fbpx
Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

HELLLIGHT – São Paulo (SP)

Por João Messias Jr. | Fotos: Augusto Roberto do Nascimento

O último dia 25 de fevereiro (sábado) entra para a história para este que vos escreve. Afinal, a data acima se trata de um retorno aos shows de rock depois de quase três anos. E os amantes de música pesada sabem tão bem que ouvir as músicas que você gosta em casa é uma sensação maravilhosa, mas assistir a uma apresentação de uma banda que gosta ao vivo é muito melhor. Desta forma, tive a oportunidade de ver in loco a apresentação de um dos maiores nomes da música soturna nacional: o HellLight.

O trio atua no cenário underground desde 1996 e, durante a sua caminhada, já soltou sete álbuns de estúdio, além de ter se apresentado com diversos nomes da música nacional e internacional, como Therion, Candlemass, Unholy Outlaw, Eternal Sorrow; além disso, recentemente se apresentou na Bélgica.

Até aí, tudo beleza, mas confesso que imaginei que realizar um evento num dia de apresentação de blocos de carnaval era algo que poderia ser um tiro no pé. Porém, felizmente a má impressão logo foi deixada de lado pelo bom número de camisas pretas pela região, seja no Sodom Bar, próximo ao templo do metal, capitaneado por Walcir Chalas, responsável por ser a porta de entrada para muitos no cenário da música pesada, seja com os lançamentos do selo Woodstock ou pelo Comando Metal, que era transmitido na 89FM.

Com um excelente público, banda preparada, era só aguardar o início do evento na icônica loja. Previsto para 15h, a celebração a música soturna teve início quarenta minutos depois, com as bênçãos de Walcir  Chalas, que, em seguida, passou o microfone para o vocalista e guitarrista Fabio de Paula, que contou de forma rápida a experiência de tocar na Bélgica e assim teria início a apresentação. Teria, pois um pequeno problema fez a banda iniciar as coisas novamente, e aí eu e o bom número de pessoas tivemos a experiência de vivenciar uma experiência lúgubre, densa e intimista que, num ritmo hipnótico, tornaram música e banda praticamente uma coisa só. A primeira do set foi Until the Silence Embraces, faixa-título do mais recente trabalho, lançado em 2021, que apesar do rótulo “funeral doom”, para situar o leitor, o estilo praticado é um mix de doom/death e muitos elementos atmosféricos.

As músicas longas, que ultrapassam os dez minutos de duração, não foram um problema para os presentes, que vibravam a cada sensação emitida pelas  notas/acordes/batidas emanadas por Fabio de Paula (vocal e guitarra), Alexandre Vida (baixo) e Renan Bianchi (bateria e backing vocals). O set seguiu com uma pequena volta ao tempo com Dive in the Dark e Distant Light That Fades, de Journey Through the Endless Storms (2015). Ali todas as dúvidas foram sanadas sobre o fato de um show de doom metal ser cansativo, devido aos andamentos mais lentos, o que de cansativo nada teve, pois tudo foi muito coeso e os samplers foram o recheio necessário para que tudo funcionasse perfeitamente.

Ainda foram executadas durante o set de aproximadamente 90 minutos as músicas Shades of Black, The Dead Moment, While the Moon Darkness, que conectou o presente e o passado da banda, seguramente o melhor momento da carreira. Time, do já citado Journey Through the Endless Storms, deu números finais ao evento, que merece os parabéns em todos os aspectos. O som estava com uma boa qualidade e a banda executou o repertório com maestria. Além disso, tivemos muitas pessoas prestigiando, o que é um fator determinante para que iniciativas como essa capitaneada por Walcir Chalas continuem sendo propagadas e captem mais pessoas – desde jovens ávidos por shows até os tiozões que acham que a magia ficou nos anos 80. E que a magia dos espetáculos continue viva em nossos corações. Não pretendo ficar mais três anos sem shows de jeito nenhum!

A ROADIE CREW agora tem um canal no Telegram!

Participe para receber e debater as principais notícias do mundo do metal

https://t.me/roadiecrew

Compartilhe:
Follow by Email
Facebook
Twitter
Youtube
Youtube
Instagram
Whatsapp
LinkedIn
Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS

EXCLUSIVAS

ROADIE CREW #279
Março/Abril

SIGA-NOS

44,2k

57k

17,3k

1k

22,5k

Escute todos os PodCats no

PODCAST

ROADIE SHOP

SIGA-NOS

Cadastre-se em nossa NewsLetter

Receba nossas novidades e promoções no seu e-mail

Copyright 2024 © All rights Reserved. Design by Diego Lopes