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JANE’S ADDICTION – São Paulo (SP)

Por Guilherme Góes Silva

Fotos: André Santos

Como de costume, durante a semana que antecede o Lollapalooza, um dos festivais de música mais importantes do mundo e que chega a sua 10ª edição, algumas bandas realizam shows secundários em diferentes clubes da capital paulista, aquecendo o público para a grande festa no autódromo de Interlagos. Na quarta-feira (22), em uma gig da série “Lolla Parties”, a banda estadunidense Rise Against deu uma verdadeira aula de punk rock no Cine Joia. Na noite seguinte (23), foi a vez do clássico grupo de rock alternativo Jane’s Addiction realizar um show especial na Audio, mantendo a energia dos rockeiros em alta para o espetáculo principal.

Formado em 1985, na cidade de Los Angeles, pelos músicos Perry Farrell (idealizador do festival Lollapalooza), Dave Navarro, Stephen Perkins e Chris Chaney, o grupo ganhou repercussão mundial por seu som único e inovador, que combina elementos do punk rock, heavy metal, funk e música psicodélica. Além disso, o conjunto foi pioneiro em explorar os videoclipes (uma novidade na época) durante os primeiros anos da MTV, e as produções audiovisuais de Been Caught Stealing, Mountain Song e Stop até hoje são consideradas como verdadeiros marcos na cultura pop.

No dia do show, a metrópole estava em situação de calamidade devido à greve dos metroviários, que simplesmente paralisaram suas atividades. Como resultado, as vias ficaram congestionadas, e a ausência de um serviço alternativo sobrecarregou o sistema de ônibus, resultando em atrasos para os profissionais de imprensa que precisaram correr para realizar o credenciamento. No entanto, a equipe da Midiorama demonstrou uma postura compreensiva ao estender o horário de atendimento aos colaboradores da mídia, tornando o processo mais tranquilo.

Ao entrar no clube, ficou evidente que a greve também afetou o transporte dos fãs, causando a impressão inicial de que o evento estava destinado ao fracasso. Às 21h, a pista da casa, desta vez sem separação entre “premium” e “comum”, estava relativamente vazia, não atingindo nem metade da capacidade máxima. O deck de convivência, geralmente repleto de pessoas disputando assentos, também estava notavelmente vazio. No entanto, por volta das 21h15, o público começou a chegar em grande número, gradualmente preenchendo a casa de espetáculos. Mesmo quando a banda estava prestes a entrar no palco, ainda era possível observar pessoas na fila de entrada.

Com um atraso de 30 minutos em relação ao horário oficial (que pode ter sido planejado para permitir que mais pessoas entrassem na casa), Perry Farrell (vocal), Stephen Perkins (bateria), Eric Avery (baixo) e o músico substituto Josh Klinghoffer (o guitarrista original Dave Navarro encontra-se afastado das turnês devido a complicações após ter contraído Covid-19) finalmente subiram ao palco. Sob uma iluminação sutil e envolvidos por muita fumaça, a banda percorreu o palco ao som de uma base pré gravada de tambores africanos antes de começar com a faixa semi-instrumental Up The Beach. Cativados pela presença dos ídolos, os fãs se envolveram de tal forma que começaram a “emular” os sons das notas do solo de guitarra de Josh e a gritar histericamente junto com Perry.

Após a breve “introdução”, a banda deu início ao set com Trip Away, que permitiu a Josh exibir seu estilo único de tocar, saltitando e correndo pelo palco. Seguindo com músicas do primeiro álbum, Whores manteve o ritmo animado, com garotas seminuas dançando na passarela posicionada atrás da bateria. No entanto, apesar do que deve ter sido planejado, muitos membros do público pareciam indiferentes às dançarinas, levantando questões sobre a ética de destacar esse tipo de atração em um show nos dias de hoje, dado que tal atitude pode parecer ultrapassada. Felizmente, a habilidade de Josh na guitarra acabou chamando mais atenção do que a proposta… digamos, sem juízo.

Em No One’s Leaving, Josh ficou preso em um riff limitado e repetitivo, deixando que Stephen encantasse o público com viradas matadoras na bateria que definem a canção. Já em Ain’t No Right, hit do álbum Ritual de lo habitual (1990), Eric foi o responsável por levar a plateia à loucura com sua passagem hipnotizante no contrabaixo. A emoção foi tanta que dezenas de pessoas iniciaram um mosh na pista, evidenciando a energia contagiante da performance.

Para a performance de Ted, Just Admit It…, as dançarinas foram escaladas novamente e ganharam mais destaque utilizando passarelas maiores nas laterais do palco. No entanto, o público permaneceu indiferente. Notando a falta de reação, Perry questionou a plateia: “Vocês acham isso certo? Vocês acham isso errado?”. Vale destacar que durante o refrão, Perry fez uma homenagem ao baterista do Foo Fighters, Taylor Hawkins. Depois disso, o show seguiu meio morno com os b-sides Then She Did… e Obvious.

Saindo do momento mais calmo, Kettle Whistle trouxe um dos momentos mais memoráveis da noite, quando todos os integrantes da banda foram frente ao palco com tambores e acompanharam o baterista Stephen na percussão. Com a apresentação já ganha, a banda entregou uma sequência com os hits Mountain Song, Three Days e Stop!. O jogo de iluminação explosivo e as diversas cores em movimento trouxeram um visual marcante, saindo um pouco do tom monocromático que havia dominado a decoração e encerrando o set regular com chave de ouro.

Após um breve bis, Perry e Eric voltaram sozinhos ao cenário e revelaram que iriam tocar uma música que haviam escrito juntos em homenagem a uma amiga quando formaram a banda. Emocionando o público, eles introduziram Jane Says, que foi acompanhada por uma onda de vozes entusiasmadas. Logo em seguida, os demais membros retornaram aos seus postos e tocaram o clássico Been Caught Stealing, uma obra-prima musical e visual. Este hit atemporal não só conquistou fãs com sua batida marcante e refrão inesquecível, mas também teve um impacto cultural significativo. Com o icônico videoclipe que inspirou alguns jovens a cometerem pequenos furtos em supermercados e lojas nos anos 90, será que essa música ainda tem alguma influência nos US$69 bilhões de produtos que são roubados das lojas dos EUA a cada ano? Algum dia, eu espero um estudo sobre isso. Além disso, quantos jovens tiveram o primeiro contato com o rock após terem escutado essa brilhante canção na trilha sonora do GTA San Andreas? O impacto cultural desta música é tão grande que mereceria uma matéria dedicada somente a ela.

Com uma setlist impecável, que destacou em sua maioria hits dos anos 80 e 90, Jane’s Addiction conseguiu envolver o público em uma atmosfera enérgica e contagiante. Destaque também para as performances impressionantes de  Josh Klinghoffer, que conseguiu segurar bem a responsabilidade de substituir Dave Navarro, executou as músicas com competência e ainda trouxe um certo “rejuvenescimento” ao grupo. Certamente, os fãs estão preparados para o Lollapalooza!

Setlist:

Trip Away

Whores

No One’s Leaving

Ain’t No Right

Ted, Just Admit It…

Then She Did…

Obvious

Chip Away

Kettle Whistle

Mountain Song

Three Days

Stop!

Bis:

Jane Says

Been Caught Stealing

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