Ragne Wahlquist, guitarrista e vocalista do Heavy Load, amplamente reconhecido como a primeira banda de heavy metal da Suécia e precursora do Viking Metal, faleceu nesta terça-feira (07). No próximo dia 23, Wahlquist faria 70 anos. A causa da morte não foi divulgada.
Segundo informações da emissora SVT, Ragne e seu irmão mais novo, o baterista Styrbjörn Wahlquist, estavam no meio das gravações do quinto álbum da banda, sucessor de Riders of the Ancient Storm, de 2023. Apesar da perda, há planos de o grupo concluir o trabalho e manter seu legado vivo.
Sobre o Heavy Load
Formado durante o rigoroso inverno de 1974-1975 em Estocolmo, o Heavy Load foi fundado pelos irmãos Wahlquist, que sempre tiveram o heavy metal aliado a temas vikings como inspiração. Essa conexão emocional com o passado nórdico, unida ao hard rock dos anos 1970, resultou em um estilo único, conhecido como Viking Metal. Essa abordagem inspirou diversas bandas ao redor do mundo nas décadas seguintes.
O primeiro álbum do Heavy Load, Full Speed At High Level, foi lançado em 1978, em uma época em que a mídia sueca considerava o hard rock um gênero “morto”. Contrariando essas previsões, os irmãos fundaram o famoso Thunderload Studios e o selo Thunderload Records, lançando clássicos como Metal Conquest (1981), Death Or Glory (1982) e Stronger Than Evil (1983).
Em 2023, a banda retornou com o álbum comemorativo de 40 anos, Riders Of The Ancient Storm, e disponibilizou o clássico Stronger Than Evil nas plataformas de streaming, incluindo faixas bônus da reedição de 2018.
Além de produzir seus próprios trabalhos, os irmãos Wahlquist gravaram álbuns lendários no Thunderload Studios, como Epicus Doomicus Metallicus do Candlemass, além de discos de Hammerfall e Yngwie Malmsteen.
A perda de Ragne Wahlquist deixa um grande legado no cenário do metal, tanto na Suécia quanto no mundo, reafirmando o impacto de sua visão musical e cultural.
- Clique aqui para receber notícias da ROADIE CREW no WhatsApp.