O dia 26 de setembro é especial na história do Iron Maiden e de Bruce Dickinson. Foi em uma data como esta, que no ano de 1981 as duas partes cruzaram seu caminho e marcaram para sempre a história do heavy metal. Bruce foi recrutado da banda Samson, com a qual se juntou em 1979. Após o “Reading Festival”, Bruce foi questionado pelo lendário empresário do Iron Maiden, Rod Smallwood, se estaria interessado em fazer um teste para o Maiden.
A princípio, Bruce se manteve reticente, porém acabou concordando com o teste desde que aceitassem uma condição sua: exigiu usufruir de sua liberdade criativa. A audição de Bruce com o Iron Maiden aconteceu no início de 1981 em uma sala de ensaios localizada no distrito de Hackney, em Londres.
Antes de ligar o microfone, Bruce quis ouvir os outros membros do grupo tocando algumas músicas do repertório da banda. Eles aceitaram e mandaram Prowler, Sanctuary, Running Free e Remember Tomorrow. Sentindo-se preparado, mais tarde Dickinson foi convidado a tocar as músicas do Maiden junto com a banda.
Se ele se saiu bem? Bom, o fato é que no dia 26 de setembro de 1981, Bruce Dickinson foi oficializado como o novo vocalista do Iron Maiden. Exatamente um mês após ser efetivado no cargo, precisamente no dia 26 de outubro de 1981, Bruce Dickinson fez a sua estreia ao vivo com o Iron Maiden, em show realizado no Palazzo dello Sport, em Bologna, na Itália, pela “Killer World Tour”.
Em 2021, Bruce Dickinson recordou sua audição para vocalista do Iron Maiden em entrevista à Rolling Stone: “Fiz duas audições, na verdade. A primeira foi apenas em uma sala de ensaio. Eles me pediram para aprender quatro músicas e eu pensei: “Bem, eles só têm dois álbuns. Vou aprender todas.” Então nós focamos em um monte delas, e então começamos a fazer uns covers antigos, de Thin Lizzy e Deep Purple, porque conhecíamos todos eles.”
Bruce explicou o plano que a banda lhe passou: “Então eles tiveram que sair e fazer alguns shows com o antigo cantor, Paul [Di’Anno], na Suécia. Aí, pensei: “Bem, isso deve ser meio difícil porque eles acabaram de ter esse tipo de dia muito divertido comigo.” E então eles voltaram e disseram: “OK, bem, nós o demitimos e agora queremos fazer um teste em um estúdio de gravação apenas para ter certeza de que não estamos ouvindo coisas”.
E disse ainda: “Eu fui e lá estava o grande e saudoso Martin Birch. E eu cantei mais de quatro faixas de apoio que eles gravaram ao vivo no Japão. E estava Siskel e Ebert, dois polegares para cima, e eu estava dentro naquela noite. Então todos nós fomos para um show do UFO, eu acho, em um teatro em algum lugar e bebemos muita cerveja. E depois o resto é história. O trabalho árduo, na verdade, começou no dia seguinte.”
E o resultado da audição do substituto de Paul Di’Anno você pode conferir abaixo. O link a seguir exibe a fita com a gravação da audição de Bruce, cantando as músicas Killers, Twilight Zone e Wrathchild.