Ao que tudo indica, houve melhora na relação de Edu Falaschi com Rafael Bittencourt nos últimos anos. Após muitas brigas, os dois se reconciliaram ao menos na parte empresarial — e, agora, vocalista ex-Angra até mesmo fez um elogio público ao antigo companheiro.
Em entrevista ao Ibagenscast, Falaschi foi perguntado sobre os grandes guitarristas com quem trabalhou durante a carreira. Ele não poupou elogios a Bittencourt, que o entrevistador sequer havia citado como exemplo.
Ele falou:
“O Rafa, né, cara… O Rafael pra composição é surreal. Dá até medo. O que o cara conhece. O Bittencourt é bizarro, o jeito que ele constrói as estruturas das músicas, a noção melódica e harmônica dele pra construção de voz, corais. Eu aprendi muito, ficava sempre de olho, vendo os caminhos que ele seguia.”
O comentário foi feito após uma pergunta que, originalmente, discutia a parceria de composição do cantor com Kiko Loureiro (no Angra), Marcelo Barbosa (no Almah) e Roberto Barros (na carreira solo). Sobre os três, ele pontuou, destacando o atual parceiro:
“Comparar é f#da. Os três são muito bons. Cada um com sua característica. E teve também o Rafa. Sempre tive bons guitarristas, também o Demian Tiguez, do Symbols, o Paulo Schroeber (no Almah). […] Todos são bem especiais. O Roberto é um cara completo. Além de tocar violão muito bem, ele toca jazz muito bem, conhece muito de harmonia, compõe. […] Se preciso de uma parada meio moderna tipo djent, ou worship, de música de igreja, ou jazz meio tradicional, ou violão clássico… ele tem a linguagem. Fiquei meio mal acostumado [risos], porque você fica sem limites.”
Acertando as diferenças
Edu Falaschi já havia mencionado durante um episódio do Flow Podcast em dezembro que ele e Rafael Bittencourt estavam a caminho de acertar suas diferenças. O vocalista deixou o Angra em 2012 após problemas de refluxo gástrico que afetaram sua performance, e sua saída gerou brigas com relação à parte burocrática.
Em um episódio de junho de seu podcast Amplifica, Bittencourt discutiu a reaproximação dos dois. O músico comparou a relação com um casal separado.
“Eu e Edu Falaschi estamos nos entendendo sim. É uma coisa de maneira mais racional, esse lance dos direitos e licenças. Começa com isso, é o principal. Eu faria uma comparação quando um casal se separa.”
A fala veio relacionada ao desejo dos fãs do Angra de uma reunião com o antigo vocalista. Segundo Rafael, existe a possibilidade de fazer shows comemorativos, mas ambos os lados estão fazendo seus próprios trabalhos e produzindo música de qualidade, então a separação fez bem.
- Clique aqui para seguir o canal ROADIE CREW no WhatsApp.