PremiereRoadie News

Ex-integrantes do MEGADETH, CHRIS ADLER e JAMES LoMENZO formam o FIRSTBORNE e agora lançam EP e lyric videos

Artista vencedor do Grammy Award, o baterista Chris Adler se juntou a outro ex-integrante do Megadeth, o baixista James LoMenzo, em um novo projeto chamado Firstborne, que acaba de lançar seu homônimo EP de estreia. Esse é o primeiro trabalho de Adler desde que deixou o Lamb of God e também o Megadeth, com quem gravou o mais recente álbum do grupo, o premiado Dystopia (2016).

O restante do line-up do Firstborne é completado por Girish Pradhan (vocal e guitarra) e Myrone (guitarra). O EP Firstborne inclui cinco músicas, sendo que duas delas ganharam lyric videos, The Anthem e Primordial. O material representa vários anos de dedicada introspecção e esforço refinado à ideia de uma mensagem pesada e positiva.

O tracklist de Firstborne é:

1. Primordial

2. Anthem

3. Roll the Dice

4. Apocalypse

5. Hunter Hunted

O EP já está disponível no Bandcamp e em todos os serviços de streaming. A banda também adquiriu um acordo exclusivo com o CEO da Rare Records, Doug Bear, na Austrália, para um lançamento limitado do EP em vinil colorido de 12 polegadas, CD e cassete. Além disso, separadamente, um vinil colorido de sete polegadas, incluindo a faixa Separate Ways (não disponível no vinil de 12”, CD ou cassete), foi lançado em toda a Austrália, com venda mundial disponível.

O Firstborne trabalhou em estreita colaboração com o artista Craig “Goonzi” Gowans, para criar dois lyric videos que acompanham o lançamento (assista-os abaixo).

Além da disponibilidade em todos os serviços online de streaming, o debut EP do Firstborne está disponível no Bandcamp por um motivo importante. A data em que foi lançado, 19 de junho, não foi aleatória. No dia 19 de junho, o Bandcamp doou 100% de suas vendas para o Fundo de Defesa Legal da NAACP. O Firstborne apoiou a causa e fez uma doação adicional a cada venda durante a primeira semana de lançamento. A banda insistiu para que o preço das vendas do Bandcamp caísse no status “pague o que você quiser” (mínimo de 1,29 dólar), permitindo que qualquer pessoa oferecesse o apoio que desejasse.

Como era de se esperar, Adler escolheu meticulosamente seus colegas de bandas nesse empreendimento. Recentemente, o baterista compartilhou palco no Oriente Médio com LoMenzo que, na ocasião, estava tocando com a banda Hail!. Antes disso, LoMenzo e Adler compartilhou se orbitaram por anos viajando juntos em turnês pelo mundo. A conexão era inevitável. Adler e Myrone começaram sua parceria no início de 2019, depois que o guitarrista percebeu o endereço de e-mail de Adler anexado a um e-mail de notificação de vendas do Bandcamp. Adler era fã do talento de Myrone há anos e, assim que se conectaram, o jogo começou.

Um encontro casual na Índia, quase um segundo lar de Chris após oito visitas, foi a faísca necessária para formar o Firstborne e Chris voltar ao estúdio. Adler conheceu e dividiu o palco com Pradhan durante uma ‘clinic tour’ de seis semanas na Índia, no outono de 2019. Após o primeiro show da ‘clinic tour’, Adler imediatamente ligou para Myrone, observando que ele havia “conquistado o ouro” em sua busca por um vocalista para o projeto, até então ainda sem nome.

A mensagem lírica do Firstborne reflete uma trilha sonora feita para todos, destinada a ser um farol positivo neste momento sombrio de pandemia de Coronavírus. O primeiro single/lyric video, Anthem, fala diretamente sobre isso.

Pradhan explica: “Anthem é sobre como os governos usam as pessoas para seu próprio benefício. Instigar e dividir comunidades umas contra as outras, usando conceitos milenares como religião, raça e casta. Enquanto as pessoas lutam entre elas mesmas, os governos dominantes e a oposição pensam em seu próprio benefício. Infelizmente, muitos não podem ver isso ou, pior ainda, fecham os olhos. Como você fala contra a injustiça é uma escolha pessoal. Alguns vão às ruas, enquanto outros usam música e arte. A injustiça está fazendo vista grossa e ignorando os erros de nossas sociedades. Por maior ou menor que seja a contribuição que você faz é irrelevante. O importante é que todos façamos a nossa parte – à nossa maneira – e contribuamos para o todo”.

Pradhan é um conhecido artista de turnês e gravação na Índia e reside em Bengaluru. Sua banda, Girish and the Chronicles, ganhou as manchetes internacionais no início deste ano com seu novo álbum Rock the Highway e os videoclipes Rock ‘n Roll is Here to StayIdentity Crisis e Rock the Highway.

Falando sobre sua experiência de compor com o FirstborneMyrone explica: “Cada parte dessa experiência foi extremamente surreal para mim. Girish é um dos melhores vocalistas de metal do planeta, Chris é um dos bateristas mais influentes dos últimos 25 anos e o J-LO pode tocar de Megadeth a John Fogerty e a Motown e tudo mais. Não posso acreditar que posso compartilhar arquivos com eles”.

Myrone é um produtor e guitarrista de Los Angeles, e foi pioneiro no gênero “soft shred”. Nos últimos seis anos, ele lançou sete álbuns e dois EPs instrumentais de guitarra e acumulou milhões de acessos no Spotify. Além de suas próprias gravações, ele colaborou com Rivers Cuomo (Weezer), SZALittle BootsMichael Christmas e Deaton Chris Anthony. Mais recentemente, Myrone foi o guitarrista número um de Los Angeles na produção de Rock of Ages, o 29º show mais longo da história da Broadway.

LoMenzo é um veterano, que ficou conhecido nos anos 80 com sua banda multi-platinada de hard rock White LionLoMenzo é um dos baixistas de rock mais procurados do mundo. Sua lista de créditos inclui também Black Label SocietyPride & GloryMegadethJerry CantrellDavid Lee Roth , Slash Snakepit , Lynch MobFrehley’s Comet e muito mais. Recentemente, ele foi o baixista de turnê e gravação do lendário John Fogerty e pode ser visto no vídeo John Fogerty: My Fifty Year Trip, gravado ao vivo no Red Rocks em 2019.

Lomenzo falou de sua colaboração em sua nova banda, Firstborne: “Conheci o Chris em 2006 na (turnê) “Gigantour” do Megadeth. Eu estava tocando baixo com Megadeth. Assistindo Chris naquela turnê, lembro de ter sido atingido pela criatividade, velocidade e poder de sua bateria com o Lamb of God. Por outro lado, achei que ele era uma alma gentil e atenciosa. Anos depois, tive a oportunidade de finalmente tocar com Chris, tocando no Oriente Médio a banda de estrelas do metal HAIL! Tivemos um ótimo momento. Na ocasião, Chris mencionou que estava ansioso para explorar e fazer todos os tipos de música. Sugeri que ele me mantivesse em mente. A próxima coisa que sei é que estou sendo apresentado a Myrone por meio de uma demo que Chris me encaminhou. Fui imediatamente atraído pela música. A guitarra de Myrone está simplesmente ligada a qualquer estilo. Ele é uma amálgama brilhante de rock clássico, e de metal moderno e clássico. Além de tudo isso, fiquei chocado com Girish! Uma voz alta e poderosa que, embora exclusivamente sua, evoca imagens dos maiores cantores de metal, blues e rock clássico. Sua voz é um veículo poderoso e emotivo para informar através de suas letras sinceras e socialmente conscientes. Para mim, a combinação de todo esse talento musical é maravilhosamente única e perfeitamente familiar. Estou muito orgulhoso e empolgado pelos fãs de música ouvirem essa nova colaboração musical”.

Adler acrescenta: “Tive uma sorte incrível em meus empreendimentos criativos. Desde o início, procurei os melhores musicos que poderia encontrar para trabalhar junto. Foi uma jornada incrível que claramente não acabou. Algumas coisas mudaram. Isso pode não ser exatamente o que as pessoas esperam de mim agora, e estou ciente e aceito isso. É hora de algo novo. Tenho uma plataforma para apresentar algo importante, verdadeiro e colaborativo. A criação do Firstborne acena à coesão como uma declaração de missão. Não se trata de ficar bravo o tempo todo, egos ou fabricar um drama polarizador. “Isso está certo” agora é meu despertador. Girish , Myrone e James têm a mentalidade exata do lema ‘mate à todos!’, mas vamos garantir que todos estejam bem e curtindo o que eu tento trazer para tudo o que faço. O Firstborne é o resultado de todas as minhas experiências, positivas e negativas, e tenho orgulho do que estamos fazendo juntos”.

Chris Adler é um baterista de metal americano de Richmond, Virginia. Fundou o Lamb of God em 1994 e ajudou a inaugurar o que os críticos apelidaram de “Nova Onda do Heavy Metal Americano”. A discografia de Lamb of God com Chris inclui vários Discos de Ouro e DVDs de platina, além de cinco indicações ao Grammy.

Adler recebeu um Grammy com o álbum Dystopia do MEGADETH e também fez uma turnê com a banda para divulgá-lo, enquanto fazia malabarismos e ocasionalmente combinava datas com o Lamb of God. Ele colaborou e contribuiu para álbuns do Protest hte HeroTestamentThaikkudam BridgeMichael Angelo Batio e Ron Jarzombek. Em 2018, Chris criou uma empresa de gerenciamento de artistas, chamada Kintsugi Management.

O Firstborne está trabalhando exclusivamente com o amigo de longa data Marwan Aylouche, um designer industrial e artista digital de Boston. A estreia ao vivo da banda acontecerá em 2021, aparecendo em vários festivais e turnês internacionais, que no momento estão sendo agendados ou remarcados. Um segundo EP está em andamento, com lançamento previsto ainda para 2020.

Recomendamos Para Você

Fechar
Fechar