A Sonicbond Publishing lançou um novo livro, Dream Theater: Every Album, Every Song, do autor Jordan Blum.
Nenhuma outra banda afetou o metal progressivo moderno tão profunda ou amplamente quanto o quinteto americano Dream Theater. Formado na Berklee College of Music como Majesty em 1985 pelo guitarrista John Petrucci, pelo baterista Mike Portnoy e pelo baixista John Myung, o grupo passou 30 anos repetidamente ultrapassando novas fronteiras e reinventando sua identidade. Embora outros artistas – como Queensrÿche e Fates Warning – tenham aberto o caminho para o subgênero prog-metal, o Dream Theater foi, sem dúvida, o primeiro a fundir influências do metal e do rock progressivo em uma mistura inovadora de instrumentação peculiar, arranjos extensivamente complexos e composição excepcional. Seja sutil ou abertamente, eles deixaram sua marca em quase todas as bandas de metal progressivo que se seguiram.
Neste livro, Jordan Blum examina todos os álbuns de estúdio do Dream Theater e suas circunstâncias nos bastidores, para explorar como o grupo impactou o gênero a cada lançamento. Se clássicos da década de 1990, como Images and Words e Metropolis Pt. 2: Scenes From a Memory, referências dos anos 2000 como Six Degrees of Inner Turbulence e Octavarium, ou até emocionantes esforços modernos como A Dramatic Turn of Events e Distance Over Time, cada sequência de álbuns contribui com algo crucial para tornar o legado do Dream Theater nada menos do que surpreendente.
Sobre o autor
Jordan Blum mora na Filadélfia (EUA) e é um editor associado a PopMatters, tem mestrado em Escrita Criativa e é o fundador/editor chefe de The Bookends Review, um independente jornal de artes criativas. Ele se concentra principalmente no rock/metal progressivo e contribuiu para muitas outras publicações, incluindo Sonic Perspectives, Paste, Progression, Metal Injection, Rebel Noise, PROG e Sea of Tranquility. Ele é o autor de Jethro Tull On Track, publicado pela Sonicbond em 2019. Finalmente, Jordan Blum registra suas próprias ideias malucas sob o pseudônimo Neglected Spoon e, além disso, ensina cursos de inglês em várias faculdades.