fbpx
Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

ESSENTIALS: Relapse Records #1 (1990-1999)

Não vamos nos enganar: se nunca ninguém tivesse estado disposto a investir seu suado dinheiro em uma banda desconhecida e completamente avessa ao mundo da música pop, o heavy metal jamais teria decolado e se transformado em um gênero de abrangência mundial. Sim, gravadoras e selos já cometeram deslizes graves em seu passado, mas foram fundamentais no estabelecimento do cenário que conhecemos. E vale lembrar, muitas das bandas que hoje adoramos, jamais teriam ultrapassado o estágio das demos sem um bom selo para dar o impulso no momento certo. Por isso, a ROADIE CREW inicia hoje uma nova série, que visa destacar alguns dos lançamentos mais importantes dos selos que ajudaram a fomentar a cena, e que marcaram gerações de ouvintes. A primeira a receber destaque é a RELAPSE RECORDS, que, lembro muito perfeitamente, me serviu como referência de qualidade e brutalidade sonora em uma época ainda sem internet. Bastava ver o selo ‘Relapse’ em um álbum, e já sabia que teria a ver com aquilo que eu queria ouvir. Nessa primeira parte, guiamos os colecionadores por 10 registros (singles, EP’s ou álbuns) fundamentais lançados entre os anos 1990 e 1999, a primeira era, por assim dizer. Lembrando que para deixar tudo ainda mais complicado, escolhemos trabalhar com apenas um único álbum por banda. Sem mais, vamos ao primeiro capítulo:

10) BRUTAL TRUTH – Sounds Of The Animal Kingdom (1997)

O baixista Dan Lilker sempre deverá ser lembrado como um dos caras mais ativos e inventivos do cenário metálico. E sem amarras musicais, vale dizer. Depois de gravar o primeiro álbum do ANTHRAX, o cara enveredou para um caminho mais brutal com o seu NUCLEAR ASSAULT, e mais brutal ainda com este fenomenal BRUTAL TRUTH, que sempre trilhou orgulhosamente os caminhos malditos do grindcore e do death metal. Depois de alguns anos ao lado da Earache Records (que também aparecerá por aqui em breve), os caras rumaram para a Relapse, e foi lá que lançaram este seu terceiro álbum completo, um ícone da música extrema desde a capa. Pesado, pútrido e extremo até o osso, Sounds Of The Animal Kingdom ajudou a lançar os moldes da música extrema pós-2000.

09) NEUROSIS – Through Silver In Blood (1996)

Tão genial quanto maluca e apaixonante, a jornada musical do NEUROSIS desconhece qualquer tipo de limites. Nascidos como uma banda de hardcore nos anos 80, eles evoluíram a sua sonoridade para algo experimental, progressivo e único, e não por poucos motivos são até hoje considerados como um dos nomes fundamentais do sludge. Pois bem, depois de bons álbuns ao lado da Alternative Tentacles, eles estavam agora com a Relapse Records, que já começava sua jornada pela música estranha e desafiadora. Confira sem medo as longas Strength Of Fates, Enclosure In Flame, Through Silver In Blood e Aeon, e se deixe levar por um dos álbuns mais desafiadores de sua época.

08) DECEASED – Luck Of The Corpse (1991)

Nascido em 1984 como Mad Butcher, e atuando desde 1985 com o nome atual, o DECEASED é um dos nomes fundamentais da primeira onda do death metal, e este Luck Of The Corpse é justamente a pedra fundamental de uma longa discografia (longa mesmo!) que continua ganhando novos capítulos até hoje. Claro que você encontrará as tradicionais referências ao thrash metal que são tão caras à formação, mas neste álbum de estreia eles pisam fundo no death metal ‘old school’, e garantem uma das melhores audições daquele que é considerado o melhor ano para o death metal.

07) MORTICIAN – HACKED UP FOR BARBECUE (1996)

Depois de passar alguns anos ao lado do INCANTATION, o baixista/vocalista Will Rahmer encontrou o seu parceiro ideal na música na figura do guitarrista/baterista Roger J. Beaujard, e como você já adivinhou, foi assim que nasceu o MORTICIAN, um dos atos mais extremos dos anos 90. Mesclando grind, death metal, e ‘samples’ de filmes de terror, a dupla criou uma das atmosferas musicais mais incrivelmente agressivas de sua época, e tudo aparece condensado neste primeiro álbum completo, Hacked Up For Barbecue. Apenas tente não se aborrecer com as vinhetas, de resto, é podreira pura!

06) NILE – Amongst The Catacombs Of Nephren-Ka (1998)

Depois que o DEICIDE elevou o alcance do death metal com seu Legion (1992), e o SUFFOCATION estabeleceu os parâmetros de todo um novo cenário com o seu Effigy Of The Forgotten (1991), o death metal se tornou algo muito mais complexo e desafiador, especialmente nos últimos anos da década de 90. Extremamente técnico e com as letras absolutamente focados na História e cultura do Antigo Egito, o NILE foi por anos a banda mais competente e completa do gênero, e não por poucos motivos logo agregou uma imensa legião de seguidores. Confira o primeiro capítulo dessa história em Amongst The Catacombs Of Nephen-Ka.

05) INCANTATION – Onward To Golgotha (1992)

Certo, mais um dos pilares do death metal nesta lista, e este um dos mais célebres e influentes, especialmente se você considerar a cena atual, onde TOMB MOLD, ORTHOSTAT, BLOOD INCANTATION e GRAVE MIASMA operam com tanta segurança. Misturando o poder de devastação absoluta do death metal com a aura depressiva e angustiante do doom metal, John McEntee e seu INCANTATION criaram uma das obras definitivas do gênero. Sem demora, confira o riff de abertura de Golgotha, e deixe-se guiar por esse mundo antigo repleto de ameaças e maldições.

04) NASUM – Inhale/Exhale (1998)

Não tem nem como negar, uma das grandes forças do catálogo da Relapse sempre foram as excelentes bandas grindcore, que só eles pareciam capazes de garimpar no imenso solo do metal extremo. E, se vamos falar de grindcore, impossível não citar o incrível NASUM, uma das grandes forças de sua época. E, se você acha que grind é só barulho, este talvez seja o disco ideal para você mudar seu conceito. São 38 músicas em pouco mais de 44 minutos, mas aqui você tem peso, riffs ótimos, groove (sim, e do bom!), letras bem sacadas, linhas instrumentais realmente cativantes… Comece pela faixa-título, e simplesmente se deixe levar.

03) AMORPHIS – Tales From The Thousand Lakes (1994)

Todo mundo reconhece o talento soberbo dos finlandeses do AMORPHIS, todos se rendem a sonoridade única e desafiadora que eles vêm refinando ao longo dos anos, então é sempre bom relembrar onde tudo começou. E, sendo bem sincero, não sei se eles teriam um ambiente tão propício para a inventividade na música extrema quanto era a Relapse nos anos 90. O segundo álbum dos finlandeses é um clássico, possui músicas soberbas, arranjos encantadores, e muito metal extremo. Sim, a única coisa que você não poderia fazer na Relapse era soar convencional.

02) REPULSION – Excruciation (1991)

Quando escolhemos colocar um single em uma lista como essa, e em uma posição tão alta, é óbvio que isso significa que ele causou muito barulho. Foi assim com este Excruciation, lançado em 1991 como parte da coleção intitulada ‘Relapse Single Series’. Ainda lembro quando um amigo gravou uma cópia em fita K7 desse single (completado pelas demos antigas do MORBID ANGEL), e me apresentou esse universo estranho e (sem trocadilho planejado) repulsivo de música. Como aconteceu com muitos na época (duros tempos sem internet), este foi meu primeiro contato com o REPULSION, e apenas anos mais tarde tive o prazer de colocar as mãos em uma cópia do único disco oficial dos caras, o incrível Horrified, lançado muito antes, em 1989.

01) SUFFOCATION – Human Waste (1991)

Já falamos antes sobre quantas transformações abalaram o death metal nos anos 90, e já colocamos o SUFFOCATION sob os merecidos holofotes. O que não mencionamos ainda é que foi com este EP de 1991 que eles começaram a sua trajetória, Human Waste. São pouco mais de vinte minutos de música, são apenas seis canções (uma em versão demo), mas que canções! Você nunca se recupera do impacto de Catatonia, até hoje uma das mais pedidas nos shows. E ainda tem Jesus Wept e Mass Obliteration, para dar mais sabor ao caldo. Fundamental na coleção de qualquer fã de metal, indispensável para os fãs de death metal.

 

Edições avulsas, assinatura física e digital.

Conheça a nossa Roadie Crew Shop – acesse https://roadiecrew.com.br/roadie-shop

Compartilhe:
Follow by Email
Facebook
Twitter
Youtube
Youtube
Instagram
Whatsapp
LinkedIn
Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS

EXCLUSIVAS

ROADIE CREW #279
Março/Abril

SIGA-NOS

44,9k

57k

17,3k

99o

22,6k

Escute todos os PodCats no

PODCAST

ROADIE SHOP

SIGA-NOS

Cadastre-se em nossa NewsLetter

Receba nossas novidades e promoções no seu e-mail

Copyright 2024 © All rights Reserved. Design by Diego Lopes

plugins premium WordPress