Para uma banda com uma discografia tão extensa como a do KISS, é difícil manter a qualidade em todos os álbuns. Consciente disso, Gene Simmons revelou em entrevista à Classic Rock qual álbum ele considera o pior do KISS: Music From “The Elder”. Sem vaidades, o baixista e vocalista assumiu a responsabilidade pelo fracasso do álbum lançado em 1980. Simmons explicou que Tommy, clássico do The Who, foi a inspiração para fazer de The Elder um trabalho conceitual, e admitiu que comparar sua banda ao grupo britânico para um projeto desse tipo foi pretencioso.
“Eu assumo a culpa por isso, porque foi ideia minha”, disse Simmons. “Lembro-me de dizer ao (produtor) Bob Ezrin que eu estava escrevendo um roteiro de filme, estávamos fazendo um álbum conceitual baseado nisso, e ele disse: ‘Vamos fazer nosso próprio Tommy!’ Eu disse: ‘Sim. Se o Who pode fazer isso, por que não podemos? Bem, a resposta direta é porque não somos o Who! Existem alguns fãs que amam esse disco. Para mim, foi (um trabalho) desonesto”.
Music From “The Elder”, nono álbum de estúdio do KISS, marcou a entrada do baterista Eric Carr no lugar de Peter Criss, e foi o último com o também integrante original Ace Frehley (guitarra). Peter e Ace só voltariam ao Kiss em 1996, quando a banda reuniu sua formação original e voltou a fazer uso das maquiagens e indumentárias estilizadas.
A “desonestidade” não se resume a Music From “The Elder”
Embora possa parecer forte Gene Simmons considerar Music From “The Elder” um trabalho desonesto, ele afirma que há outro álbum do KISS que é ainda mais: o controverso Carnival of Souls, de 1997. “Estávamos tentando seguir uma tendência em vez de sermos nós mesmos. Em retrospectiva, o KISS nunca passou tempo suficiente no estúdio. Destroyer (1976) é ok, e eu gosto de Revenge (1992), mas o KISS sempre foi mais sobre a experiência ao vivo”.
- Clique aqui para seguir o canal ROADIE CREW no WhatsApp.