Ao lado de seu inegável talento, o ex-guitarrista do Deep Purple Ritchie Blackmore também é conhecido por seu temperamento volátil e atitudes imprevisíveis. Suas constantes divergências com colegas de banda e decisões artísticas ousadas muitas vezes geraram controvérsias, resultando em mudanças frequentes na formação das bandas com as quais esteve envolvido. Esta combinação de genialidade musical e comportamento indomável fez de Blackmore uma lenda viva, intragável para uns, aclamados por outros. Fã declarado do Purple, em 2012 Joe Elliott, vocalista do Def Leppard, se juntou ao supergrupo Kings of Chaos para gravar uma versão da música Never Before (ouça abaixo) para o álbum tributo Re-machined: A Tribute to Deep Purple’s Machine Head. No mesmo ano, Elliott falou de seu amor ao Deep Purple em entrevista ao Classic Rock, e recordou a vez que viu Ritchie Blackmore agredir seu próprio vocalista com tomates.
Primeiramente, Elliott contou sobre como descobriu o Deep Purple e como se apaixonou pela banda:
“Minhas lembranças são todas da TV. Eu os vi no Top of the Pops, provavelmente tocando Strange Kind of Woman e fui investigando a partir daí. Acho que ouvi Smoke on the Water sainda da janela enfumaçada do quarto de algum estudante numa tarde. Mas não estava no meu toca-discos naquela época, e eu não tinha um irmão mais velho que me apresentasse ao Deep Purple. Eu era um verdadeiro garoto do Top of the Pops, então tudo era Bowie, The Sweet e Slade.
Quando o assunto passou a ser sobre se o Deep Purple e o Def Leppard já se cruzaram em turnês, Elliott falou de uma situação vexatória que presenciou referente a Ritchie Blackmore:
“O Def Leppard abriu para o Rainbow na Europa em 1981. Lembro-me de Ritchie me dizer: ‘Quero que você assista ao público esta noite durante Long Live Rock ‘N’ Roll. Então, fiquei ao lado do palco e ele piscou para mim e depois desceu para o pit com uma caixa cheia de tomates e começou a jogá-los no (vocalista do Raibow à época) Joe Lynn Turner. Claro, Joe não conseguia ver Ritchie por causa dos holofotes e então ele começa a repreender a multidão pensando que eles estavam jogando tomates contra ele. As pessoas falam sobre o homem mal humorado de preto, mas eu vi um Richie Blackmore diferente quando fizemos uma turnê com ele.
A relação entre Ritchie Blackmore e Joe Lynn Turner, ambos ex-colegas no Rainbow e no Deep Purple, de fato era complexa e cheia de altos e baixos. Blackmore, conhecido por seu temperamento imprevisível e exigente, muitas vezes testava e provocava Turner. Apesar das tensões e das atitudes brincalhonas de Blackmore, Turner conseguiu lidar com as excentricidades do guitarrista e se destacou como vocalista da banda. A dinâmica entre eles exemplificava a mistura de genialidade musical e comportamento tumultuado que caracterizava Blackmore, resultando em uma colaboração que, apesar dos desafios, produziu alguns dos trabalhos mais memoráveis do Rainbow.
Siga o canal “Roadie Crew” no WhatsApp: