORO PESCH feliz. A icônica vocalista, na ativa desde os anos 1980, celebrou as conquistas do gênero em entrevista a Daniel Dutra para a edição 280 da ROADIE CREW (clique aqui para adquirir).
Na visão da artista alemã, a banda que melhor ilustra a fama do gênero é o METALLICA. O grupo americano, que já vendeu mais de 125 milhões de discos e faz shows que lotam estádios em todo o planeta, já dividiu palco com o WARLOCK, em 1984, na posição de co-headliner, nos Países Baixos — em uma situação que até hoje deixa PESCH impressionada.
Ela relembra:
“Em 1984, recebemos o telefonema de um promotor de eventos na Holanda, dizendo: ‘Tenho um local que suporta 4 mil, 5 mil pessoas. Vocês gostariam de tocar aqui?’. Nós aceitamos, e ele continuou: ‘A outra banda que iria tocar não conseguirá vir’. O produtor não disse qual era, mas eventualmente descobri que era o TWISTED SISTER, e ele continuou: ‘Haverá outra banda, vindo de São Francisco, então, se for possível, gostaria que vocês tocassem antes dela. Ainda que anunciemos as duas como headliners, seria legal se vocês pudessem tocar antes’. É claro que topamos. Não era problema nenhum, porque só queríamos tocar! Fizemos o show para uma plateia completamente insana, que batia cabeça e pulava do palco, e decidimos ficar para ver o outro show, e foi quando vi o METALLICA subindo ao palco!”
Aquela foi a primeira vez que DORO viu ao vivo o quarteto, à época com o saudoso CLIFF BURTON no baixo, além de JAMES HETFIELD (voz e guitarra), LARS ULRICH (bateria) e KIRK HAMMETT (guitarra). Depois disso, ela desenvolveu uma relação de amizade com os colegas de profissão.
“Tocamos juntos mais algumas vezes, uma delas no Metal Hammer Festival, na Alemanha, e eles sempre foram maravilhosos. CLIFF BURTON, JAMES HETFIELD… Todos!”
A conexão de tantos anos levou DORO PESCH a regravar The Four Horsemen, música do primeiro álbum do METALLICA, Kill ‘Em All (1983), na edição física limitada de seu disco mais recente, Conqueress — Forever Strong and Proud (2023). Posteriormente, a faixa foi disponibilizada no novo EP Conqueress – Extended.
“Assim, é claro que eu tinha de regravar The Four Horsemen, por todas essas lembranças maravilhosas! Só de pensar que assisti ao METALLICA num lugar menos, tocando para quatro mil pessoas, e 31 anos depois pude vê-los no Rock in Rio… Isso é incrível!”
Por fim, a artista refletiu sobre como é interessante observar a popularidade do metal nos dias de hoje, tendo o METALLICA como um grande representante do gênero.
“É muito bom ver como o metal cresceu e como bandas como METALLICA se tornaram imensas no mundo todo, porque o estilo não era muito respeitado quando comecei. Todos nós, metalheads e bandas, tínhamos de lutar por aceitação e respeito, e fico feliz por hoje estarmos firmes e fortes. O METALLICA se tornou a maior banda do mundo, e isso é fantástico!”
A entrevista completa com DORO PESCH pode ser lida na nova edição da ROADIE CREW, #280. Para adquirir a revista e recebê-la em casa, acesse o site da loja oficial ou entre em contato pelo fone (11) 96380-2917 (WhatsApp).
Siga o canal “Roadie Crew” no WhatsApp: