Hoje em dia, com o avanço do streaming e a facilidade de acesso à internet, muitas pessoas deixaram de pagar diretamente por música. Plataformas gratuitas e pirataria reduziram o interesse de comprar discos ou faixas individuais, impactando a forma como artistas e a indústria musical geram receita. Embora o consumo de música tenha aumentado, o valor monetário que retorna aos músicos diminuiu, criando novos desafios para aqueles que dependem da venda de sua arte. Joakim Brodén falou ao Sonic Perspectives sobre seu sentimento e de seus companheiros de Sabaton quanto ao fato de as pessoas atualmente não estarem pagando pela música que consomem e se isso afeta a energia e a vontade da banda em produzir material inédito.
Disse o vocalista da banda sueca (conforme trancrição do Blabbermouth): “Na verdade não. Bem, sim, eu concordo nesse sentido – é uma pena que ninguém valorize … Há muitas pessoas que valorizam a música, mas o público em geral, em muitos casos, a vê como ruído de fundo hoje. No entanto, na cena do metal, acho que há pessoas suficientes que se importam com isso. E não queremos ser uma banda que vive do que fizemos há 20 anos. Ainda somos jovens e afiados o suficiente para sermos capazes de produzir faixas decentes de vez em quando. Então, achamos que pelo tempo que pudermos e quisermos, queremos continuar assim. Quero dizer, não é como se fosse algo ruim. Gostamos de gravar música. Gostamos de escrever música. Gostamos de passear. E se pudermos ganhar a vida com isso, continuaremos fazendo isso.”
Quando o repórter Rodrigo Altaf argumentou que bandas como o Sabaton necessitam encontrar novos métodos de gerar receita além da venda de suas músicas, Joakim se monstrou consciente sobre os novos tempos da indústria musical e concordou: “Sim, totalmente. Quero dizer, em certo sentido, é uma grande parte da renda que se foi. Os dias de taxas muito altas para shows, ainda estão lá, mas há tantas pessoas no meio se espremendo e há uma porcentagem sobre o merchandising a ser paga, então eu sei que muitas turnês hoje em dia não seriam economicamente viáveis se não fosse por experiências VIP. Podem ser pessoas que querem acesso antecipado, assentos especiais, coisas assim. Infelizmente, acho que é uma pena, mas é assim que é. Não podemos administrar o negócio. Só podemos aceitar os fatos e lidar com isso, infelizmente.”
SABATON e mais no BANGERS OPEN AIR
O Sabaton está entre as atrações do BANGERS OPEN AIR 2025. O festival anteriormente conhecido como SUMMER BREEZE irá ocorrer no Memorial da América Latina, em São Paulo, nos dias 3 e 4 de maio, com “warm-up” (“esquenta”) em 2 de maio.
Além do grupo sueco, o lineup parcial de 2025 conta com:
- Saxon
- Armored Saint
- Kissin’ Dynamite
- Ensiferum
- Nile
- Powerwolf
- Sabaton
- Kamelot
- I Prevail
- Sonata Arctica
- Paradise Lost
- Haken
- Lord of the Lost
- H.E.A.T
- Beyond the Black
- Burning Witches
- Dynazty
- Viper
- Dorsal Atlântica
- Matanza Ritual
- Hibria
Os ingressos estão à venda pelo site Clube do Ingresso.
- Clique aqui para receber notícias da ROADIE CREW no WhatsApp.