O guitarrista e vocalista norueguês IHSAHN – que fez história ao lado do EMPEROR – anunciou que seu novo álbum solo será lançado no dia 7 de maio. Ámr será o seu sétimo álbum solo, e, segundo o guitarrista, será mais “focado em sintetizadores analógicos e sons na cara”.
Em entrevista para o Metal Injection, ele explicou melhor suas ideias sobre o vindouro álbum:
“Sabendo que na forma seria algo semelhante ao que eu fiz no álbum anterior, e dado que eu escrevo coisas de uma certa maneira, eu queria mudar o aspecto desta vez. Então, ao invés de seguir com minhas ideias tradicionais de cordas e orquestração, eu me concentrei em sintetizadores analógicos e mais sons na cara”.
“Isso remonta ao início do Emperor, quando trouxemos cordas e chifres inspirados nas trilhas orquestrais de filmes feitas por John Williams e Jerry Goldsmith, mas, ao mesmo tempo, amávamos todas aquelas trilhas sonoras sintetizadas de, por exemplo, Halloween de John Carpenter”.
Eu também tenho ouvido algumas coisas contemporâneas de R & B e hip-hop com esses 808’s verdadeiramente profundos [ele refere se ao som da caixa de ritmos Roland TR-808 Rhythm Composer, muito usada pelos grupos de hip-hop nos anos 80]. É, de alguma forma, mais obscuro do que um monte de metal ou black metal. Ele tem uma profundidade e uma energia que eu acho cativante, então eu queria explorar esses estilos de arranjo também “.
“Em todos os álbuns eu procuro fazer o álbum mais obscuro de todos os tempos. Nunca me propus a fazer nada mais melódico ou acessível. No entanto, crescendo com o metal dos anos 80, além de ter uma ampla gama de influências musicais, muitas vezes acabo [lidando] com elementos bastante contrastantes. Este é o meu sétimo álbum solo, então, no final, ele se resume a métodos e perspectivas que me mantêm excitado e entusiasmado naquilo com que estou trabalhando. Se não estou entusiasmado com isso, não posso esperar que mais ninguém faça!”
Falando em ‘elementos contrastantes’, é interessante perceber que em toda essa mistura de sons, o disco conta com um convidado muito especial e bem conhecido dos fãs de metal, o guitarrista sueco Fredrik Åkesson, do OPETH, que faz um solo na música Arcana Imperii: Ihsahn também comentou como chegou ao guitarrista:
“Quanto ao Fredrik, nos conhecemos em Oslo, quando fiz minha primeira apresentação solo como suporte para o Opeth e, mais tarde, nos encontramos em diferentes festivais quando tocávamos no mesmo dia. A última vez foi no Japão, quando tocamos lá com o Emperor e o Opeth. Nós estávamos falando sobre guitarras e eu disse: ‘Não que eu queira beijar você ou coisa assim, mas você é absolutamente um dos meus guitarristas favoritos, então algum dia eu gostaria de convidá-lo para fazer um solo…’ e ele respondeu: ‘OK, estou dentro!’. Ele fez um trabalho fabuloso”.
Agora, resta esperar até o dia 7 de maio para conferir o resultado final de Ámr, sucessor de Arktis. de 2016.