Ícone e definidor do gênero symphonic metal, o veterano grupo sueco Therion está prestes a lançar no próximo dia 15 de dezembro um novo álbum de estúdio, parte final da trilogia Leviathan, intitulado Leviathan III. Nesta quarta-feira (18), a banda revela o segundo single do disco, para a música Ruler of Tamag, que é uma continuação mais do que digna do legal musical do mentor Christofer Johnsson, pioneiro do metal sinfônico nos anos 90.
Ruler of Tamag oferece uma introdução suave de violão e vocais femininos persistentes, abrindo-se para um cenário de conto de fadas dos velhos tempos, que então explode em uma faixa pesada com partes sombrias que se transformam em uma fascinante sinfonia semelhante a uma partitura. O single chega acompanhado de lyric video. Confira-o abaixo.
Christofer fala sobre Ruler of Tamag: “A música foi escrita por mim e por Thomas Vikstrôm e tem muitas influências do Oriente Médio na música. Liricamente, ela trata do governante do submundo na mitologia turca chamado Erlik. Partes da música estão na língua turca. Colaborei com Soner Canözer da extinta banda turca de metal sinfônico Almora para a tradução/reescrita das partes turcas das letras”.
E ressalta: “O lyric video foi feito por Carlos Toro da Abysmo Films que fez nossos videoclipes nos últimos 13 anos”.
Faça aqui a pré-encomenda do álbum Leviathan III
O álbum começa com a poderosa Ninkigal, catapultando o ouvinte diretamente para o universo dramático do Therion com composições habilmente elaboradas e vocais femininos operísticos de Lori Lewis, alternando com rosnados sombrios e melodias agradáveis. Então explode em uma faixa pesada com partes sombrias, construindo uma fascinante sinfonia semelhante a uma partitura. O Therion mais uma vez extrai charme da coragem de misturar estilos que vão desde partes góticas ao death metal melódico e elementos neoclássicos ao power metal de uma forma complexa e versátil, desafiando assim seus ouvintes como testemunhado em Twilight of the Gods. As músicas são rapidamente envolventes e empregam habilmente melodias cativantes, como observado em faixas edificantes como An Unsung Lament e Baccanale. Melodias avançadas são combinadas com elementos de rock, letras cativantes e partes de coral, enquanto a animada Maleficium é estruturada em torno de um dueto entre Thomas Vikström e Lori Lewis. Ayhuasca é uma verdadeira jornada musical com um coro masculino e elementos psicodélicos, enquanto a veloz Nummo oferece esplêndidas explosões de guitarras pesadas e os melhores vocais e coros clássicos”.
No geral, as composições tendem para o magnífico e teatral, oferecendo uma grande variedade de estilos musicais, ao mesmo tempo em que confundem habilmente as fronteiras do metal e da música clássica. Com a sua mais recente obra, Leviathan III, o mentor Christofer Johnsson prova mais uma vez o seu incrível talento, e que o Therion aperfeiçoou a sua própria combinação de versáteis estilos – resultando na criação de uma liga sinfônica própria.