A Mosh Productions traz na edição de 2023 do Hell’O’rizonte Mosh Fest um grupo de grande respaldo no cenário underground nacional e mundial. Nessa edição que ocorrerá no Mister Rock, as bandas Incantation, Mutilator, Dorsal Atlântica e Mortifer Rage trarão altos decíbeis de peso para a noite da capital mineira.
Sobre as bandas, o Incantation dispensa comentários como uma das grandes instituições do death metal. A banda foi formada em 1989 por John McEntee e Paul Ledney na cidade de Nova Iorque (embora atualmente é cediada na cidade de Johnstown, Pensilvania, EUA) e se consagrou no cenário com álbuns de enorme importância como Onward to Golgotha (1992), Mortal Throne of Nazarene (1994) e Diabolical Conquest (1998). O Incantation já tem uma relação de longa data com o Brasil, tendo tocado diversas vezes em nosso país, sendo várias delas em Belo Horizonte.
O Mutilator é um dos nomes representativos da icônica cena belorizontina do metal nos anos 80 que relevou grandes bandas para o mundo. Responsável pelo clássico Immortal Force (1987), a banda também participou da reconhecida primeira edição da compilação Warfare Noise lançada pela Cogumelo Records em 1986 na qual também participaram as bandas Chakal, Holocausto e Sarcófago. Felizmente, após tempos fora dos palcos a banda vem nos últimos anos cada vez mais ativa e atualmente sua formação é composta por Pedro Ladeira (vocal), Igor Podrão (guitarra), Cesar Pessoa (guitarra) e os veteranos irmãos e membros fundadores Rodrigo Neves (bateria) e Ricardo Neves (baixo).
A lendária Dorsal Atlântica também dispensa apresentações, sendo considerada um dos pilares do metal nacional e responsável pela criação do crossover brasileiro. Idealizada e formada por Carlos “Vândalo” Lopes (vocal, guitarra e composição) no início dos anos 80 junto com seu irmão Claudio Lopes (baixo), a Dorsal foi responsável por álbuns fundamentais no cenário nacional como Antes do Fim (1986), o marco inicial do crossover brasileiro, Dividir e Conquistar (1988), a tríade que cunhou a primeira Opera Thrash metal do mundo constituída pelos álbuns Searching for the Light (1990), Musical Guide from Stellium (1992) e Alea Jact Est (1994) e o visceral Straight (1996). Depois de mais de uma década de inatividade, Carlos retomou a banda e lançou o disco 2012 (2012) e de lá para cá vem produzindo discos ainda mais ousados e complexos como Canudos (2017) e Pandemia (2021). Finalmente, após voltar aos palcos, a banda se apresenta pelo segundo ano seguido em Belo Horizonte.
A banda Mortifer Rage é outro nome de peso que se apresentará no festival. Formada em 1999 em Santa Luzia, na região metropolitana da grande Belo Horizonte, a banda pratica um death metal brutal e sem concessões. O seu álbum de estreia, Legacy of Obsessions (2001), nos mostrou uma das perspectivas da renovação da cena extrema da capital mineira, o que teve manutenção apropriada da qualidade e brutalidade no álbum Murderous Ritual (2008). Após o single Self War (2021) aguardamos um novo álbum despejando a brutalidade característica do Mortifer Rage.
Data: 12 de maio de 2023
Local do evento: Mister Rock, Av. Teresa Cristina, 295 – Prado, Belo Horizonte-MG
Horário de abertura dos portões: 19 horas
A ROADIE CREW agora tem um canal no Telegram!
Participe para receber e debater as principais notícias do mundo do metal