Antes tarde do que nunca. O gigante Judas Priest finalmente está eternizado no Rock & Roll Hall of Fame. O veterano grupo britânico, representado pelos membros atuais Rob Halford, Ian Hill, Scott Travis e Glenn Tipton, mais os ex-integrantes K.K. Downing e Les Binks, músicos esses que receberam a nomeação (além do saudoso baterista Dave Holland) – acompanhados do atual guitarrista Richie Faulkner -, recebeu neste último sábado (05), no Microsoft Theater, o Prêmio de Excelência Musical deste ano. O indutor Alice Cooper chamou o Priest de “banda definitiva do metal… Como um terremoto em L.A. (Los Angeles)”. Cooper também mencionou as contribuições de Rob Halford como vocalista: “Nunca houve gritos tão longos. Não há nenhuma emoção que ele não possa expressar, uma nota que ele não pode atingir – ou que ele não possa segurar para sempre aparentemente?
Cooper também ressaltou a importância visual e o ataque das guitarras da banda: “Eles têm atitude de sobra – basta olhar para eles. As dezenas de milhões de discos que venderam dizem tudo”, atestou. Antes de o Judas Priest se apresentar, um vídeo introdutório incluiu artistas como Sebastian Bach, Tom Morello e o madman Ozzy Osbourne. Além do Priest, os grupos Duran Duran e Eurythmics e os artistas Eminem, Dolly Parton, Lionel Richie e Carly Simon também foram aceitos no Rock and Roll Hall of Fame.
Em seu discurso, Halford fez questão de falar sobre inclusão: “Todos são bem-vindos. As pessoas do lado de fora do heavy metal olham para nós e talvez fiquem assustadas, mas todos somos sobre poder e dedicação e amor pelo heavy metal”, explicou. “É assim há 50 anos, e gostaríamos de ter mais 50!”, acrescentou.
Halford disse ainda: “Um bando de caras do Reino Unido, de West Midlands, uma banda de heavy metal de Birmingham, está sendo introduzido nesta grande instituição”, disse Halford mais cedo ao Ultimate Classic Rock. “Então, vamos aproveitar ao máximo e ter uma noite e viver um monte de memórias do metal”.
O Judas Priest não poderia deixar de tocar ao vivo, então todos os músicos envolvidos na premiação executaram um medley formado pelos clássicos You’ve Got Another Thing Coming, Breaking the Law e Living After Midnight. Confira a histórica apresentação, à base de, pela primeira vez na história da banda, duas baterias e três guitarras, incluindo a emocionante participação de Glenn Tipton, que há alguns anos não têm mais tocado ao vivo devido à sua condição de portador de Mal de Parkinson:
As guitarras cortantes da dupla original, Glenn Tipton e K.K. Downing, os vocais rasgados e os agudos poderosos de Rob Halford, a consistência de Ian Hill e o visual carregado de couro e rebites foram primordiais para moldar o heavy metal em sua mais pura forma. Isso sem contar os alicerces arquitetados por obras-primas como Sad Wings of Destiny, British Steel e Screaming for Vengeance. Agora, o Judas Priest, merecidamente, se torna o terceiro representante do heavy metal a ser aceito no Rock and Roll Hall of Fame, após o Black Sabbath, em 2006, e do Metallica, em 2009.
Assista a cerimônia do Tapete Vermelho, com entrevistas com Judas Priest e com outros artistas, como Dolly Parton, Duran Duran, Alice Cooper, Pink, Eurythmics, Zac Brown Band, Lionel Richie e etc:
No próximo dia 19 de novembro, o canal HBO estreará a transmissão oficial de toda a cerimônia de aceitação do Rock and Roll Hall of Fame, realizada no último sábado, 5.
A ROADIE CREW agora tem um canal no Telegram!