No início do mês de novembro, o Slipknot anunciou a demissão do baterista Jay Weinberg. Segundo alegou na publicação (que, aliás, já foi apagada) feita em suas redes sociais, o grupo teria dispensado Weinberg porque “sempre procura evoluir” e que essa foi uma “decisão criativa”.
Embora o Slipknot tenha tentado deixar a situação leve para os fãs, elogiando o baterista com “Gostaríamos de agradecer Jay Weinberg por sua dedicação e paixão nos últimos dez anos. Ninguém poderá substituir o som original de Joey Jordison (que deixou a banda em 2013 e faleceu em 2021), seu estilo e energia, porém Jay honrou as partes de Joey e contribuiu com os últimos três discos”, o baterista se manifestou neste sábado (11) e revelou ter ficado “surpreso” e “de coração partido” com tal decisão.
Confira a íntegra do que disse Weinberg:
“Às vezes me pergunto como seria fazer uma visita ao meu eu de olhos arregalados de 10 anos – me apaixonando perdidamente por um som e uma cultura novos e emocionantes – e contar a ele tudo sobre os últimos 10 anos. Mesmo nos dias mais difíceis, gostaria de pensar que ele ficaria feliz com a aventura que o esperava.
Fiquei de coração partido e (fui) pego de surpresa ao receber o telefonema que na manhã do dia 5 de novembro, cujas notícias a maioria de vocês soube logo depois. No entanto, fiquei impressionado – e verdadeiramente grato – pela demonstração de amor e apoio que recebi desta comunidade incrível que considero ser meu lar criativo e artístico.
Este não é o fim da jornada que sonhei e me comprometi a ver até o fim – nem de longe. Mas, apesar da confusão e da tristeza, há algo que proporciona similar conforto. Para muitos de vocês que estão lendo isto: há 10 anos, ainda não nos conhecíamos. E agora sim. Por isso, sou grato de uma forma que nunca serei capaz de expressar totalmente.
Amo tocar bateria. Sempre adorarei tocar bateria. Sempre terei paixão por música, arte e expressão criativa. Nada jamais mudará isso.
Não sei como e não sei quando, mas estou ansioso para criar música alta, apaixonada e sincera que possamos curtir juntos novamente. Até então, saibam que foi a alegria de uma vida passar os últimos 10 anos com vocês, compartilhando nosso amor por este canto especial do mundo da música e da arte.
Este não é o fim e estou emocionado ao descobrir o que o futuro nos reserva.
Obrigado”.
Jay Weinberg, que é filho do baterista e percussionista Max Weinberg, da E Street Band e da banda de Bruce Springsteen, foi oficializado no Slipknot em 2014, para o lugar do aclamado Joey Jordison, que deixou a banda um ano antes e faleceu em 2021. Em seu período na banda, Weinberg gravou os álbuns .5: The Gray Chapter (2014), We Are Not Your Kind (2019) e The End, So Far (2022), além do ao vivo Day of the Gusano (2017) e o EP Adderall (2023).