Tendo Poets and Madman, último álbum do Savatage, sido lançado há mais de 20 anos e de lá para cá o grupo entrado em estado de hibernação, tornou-se difícil pensar em um retorno da banda, o que dirá então sobre o lançamento de um novo álbum. Entretanto, finalmente parece que agora a situação mudará de figura. O líder do Savatage, o tecladista e vocalista Jon Oliva, concedeu entrevista ao canal de YouTube da revista Hard Rock Greece e não apenas confirmou o novo disco como também a formação atual da banda.
“Acabei de chegar em casa do estúdio, onde estava trabalhando em algumas músicas do Savatage. Eu estava enviando coisas de volta para Johnny (Middletown, baixista) e (Chris) Caffery (guitarrista)”, revelou. “Vou te dizer uma coisa”, disse ao editor-chefe Sakis Fragos. “Este disco do Savatage vai foder tudo! É assim que é bom. Cometi muitos erros antes e não os cometo agora. Não tenho pressa nenhuma. Quero lançá-lo em abril (de 2024), para que todos nós possamos tocar nos festivais de verão do próximo ano. Não tem como apressar. Por qualquer motivo. Porque este provavelmente será o último disco que fazemos. Quero ter certeza de que é um álbum (nota) 10/10″.
Oliva traçou alguns detalhes do álbum que está por vir. “O fato de Zak Stevens e eu estarmos juntos em algumas músicas e fazendo um dueto, me deixa ainda mais animado. Deliberadamente, escrevi de seis a sete músicas especificamente para Zak cantar. Trabalhei em algumas músicas com Al Pitrelli, que, definitivamente, são para mim. Há algumas músicas épicas em que Zak canta algumas partes, eu canto algumas partes e cantamos juntos em algumas delas. É o melhor disco que já compus. A menos que eu me mate!”, brincou.
Perguntando sobre quem mais está garantido no álbum, Oliva contou: “Eu vou ter Steve Wacholz (baterista) tocando em uma música ou duas (o que foi uma verdadeira surpresa), Jeff Plate no resto, Johnny Lee Middletown, Al Pitrelli com Chris Caffery (nas guitarras), Zak e eu. Haverá também Jane Mangini, que está tocando algumas coisas, e, provavelmente, Vitalij Kuprij. Até mesmo Wacholz em duas, três músicas. Por exemplo, eu envio a Johnny as músicas e peço que ele adicione algo se ele acha que vale a pena. Quero todos envolvidos, desde o início. Eu quero que seja um disco completo da banda, onde todos nós trabalhamos juntos. Vai ser ótimo”, garantiu.
Em relação ao título do disco, Oliva ainda não parece decidido, mas ao menos não escondeu o título que até o momento considera provisório. “O título provisório é Curtain Call. Não sei se vai ser isso. A última música que estará no álbum é a música chamada Curtain Call. E só eu com um piano e é muito profunda. É basicamente eu cantando para os fãs, dizendo adeus a todos. E obrigado. Toda vez que a ouço, choro. Todo mundo para quem eu toco, chora. Mas, é minha maneira de dizer adeus a todos. Obrigado. Eu amo todos vocês. Este é o meu último adeus. Obrigado. Tenha uma nova vida. Então, acho que vou chamá-la de Curtain Call, mas ainda não está cravado”.
Jon Oliva revelou também que tem na manga uma quantidade exorbitante de músicas compostas. Obviamente nem todas entrarão no próximo disco do Savatage, mas, calma, pois ele garantiu que os fãs terão acesso as músicas que forem descartadas do álbum, em um lançamento seguinte. “Entre mim, Al, Chris Caffery e meu irmão (Criss Oliva, guitarrista falecido em 1993), temos umas 40, 50 músicas. Não vai ser fácil reduzi-las. Com as sobras lançarei um CD bônus um ano depois. Começaremos a gravar em junho e trabalharemos continuarmente até irmos a Omaha para os ensaios do Trans-Siberian Orchestra. Após a turnê do TSO, estaremos de volta ao estúdio em janeiro e, em fevereiro, teremos terminado. Meu objetivo é tê-lo lançado no próximo ano, no aniversário de Criss (ou seja, 3 de abril). Depois queremos voltar e tocar em festivais. Temos tantas ofertas (sendo recebidas). Eu não tenho 25 anos. Quero tocar no Wacken, quero tocar em todos os lugares e então é isso. Esta será a minha maeira de dizer adeus ao mundo inteiro. Quero dizer aos nossos fãs o quanto eu os amo. Eles fornecem o meu sustento. Não quero decepcioná-los. Estarei lá no próximo verão, também, para tocar nos festivais e arrebentar!”.
Confira a entrevista completa com Jon Oliva:
A ROADIE CREW agora tem um canal no Telegram!
Participe para receber e debater as principais notícias do mundo do metal