O baterista James Kottak diz que está “indo muito bem”, dois anos depois de ter sido demitido pelos SCORPIONS, durante a sua batalha contra o alcoolismo. Ele foi substituído pelo ex-baterista do MOTÖRHEAD, Mikkey Dee.
Falando ao programa Meltdown da estação de rádio 101 WRIF de Detroit, Kottak falou sobre seu status atual de saúde: “Como qualquer pessoa que tem um vício sabe, é um trabalho em progresso – você simplesmente não acorda um dia e pronto, estou curado. Eu não sou assim.
“Nos últimos 10 anos, eu diria que estava 90% sóbrio, e então tinha essas dificuldades e passava por um período ruim de duas ou três semanas”, continuou ele. “Então agora é, como eu disse, vou usar um clichê, é um dia de cada vez, e eu trabalho no programa. Eu ainda saio, e se você quiser beber uma garrafa de Jack Daniels na minha frente, vá em frente – não é grande coisa – mas é, como eu disse, é um trabalho em andamento”.
Kottak continuou dizendo que é mais comum para aqueles que estão em recuperação terem uma recaída após o tratamento do que ficarem sóbrios na primeira tentativa. “Parte da recuperação é a recaída”, explicou ele. “E isso não significa que você vai e, você sabe, blá, blá, blá, mas isso acontece, porque eu tenho o gene e eu sou um alcoólatra. E há milhões de alcoólatras. Mas a coisa é você tem que reconhecer isso e ser honesto consigo mesmo. E é uma estrada difícil”.
Kottak, que se juntou aos SCORPIONS em 1996 e tocou com a banda por 20 anos, diz que ele, como muitas outras pessoas, optou pelo álcool para aliviar seu sofrimento, especialmente enquanto estava em turnê. “Eu sempre me mantive ocupado”, disse ele. “Sendo um baterista, eu sempre tive que sair e dar uma boa caminhada todos os dias, o que eu ainda faço. Eu ando de bicicleta e nado o máximo que posso. Mas, para mim, um dos meus problemas era apenas dor crônica 35, 40 anos de bateria e cantando sem parar, então entre tomar Aleve (um analgésico) e algumas bebidas, você não sente nada, mas, infelizmente, acaba chegando a um ponto em que nada disso funciona. E foi aí que acabei”.
O guitarrista dos SCORPIONS, Matthias Jabs, disse recentemente que ele e seus colegas de banda “tiveram que tomar a decisão” de demitir Kottak, explicando que deram ao baterista “todas as chances” de melhorar. “Chegamos ao ponto – ou ele chegou ao ponto – onde simplesmente não dava para continuar”, disse Jabs.
Edições avulsas, assinatura física e digital.
Conheça a nossa Roadie Crew Shop – acesse https://roadiecrew.com.br/roadie-shop