O lendário Fish anunciou que relançará seus dois primeiros álbuns solo, Vigil in A Wilderness of Mirrors, de 1990, e Internal Exile, de 1991, através de sua gravadora Chocolate Frog Record Company, no próximo dia 22 de julho. Aproximando-se da aposentadoria, o artista afirma que estes serão seus últimos lançamentos.
“Há um senso de conclusão ao relançar os dois primeiros álbuns da minha carreira solo enquanto me aproximo da “Farewell Tour” e da minha aposentadoria da indústria musical”, explica Fish. “Eles foram álbuns seminais na sua época e as recentes remixes de Calum Malcom lhes deram uma nova vida, energia e uma dinâmica completamente diferente. Encerrar a gravadora com esses lançamentos parece uma saída respeitosa e adequada, e um fechamento dramático de uma porta na minha vida.”
Fish, ex- vocalista do Marillion, também lançou um remix de 2024 de sua versão do hit número um de Thunderclap Newman em 1969, Something In The Air, que fez parte do álbum Internal Exile e que você pode ouvir abaixo.
“Eu pensei que com a Eleição Geral se aproximando, é bastante apropriado. A música foi um sucesso número 1 para Thunderclap Newman em julho de 1969 e parte do movimento de rebelião pós-flower power. Talvez seja um pouco irônico, mas é uma letra muito ressonante e esta versão é realmente muito legal e um hino perfeito para um verão de mudança!”
As versões deluxe de edição limitada vêm com quase 100 músicas cada, incluindo o álbum original e os lados B. O segundo CD em ambos os lançamentos é uma coleção de demos nunca antes lançadas, e os CDs 3 e 4 contêm versões ao vivo de todas as músicas de diferentes épocas e formações de banda, proporcionando visões alternativas, interpretações e performances ao longo dos anos.
Os Blu-rays têm versões dos álbuns de 2024 em Dolby Atmos e 5.1 mixadas por Avril Mackintosh e Andy Bradfield, além de dois documentários filmados por David Barras e Scott Mackay; uma discussão introspectiva completa com Fish de mais de uma hora e meia e outra entrevista filmada com Mark Wilkinson sobre a arte e suas memórias dos períodos, além dos vídeos promocionais dos respectivos singles dos álbuns, com o áudio de 2024 substituindo a gravação original e áudio remasterizado de dois concertos completos do período de 1989-1991 que foram anteriormente lançados como ‘bootlegs oficiais’ em 1993. Os quatro shows foram excluídos, mas agora estão remasterizados e reunidos nestas odisseias retrospectivas da carreira de Fish.
Tanto Internal Exile quanto Vigil in A Wilderness of Mirrors também serão lançados em versões ‘standard’ como CD Digipaks em capa dura com 48 páginas de arte e fotografias. As versões standard têm 3 CDs cada; CD1 a remix de 2024, CD2 as demos e CD3 uma compilação de material ao vivo ao longo dos anos.
Siga o canal “Roadie Crew” no WhatsApp: