Após passar pelo Brasil em 2023, o Nile voltará ao país em 2025 sendo uma das atrações do festival Bangers Open Air. Atualmente, a banda divulga seu décimo álbum de estúdio, The Underworld Awaits Us All, lançado em agosto. O novo álbum marca um novo passo na carreira do grupo americano de death metal com temática voltada ao Antigo Egito, visto que é o primeiro gravado com o line-up do Nile em formato quinteto. Em entrevista para a edição #283 da ROADIE CREW, o líder Karl Sanders falou sobre a reestruturação na formação do Nile com a adição do baixista Dan Vadim Von (Morbid Angel, Incantation) e do guitarrista Zach Jeter em 2024, e também sobre a banda agora contar com três guitarras.
“Conseguimos solidificar uma formação realmente forte em estúdio, e juntos construímos um álbum que realmente nos deixa orgulhosos, acho que temos um material muito forte em mãos com esse novo álbum!“, disse ao repórter Valtemir Amler. “Além disso, existem algumas turnês bem legais agendadas, além dos EUA já temos planos para Europa , Japão e Austrália (N.R.: a entrevista foi realizada antes de o Nile ter sido confirmado no Brasil pela produção do Bangers Open Air), então a vida será boa e bastante movimentada pelos próximos meses, o que é sempre um ótimo sinal para uma banda.”.
Sanders comentou a entrada de Vadim Von e Jeter a tempo deles gravarem The Underworld Awaits Us All.
“Diria que ele começaram a tocar conosco por vlta do final de 2023, o que hoje parece muito tempo, mas a verdade é que mal tocamos juntos nesse período (risos). Então, para todos os efeitos, ainda os chamados de ‘os novatos’, pois é sangue novo na banda.
Os primeiros shows do Nile com os novos integrantes aconteceram em junho, na Bélgica e na França. Sanders comentou o fato deles não terem tido tempo apto para colaborarem de modo mais efetido com as composições.
“Dan e Zach acabaram se juntando a nós muito tarde no processo, então não havia como fazer alterações, tudo já estava praticamente pronto. Porém, eles estão no álbum, é deles a performance que se ouve em The Underworld Awaits Us All. E, sabe, isso é uma coisa que realmente me deixa muito feliz, pois sempre gosto de ter no álbum as mesmas pessoas que estarão em turnê,e nem sempre isso é possível, então, acho que dessa vez conseguimos o melhor dos mundos.
Karl Sanders também falou sobre o Nile agora contar com três guitarras.
“Acho que preciso explicar algumas coisas sobre isso! Trabalhamos como um quinteto no estúdio, e Brian Kingsland escreveu três músicas, além de contribuir com muitas linhas de guitarra e voz. Mas a questão é que ele não faz mais turnês! Então, ao vivo, continuamos um quarteto, como vínhamos sendo por muitos anos, e nada mudou nesse sentido. A questão toda é que queria manter Brian conosco em estúdio, e queria que a banda tivesse a mesma formação no estúdio e nos palcos. A única forma de fazer isso seria adicionando um guitarrista a mais no estúdio, e esse guitarrista nos acompanharia também em turn~e, assim eu não ficaria sozinho na guitarra, ou não precisaria chamar alguém de fora para tocar conosco”.
Apesar disso, Sanders não descartou a hipótese de um dia o Nile ter três guitarras também ao vivo.
“Quem sabe um dia, em alguma ocasião especiaç, mas isso não teria como acontecer agora, já que shows não são mais algo que o Brian está à fim de fazer. Mas, não dá para dizer o que está para acontecer no futuro, então, só nos resta esperar para ver. A verdade é que, se você me falasse há dois anos que gravaríamos nossos próximo álbum como quintetot, eu não acreditaria. Então, vamos aguardar e ver, mas agora o que posso dizer é que somos um quarteto ao vivo”, esclareceu.
Sobre se sentiu diferença em ter agora três guitarras em estúdios, Sanders disse:
“Diria que foi a mesma coisa. Sabe, uma vez que a bateria está gravada, a coisa fica bem direta, é um cara de cada vez, e cada um faz a sua parte, então, nesse sentido não muda muito. Por outro lado, foi bem divertido, pois tínhamos três guitarristas gravando solos, três vocalistas gravando vocais, foi um caos muito divertido (risos).
ROADIE CREW 283
A entrevista completa de Karl Sanders (Nile) pode ser lida na nova edição da ROADIE CREW, #283. Para adquirir a revista e recebê-la em casa, acesse nossa loja oficial ou entre em contato pelo fone (11) 96380-2917 (WhatsApp).
NILE E MAIS NO BANGERS OPEN AIR
O Nile está entre as atrações do Bangers Open Air. O festival anteriormente conhecido como Summer Breeze irá ocorrer no Memorial da América Latina, em São Paulo, nos dias 3 e 4 de maio, com “warm-up” (“esquenta”) em 2 de maio.
Abaixo as datas do festival com as bandas que tocarão em cada dia:
SÁBADO, 3 DE MAIO 2025
- SABATON
- POWERWOLF
- SAXON
- KAMELOT
- LACRIMOSA
- SONATA ARCTICA
- MUNICIPAL WASTE
- DARK ANGEL
- ENSIFERUM
- E.A.T.
- BURNING WITCHES
- DYNAZTY
- VIPER
- MATANZA RITUAL
- DREAM SPIRIT
- CARRO BOMBA
- PRESSIVE
- MALEFACTOR
- GLORIA PERPETUA
- VÁLVERA
- SCHOOL OF ROCK
- NEW BLOOD
DOMINGO, 4 DE MAIO
- TOBIAS SAMMET’S AVANTASIA
- A.S.P.
- KERRY KING
- I PREVAIL
- KNOCKED LOOSE
- WE CAME AS ROMANS
- PARADISE LOST
- NILE
- HAKEN
- VADER
- LORD OF THE LOST
- BEYOND THE BLACK
- DORSAL ATLÂNTICA
- BLACK PANTERA
- HIBRIA
- MAESTRICK
- HATEFULMURDER
- WARSHIPPER
- THE HEATHEN SCYTHE
- READY TO BE HATED
- RONNIE JAMES DIO TRIBUTE
WARM-UP – SEXTA-FEIRA, 2 DE MAIO
- GLENN HUGHES
- DORO
- PRETTY MAIDS
- ARMORED SAINT
- DOGMA
- KISSIN’ DYNAMITE
Os ingressos estão à venda pelo site Clube do Ingresso. Crianças com até 10 anos entram de graça.
- Clique aqui para receber notícias da ROADIE CREW no WhatsApp.