POR ASSESSORIA
No âmbito da comemoração dos 50 anos do Golpe Militar liderado por Augusto Pinochet, o músico chileno Ives Gullé acaba de lançar o primeiro single de uma Ópera Rock que conta a vida do ex-presidente Salvador Allende, desde a sua juventude, até à sua morte em 11 de setembro de 1973.
“Salvador Allende deve ser um dos personagens mais importantes e interessantes da história do Chile em todo o mundo e me pareceu uma bela maneira de retratar sua vida através da música. (…) Este single fala da complexa vitória de Allende nas eleições presidenciais de 1970, num contexto de clima crítico entre o povo do Chile, mas também no mundo devido à Guerra Fria”, afirma Gullé.
À semelhança de outras óperas rock (como Jesus Christ Superstar), o musical conta com muitos personagens, onde se destaca a figura de Augusto Pinochet, que será interpretado por uma cantora, cuja identidade ainda não foi revelada. Porém, na música ‘Triunfo’ já é possível ouvir a interpretação de personagens como: Salvador Allende (Ives Gullé), Jorge Alessandri (Ricardo Susarte), Eduardo Frei Montalva (Felipe del Valle), Agustín Edwards (Rodrigo Varela) e Roberto Viaux (interpretado pelo renomado youtuber Nico Borie).
Anteriormente, Ives Gullé lançou outras obras históricas, como “Húsar”, onde musicou a história de Manuel Rodríguez e a Independência do Chile, e “Invasão” (disco que narra a chegada dos espanhóis ao Chile , chefiado pelo exército de Pedro de Valdivia) e “Kawésqar” (álbum que reflete a visão de mundo dos povos nativos do sul do Chile).
O álbum “Salvador” deverá ser lançado nos próximos meses e contará com uma grande variedade de artistas que darão vida a uma das histórias que -com certeza- interessarão não só aos chilenos, mas também a todo o mundo.
Conheça mais sobre Ives Gullé em suas redes sociais: @IvesGulleMusica (Instagram), IvesGulle (Facebook), @IvesGulle (Tik Tok), Spotify e todas as plataformas digitais.