Desde 2020, Dino Cazares é o único integrante que resta da formação clássica do Fear Factory. Naquele ano, o vocalista Burton C. Bell deixou o grupo em circunstâncias que, segundo o guitarrista, dificultam qualquer reunião.
Em entrevista ao podcast Life Is Peachy (transcrição via Blabbermouth), Cazares explorou as brigas entre os integrantes ao longo dos anos. O músico revelou que a saída de Bell foi em parte por causa do resultado de um processo movido pelos ex-membros Christian Olde Wolbers (baixo) e Raymond Herrera (bateria).
Ele falou:
“Burton e eu fomos processados por Christian e Raymond devido a dinheiro não pago. A gente devia dinheiro para eles. Eu acabei vencendo a minha parte do processo contra eles, mas Burton perdeu e ficou devendo um milhão de dólares. Então ele decidiu sair da banda.”
As consequências para o cantor foram graves. Devido a circunstâncias no processo de falência movido por ele após perder a sua parte da ação, toda sua renda derivada do Fear Factory seria direcionada a pagar a dívida de um milhão de dólares com Wolbers e Herrera. Isso o deixou desiludido, segundo Cazares.
“Aí ele falou um monte de coisa na imprensa, tipo que ele só fazia o Fear Factory por necessidade, porque precisava de dinheiro, não acreditava nas letras que escrevia, blá, blá, blá. Ele disse que se sentia preso no Fear Factory, como se estivesse limitado artisticamente no grupo. E está tudo bem com isso.”
Sem reunião do Fear Factory clássico
Quanto à possibilidade da formação clássica do Fear Factory se reunir, Dino Cazares se mostrou cético. O guitarrista até citou o exemplo de outra banda cujo retorno recentemente ruiu.
“Olha, claro, seria fácil para nós quatro nos reunirmos, mas não seria fácil para a gente lidar negócios com eles, não seria fácil compor com eles e não seria fácil porque alguém precisaria tomar controle da situação e esse alguém seria eu. Ninguém mais. Isso não funcionaria. É só ver o que aconteceu com o Jane’s Addiction. Eles voltaram. [risos]”
O guitarrista também elaborou sobre a polêmica em torno dele agora ser dono da marca Fear Factory. Como parte do processo de penhora dos bens de Bell, a metade dos direitos que pertencia ao vocalista foi colocada em leilão, e ele não podia readquiri-los por decisão do juiz. Cazares então deu um lance maior ao dos ex-integrantes – interessados na compra do nome.
Entretanto, Dino revelou que não podia simplesmente repassar os direitos novamente para Bell, pois isso constitui colusão entre as partes. E Burton não podia comprar de volta dele ou receber o equivalente de Cazares pois Wolders e Herrera haviam congelado seus bens.
- Clique aqui para receber notícias da ROADIE CREW no WhatsApp.