Dias após participar da invasão ao Capitólio (leia), o líder do Iced Earth, Jon Schaffer, se entregou às autoridades neste domingo (17), por volta das 15h, e está preso, de acordo com Chris Bavender, especialista em relações públicas do FBI em Indianápolis.
Em nota, o FBI Indianápolis Field Office declarou:
“Jon Schaffer, Columbus, IN, foi preso em conexão com o incidente de 6 de janeiro no Capitólio dos EUA. Schaffer enfrenta seis acusações, incluindo envolvimento em um ato de violência física em um edifício do Capitólio. Schaffer estava supostamente entre os manifestantes que pulverizaram a polícia do Capitólio com ‘spray de urso’.
Jon Schaffer estava entre as 40 pessoas que tiveram suas fotos divulgadas pelo FBI e que eram suspeitas de entrada ilegal durante a insurreição no Capitólio, durante a gravação final da votação no Congresso para as eleições gerais de 2020. Na foto tirada por Roberto Schmidt, da AFP, Schaffer aparece usando um boné da Oath Keepers (grupo de milícia antigovernamental), além de luvas táticas.
Uma das acusações criminais contra Schaffer é “entrada ilegal em prédios ou terrenos restritos”. Se condenado for, ele poderá enfrentar a pena máxima de um ano de prisão, porém a pena aumentaria para um máximo de 10 anos de houvesse ferimentos ou armas. Um juiz do tribunal distrital federal determinaria qualquer sentença depois de levar em consideração as Diretrizes de Sentenciamento dos Estados Unidos e outros fatores legais.
Até o momento, Schaffer não fez nenhum pronunciamento público, porém seus parceiros de Iced Earth foram as redes sociais e se manifestaram contra a insurreição, sem mencionar, no entanto, o nome do investigado.
“Absolutamente NÃO toleramos e nem apoiamos distúrbios ou atos de violência nos quais os manifestantes estiveram envolvidos em 6 de janeiro no edifício do Capitólio dos Estados Unidos. Esperamos que todos os envolvidos naquele dia sejam levados à justiça para serem investigados e responder por suas ações”.
Em um bate-papo ao vivo no Facebook no último mês de setembro, Schaffer disse não confiar em seu governo. “Eu não dou a mínima se é um ‘R’ ou um ‘D’ ao lado do nome da pessoa. Você não pode colocar sua esperança em um presidente ou em uma pessoa, ou em um prefeito ou governador ou qualquer outra coisa. Você tem que estar lá e pressionar ativamente essas pessoas, diga-lhes que está atento. Você não está prestando atenção, eles te roubarão e roubarão tudo. Sua liberdade também. Não apenas seu dinheiro. Eles vão roubar a porra da sua liberdade, porque são um bando de maníacos doentios por controle”.
Edições avulsas, assinatura física e digital.
Conheça a nossa Roadie Crew Shop – acesse www.roadiecrew.com/roadie-shop
Apoie nosso jornalismo com uma contribuição de qualquer tamanho.
Seu apoio ajuda a continuarmos melhorando o conteúdo do site com entrevistas exclusivas, resenhas de shows, notícias e artigos. Toda contribuição, por maior ou menor que seja, é muito valiosa para nós. Clique em Doações