fbpx
Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

HURRICANE – RECONNECTED [7,5/10]

DECKO ENTERTAINMENT – IMP.

Por Alessandro Bonassoli

Antes de falar sobre Reconnected, primeiro álbum do Hurricane desde Liquifury (2001), é importante voltar no tempo e contar um pouco sobre o caminho percorrido pelo quarteto norte-americano. É uma história que iniciou em 1985, quando o saudoso vocalista do Quiet Riot, Kevin Dubrow, apresentou os irmãos de seus companheiros de banda, Rudy Sarzo e Carlos Cavazo. A partir daí, o guitarrista Robert Sarzo e o baixista Tony Cavazo uniram forças com Kelly Hansen (atual cantor do Foreigner) e o baterista Jay Schellen (hoje no Yes) e montaram o Hurricane.

Ainda naquele ano saiu o EP Take What You Want pela Enigma Records, com direito a videoclipe para Hurricane, certamente a mais pesada faixa de toda a carreira do grupo. Ela, a empolgante Hot And Heavy e It´s Only Heaven, uma típica power ballad daquela era, mostraram que entrava no circuito um bom candidato ao estrelato do hard rock americano.

Entre 1986 e 1987 vieram as tournês abrindo shows de Stryper e Gary Moore, um pouco antes de Over The Edge, disco de 1988 que, além da faixa-título também ter virado videoclipe, trazia um cover para I´m Eighteen, de Alice Cooper, e o single I´m On To You, que alcançou o 33o lugar na parada da Billboard. São desta fase três shows como opening act para o Iron Maiden, durante a Seventh Tour Of A Seventh Tour dos britânicos nos Estados Unidos.

Tudo ia bem, mas em 1989 Sarzo saiu do Hurricane. Em seu lugar entrou Doug Aldrich, que veio do Lion, banda que acabou conhecida por ter gravado músicas para as trilhas sonoras de Sexta-Feira 13: O Capítulo Final (1984), o tema para a animação em longa-metragem de Transformers – O Filme, lançado em 1986, mesmo ano em que Never Surrender integraria a trilha sonora de outra produção cinematográfica: The Wrait – A Aparição. Aldrich, mais tarde, construiria uma vitoriosa carreira com passagens pelo House Of Lords, Dio, Whitesnake e The Dead Daisies, entre outros.

Apesar da qualidade de Aldrich, o morno Slave To The Thrill (1990) e toda a mudança mercadológica naquela década provocada pelo grunge não ajudaram o Hurricane. Somente em 2001 surgiu um novo trabalho: Liquifury (2001), que tinha apenas Hansen e Schellen da formação original. Porém, mesmo sendo superior ao anterior e já com características do hard rock moderno, o  álbum não convenceu e marcou o fechamento da primeira era da banda.

Mas em 2010, quando os fãs menos esperavam, os fundadores Sarzo e Cavazo chamaram o vocalista Andrew Freeman (que foi do Lynch Mob e Last In Line, entre outros) e o baterista Mike Hansen (que tocou com Steve Vai, Paul Gilbert, Ritchie Kotzen e muitos outros). O plano era ter um novo disco já no ano seguinte. Nada aconteceu e, em 2014, a banda abriu a tournê da versão de Geoff Tate para o Queensrÿche (da qual Sarzo participou). Somente em outubro de 2023, finalmente, o capítulo seguinte da saga do Hurricane surgiu, agora com o australiano Dan Schumann, membro do Tenors Of Rock, nos vocais, fazendo um belo trabalho.

Reconnected, o novo álbum, abre com a rápida Rockstar Cheater, que quando surgiu como single já dava a ideia de que o play teria a mesma empolgação de Over The Edge. E, de fato, o sentimento se comprovou com You And I, a acessível (porém bacana) Innocent Girl e uma versão repaginada da clássica I´m On To You. Todas são puro hard rock oitentista, mas com a experiência dos veteranos membros do Hurricane, não soam datadas.

Pode até soar contraditório ao que afirmei no parágrafo anterior, mas Hand Of Souls parece uma canção da década de 1970 tocada por um grupo surgido na década seguinte e que se esforça em ter a cara que o estilo tem hoje em dia. É a experiência, entende? E essa vibe atual fica nítida em Don´t Change Your Love, a ótima Blind Love e Disconnected. Todas mostram que a, digamos, atualização do grupo está sendo bem-feita.

Claro que não poderia faltar uma balada, então temos Wishing Well, faixa acústica que carrega um ar de melancolia. Para finalizar, fico em dúvida apenas se a fiel versão para Under Pressure (hit pop de Queen e David Bowie) era mesmo necessária. Mas creio que o Hurricane pode sim voltar aos bons tempos. E como mudanças parecem ser algo intrínseco ao grupo, em 27 de outubro de 2023 Robert Sarzo anunciou via mídias sociais que estava se desligando da banda. Citou que foi “um prazer” trabalhar em Reconnected, tanto na produção como na composição e nos arranjos, mas que é tempo para novos desafios. Em seu lugar foi anunciado um certo… Carlos Cavazo. Sim, o irmão mais velho de Tony. Não, isso não é roteiro de novela. É apenas rock and roll!

Siga o canal “Roadie Crew” no WhatsApp:

https://whatsapp.com/channel/0029VaDAMivHQbSBJR6hmy45

Compartilhe:
Follow by Email
Facebook
Twitter
Youtube
Youtube
Instagram
Whatsapp
LinkedIn
Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS

EXCLUSIVAS

ROADIE CREW #279
Março/Abril

SIGA-NOS

44,2k

57k

17,3k

1k

22,5k

Escute todos os PodCats no

PODCAST

ROADIE SHOP

SIGA-NOS

Cadastre-se em nossa NewsLetter

Receba nossas novidades e promoções no seu e-mail

Copyright 2024 © All rights Reserved. Design by Diego Lopes